sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Artigo: a importância de Steve Jobs para o mercado e o mundo tecnológico

Em artigo, Marcio Olivério, leitor do IT Web, fala sobre papel do executivo na companhia e no setor


As reações pessimistas com o anúncio da licença médica de Steve Jobs me levaram a refletir se não há um exagero na análise do mercado em relação ao futuro da Apple. No dia 21 de janeiro as ações da empresa caíram 2,1% em uma resposta mal-humorada do mercado por conta do afastamento do CEO da empresa de Cupertino.

É inegável a importância de Jobs e da Apple no mundo da tecnologia. IPod, iPhone, iPad, foram os produtos que deram o tom do mercado na última década. Me lembro na década de 1990 de conhecer produtos como o Newton, uma espécie de palmtop com tela sensível ao toque e reconhecimento de escrita; ou o Quicktake, um dos primeiros modelos de câmera digital para usuário doméstico. Produtos que tinham uma grande potencial, mas que hoje são considerados os fiascos da Apple. Nessa época Jobs não estava no comando da empresa.

Sim, Steve Jobs ficou 12 anos afastado da Apple só voltando em meados da década de 90, época em que a empresa enfrentava uma grande crise a ponto de cogitar fechar as portas. Coincidência ou não, com o retorno de Jobs a história da Apple começa a mudar até chegar ao sucesso financeiro dos dias atuais.

A importância que Steve Jobs tem no processo de inovação da companhia passa pela paixão que ele tem pelo o que faz, como efetivamente ele consegue transformar as idéias em algo concreto. Na sua fábrica de sonhos, Jobs consegue transformar a experiência de compra de um produto em algo mágico, pensa em cada detalhe do produto, da caixa até a estética interna de computadores como o Mac Pro, faz o lançamento de produtos virar algo grandioso e revolucionário.

Durante a cerimônia de graduação da Universidade de Standford, em 2005, o CEO da Apple contou um pouco da história de sua vida, "você não consegue conectar os fatos olhando para frente. Você só os conecta quando olha para trás. Então tem que acreditar que, de alguma forma, eles vão se conectar no futuro" - disse.

Entender a importância de Steve Jobs para o mercado é olhar para trás e conectar todos os pontos. Do homem que fundou uma empresa de sucesso como a Apple, passando pelo empresário que transformou a Pixar em uma grande empresa de animação, até chegar nos dias atuais onde lidera o mercado de tecnologia com o lançamento de produtos que viram tendência. A reação mal-humorada do mercado pode estar no receio de perder uma referência importante no mercado de tecnologia, mas a história Jobs mostra que ele é capaz de se reinventar e superar situações adversas. Segundo palavras do próprio Steve Jobs, lembrar que a morte está próxima é a ferramenta mais importante que ele encontrou para ajudar a tomar grandes decisões.

"Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante". No momento, o mais importante para ele é cuidar da saúde, e que esse momento possa inspirá-lo a produzir novos lançamentos e tendências para o mundo tecnológico.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger