quarta-feira, 30 de novembro de 2011

POST 1087: GARY HAMEL: ADAPTAR E INOVAR SÃO OS PILARES DOS MODELOS DE GESTÃO DAS EMPRESAS LÍDERES

Eleito recentemente um dos mais influentes pensadores de negócios do mundo pelo The Wall Street Journal, Gary Hamel ficou conhecido após seu livro "Competindo Pelo Futuro" – escrito com C.K. Prahalad – e "Liderando a Revolução", ambos best-sellers globais.

Na ExpoManagement, o guru revelou que as empresas mais competitivas são aquelas que buscam adaptar e inovar em seus modelos de gestão. De acordo com pesquisas realizadas pelo professor, as inovações na gestão em áreas como motivação, organização, planejamento, delegação e avaliação, produzem vantagens mais duradouras.
 
Entre as organizações citadas por Gary Hamel que procuraram fazer isso em suas diretrizes estão a Google, Apple e a Gore. Para ele, o modelo mais livre no trabalho e um ambiente engajador ajudam essas empresas terem sucesso em seus segmentos.
 
"É preciso inspirar as pessoas todos os dias para que elas se doem ao máximo no trabalho. Temos que tirar a politicagem da empresa e trabalhar mais em comunidade e menos em hierarquias", destaca Gary Hamel.
A Google é uma empresa em busca de um modo de criar uma vantagem evolutiva. No caso da Gore, por exemplo, o nível de hierarquia é pequeno e, ainda assim, descido entre os próprios colaboradores. Outro caso que segue esse modelo mais aberto e inovador de gestão é na a plataforma do software livre. O software mostrou a criação de uma nova filosofia de gestão, onde não há uma organização hierárquica.
Veja alguns tópicos abordados em sua palestra:
- A inovação está sempre focada no problema. E as soluções mais poderosas surgem quando os problemas estão claramente definidos.
 - É preciso estar disposto e ser ousado. Não se pode copiar modelos já existentes. Deve-se acreditar e aproveitar as idéias e a criatividade que surgem na própria organização.
 - Pense de forma estratégica descentralizada. A ideia é usar um formato de descentralização das estratégias nas tomadas de decisão. Assim, a empresa terá um leque mais amplo para buscar as melhores soluções.
- Aprender com o futuro. Busque aprender com novas ferramentas e aquelas que estão sempre se transformando. A internet, por exemplo, pode auxiliar sobre o melhor contorno no futuro da gestão de uma organização.
 
*GARY HAMEL - Foi descrito como "o supremo expert da estratégia em todo o mundo" pela The Economist e como o "maior expert em estratégia de negócios da atualidade" segundo a revista Fortune.
Seus conceitos revolucionários transformaram as estratégias das empresas e as práticas de gestão em todo o mundo. Sua última obra, O futuro da administração, foi selecionada pela Amazon.com como o melhor livro de negócios do ano.

Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger