quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Slim bate Buffett e Gates na bolsa.

Os investimentos do magnata mexicano Carlos Slim estão a gerar um retorno mais alto do que os verificados pelos restantes milionários.
Os investimentos do magnata mexicano Carlos Slim estão a gerar um retorno mais alto do que os verificados pelos restantes milionários.

Carlos Slim ultrapassa, pelo segundo ano consecutivo, Bill Gates e Warren Buffett no mercado accionista. E o mexicano está bem posicionado para repetir a façanha, depois de já no ano passado a Forbes o ter colocado à frente do fundador da Microsoft e do dono da Berkshire na lista dos homens mais ricos do mundo . É que os lucros de 2011 podem conduzir Slim novamente ao primeiro lugar da lista dos mais ricos.

Segundo os dados recolhidos pela agência de informação norte-americana Bloomberg, a America Movil SAB – propriedade de Slim – é uma das principais responsáveis pelo desempenho do mexicano, que viu a sua fortuna em bolsa subir 37% em 2010.

A empresa de telecomunicações representa 48,9 mil milhões de dólares dos 70 mil milhões de dólares a que a fortuna de Slim, tendo apenas em conta as posições de empresas cotadas em bolsa, estava avaliada no final do ano passado. O empresário consegue ser o mais rico, dado que o seu capital está sobretudo no México, um mercado mais arriscado que o norte-americano, mas que está a gerar maiores retornos.



Slim conseguiu assim um maior retorno na bolsa em 2010, com Buffett a assistir a uma valorização de apenas 22% nas acções da sua Berkshire Hathaway, enquanto os títulos da Microsoft de Bill Gates até descerram no ano passado, isto apesar do fundador da tecnológica até ter alargado os seus investimentos a outras cotadas.

A melhor aposta do empresário mexicano no ano passado foi precisamente a sua holding pessoal, que mais que duplicou de valor em bolsa, a antecipar a operação de separação das actividades mineiras, que beneficiaram com a escalda das matérias-primas. Mas nem tudo correu bem no universo de participações de Carlos Slim, já que as acções do New York Times caíram 21% no ano passado.

Apesar de ter diversificado os seus investimentos no ano passado, sobretudo para mercados emergentes, Bill Gates viu as suas participações accionistas sofrerem uma perda de valor de 8% em 2010 para 26 mil milhões de dólares. A posição na Microsoft ficou avaliada em 16,7 mil milhões de dólares, sendo que o milionário alienou 80 milhões de títulos no ano passado. Em Outubro, a Forbes avaliou a fortuna de Gates em 54 mil milhões de dólares.

Quanto a Warren Buffett, os resultados foram calculados a partir da participação que este possui do Berkshire Hathaway, no banco Wells Fargo e na Coca-Cola.

Carlos Slim é, utilizando a expressão inglesa, um “self-made man”. De acordo com a Bloomberg, Slim é filho de imigrantes libaneses que tinham uma loja na capital mexicana e construiu a sua fortuna através da compra de propriedades e activos nomeadamente uma fábrica de produção de cigarros durante a crise económica que assolou o México.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger