terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

IE9, multitarefa, Twitter e SkyDrive em breve no Windows Phone 7

Microsoft revela, em Barcelona, grandes novidades para atualização do Windows Phone 7 prevista para o segundo semestre. Internet Explorer 9, multitarefa e integração com Twitter e Windows Live SkyDrive são os grandes destaques.
Por Rodrigo P. Ghedin


Hoje a Microsoft anunciou e demonstrou, no MWC, em Barcelona, novos recursos do seu sistema operacional móvel, o Windows Phone 7. Alinhando-se às estratégias das principais rivais no setor, Google e Apple, tudo indica que a gigante de Redmond também disponibilizará atualizações pontuais e regulares para a sua plataforma, com novidades para todos os smartphones da linha, que, como sabemos, seguem um padrão mínimo de requisitos de hardware.

Quatro novidades chamaram a atenção. A talvez maior delas é a chegada do Internet Explorer 9 aos smartphones. Hoje, o WP7 sai de fábrica com uma versão modificada do IE7, o que se traduz, no uso cotidiano, em inconsistências, problemas para renderizar páginas modernas e lentidão. Com o “port” do IE9 para o celular, todos os benefícios vistos na versão desktop do navegador estarão na palma da mão do usuário. Além de compascente com padrões Web, a aceleração via hardware (GPU) também se fará presente, tornando a renderização de páginas mais fluída e amigável à bateria.

Outra novidade, em certo ponto até esperada, é a multitarefa, recurso computacional que possibilita a execução de múltiplos aplicativos ao mesmo tempo. Ao clicar no botão (físico) “voltar”, o sistema jogará o usuário para o último aplicativo usado. Segurando-o, uma lista horizontal com miniaturas dos aplicativos em execução será apresentada. Nela, o usuário poderá navegar e escolher em qual aplicativo entrar.

Muitos críticos e analistas notaram a similaridade com o esquema de multitarefa adotado pelo webOS, sistema móvel da HP/Palm. É, de fato, parecido, mas não devemos esquecer, também, que ele lembra bastante o dashboard do Xbox 360. De qualquer forma, é uma novidade bem-vinda, que impactará diretamente o uso cotidiano do sistema. De quebra, aplicativos passarão a ter a liberdade de executar áudio em background.

Ainda há mais coisas. A agenda, que já conversa com o Windows Live e o Facebook, passará a “enxergar”, também, o Twitter. A integração será profunda, a exemplo da que existe com as duas redes supracitadas atualmente. No HUB People, além de puxar contatos da rede de microblog, o campo “What’s new” passará a mostrar mensagens enviadas pelo Twitter.


Por fim, o HUB Office ganhará um reforço de peso: SkyDrive. O serviço gratuito da Microsoft de disco virtual, que oferece 25 GB de espaço na nuvem para todo usuário do Windows Live, estará acessível no smartphone. Assim, um mesmo documento poderá ser editado no celular, na Web e no desktop (Office 2010).

Todas as novidades acima são esperadas para o segundo semestre, no que será a segunda atualização do sistema — antes, em março, será lançado a atualização “No Donuts”, que dentre outras coisas trará o recurso copiar-e-colar. Batizada de “Mango” (manga, a fruta, em inglês), essa segunda atualização, ao que tudo indica, será um lançamento, com direito a mudar a versão do sistema, a saber, Windows Phone 7.5. Seguindo a política de atualizações, todos os smartphones hoje equipados oficialmente com o WP7 receberão a atualização independente da operadora e/ou fabricante, e dadas as especificações robustas que ostentam, têm muito a ganhar com o que a Microsoft prepara.

Com informações do Gadget Lab e WinRumors.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger