sábado, 19 de fevereiro de 2011

Venda de cosméticos orgânicos explode nos Estados Unidos e Europa


Chega de Nuremberg, Alemanha, a notícia mais “glamourosa” da maior e mais importante feira internacional de produtos orgânicos, a BioFach 2011, que termina dia 19. O comércio mundial de cosméticos orgânicos, ou seja, que utilizam total ou parcialmente matérias-primas orgânicas, saltou de US$ 4 bilhões em 2009 para nada menos que US$ 7,5 bilhões em 2010.

De Nuremberg, o coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, Ming Liu, disse a Época NEGÓCIOS que a alta de 87,5% foi puxada, basicamente, pelos mercados americano e europeu. Nos Estados Unidos e Europa, marcas como L’Oréal têm visto seus produtos orgânicos caírem no agrado de um público cada vez maior, que opta por comprar cosméticos cujas matérias-primas foram cultivadas sem agrotóxicos ou extraídas de forma sustentável.

Uma das marcas do grupo, a Sanoflore, trabalha exclusivamente com produtos orgânicos. A Kiehl’s, também da L’Oréal, oferece artigos com matérias-primas orgânicas. Mas companhias alemãs, de acordo com Ming Liu, têm investido com o mesmo apetite no segmento.

No Brasil, o movimento é incipiente. Já há opções para quem tem interesse, como produtos das marcas Loccitane, Welleda e da própria Kiehl’s. Por outro lado, marcas brasileiras menos conhecidas e badaladas, como Surya e Florestas, exportam seus cosméticos para Estados Unidos, Japão, França e outros países.

Cosméticos orgânicos da marca brasileira Florestas. (Foto: Divulgação)
O Brasil também chamou a atenção na feira internacional – que reúne este ano representantes de 124 países – com a divulgação de um estudo inédito elaborado pelo Projeto Organics Brasil. O levantamento, apresentado durante seminário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, mostra que o país tem a terceira maior área de produção orgânica do mundo, atrás apenas de Alemanha e Argentina.

Cerca de 331,6 mil hectares referem-se à atividade agropastoril orgânica e certificada. Outros 6,5 milhões de hectares são utilizados para o extrativismo, totalizando quase 7 milhões de hectares de produção e extravismo orgânico.

“Esses números mostram aos maiores compradores que há muita área no país para aumentar a produção de orgânicos. O potencial de investimento do Brasil é enorme”, afirma Liu.

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