quinta-feira, 10 de novembro de 2011

POST 1017: É POSSÍVEL ENSINAR ALGUÉM A SER UM EMPREENDEDOR? Por Tiaggo Aguiar

Que o brasileiro é um povo criativo e batalhador ninguém duvida. Mas, seríamos também um povo empreendedor? E mais, qual parcela da população brasileira empreende? Dá para se ensinar o empreendedorismo?

Números revelados pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) chamaram a minha atenção e a de todos que lidam no dia a dia com esse setor porque mostram um efetivo crescimento do empreendedorismo no Brasil.


Com uma média de 13% da população economicamente ativa abrindo uma empresa, colocou o Brasil num dos patamares mais altos do empreendedorismo no mundo; para se ter uma ideia, nos Estados Unidos esta taxa é de 10%.


No Brasil, existem 5,6 milhões de micro e pequenas empresas, o que equivale a 99,1% do total de organizações formalmente constituídas no país. Essas empresas juntas respondem por 52,4% da mão de obra com carteira assinada e 20% do PIB. Não por acaso, os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, só no mês de janeiro desse ano, mostram que esse segmento foi responsável por 74% dos quase 190 mil novos empregos com registro em carteira criados em janeiro.


Então, de fato, somos um povo muito empreendedor. Resta saber agora se podemos ensinar esse tal empreendedorismo. Para isso, precisamos entender o que significa essa palavra. Empreender se sustenta no tripé: sonhar, planejar e realizar. Aqui inclui-se qualquer tipo de empreendedorismo – e não tão somente o empreendedor de negócios – porque empreender é sonhar, assumir riscos, criar, inovar, ter responsabilidade com o seu futuro e ter sucesso naquilo que você determinou que iria fazer. Por fim, é ter atitude! Para isso, existem algumas características que podemos ensinar, informar e divulgar, como por exemplo: a iniciativa, a persitência, o comprometimento, a ousadia, a auto-confiança, o otimismo, o pensar grande, o planejamento e a execução.



Torna-se urgente que essas características sejam desenvolvidas para que tenhamos jovens mais ativos e atuantes no futuro, uma vez que o empreendedorismo estimula o desenvolvimento econômico e social do país. E, as competências acima podem e devem ser estimuladas e ensinadas através de vários meios, e um deles é através do exemplo de pessoas que as tem e que as vivem no seu dia a dia.  
 

No entanto, tudo na vida começa a partir do conhecimento e educação, que pode ser promovido com uma programação dedicada a multiplicar as oportunidades e sonhar até, quem sabe um dia, em transformar o país. Para tanto, estava na hora da TV brasileira ter um programa que tivesse como missão oferecer uma informação e soluções customizadas e gratuitas para esse público e, assim, instigar a alma do telespectador que tem negócios, que deseja abri-los, ou que sonha em seguir o seu próprio rumo, criando a sua própria história.

E quanto mais a TV puder apresentar ideias, soluções e sanar dúvidas, mais haverá entusiasmo, novas empreitadas e tudo isso embasado em conhecimento, planejamento e atitude.
 

Assim, desde o esclarecimento sobre o que é empreender, migrando pela importância de se ter um plano de negócio, discutir a importância ou não de se ter um sócio, elucidar dúvidas sobre gestão financeira e fluxo de caixa até como vender um produto para o presidente de uma empresa, passando pelo filtro da secretária. Tudo isso é matéria prima para esse público faminto por informação.
 

Em conjunto, todos esses temas podem auxiliar o Brasil a crescer. Por isso, justificam a necessidade a TV brasileira ter um programa com essa proposta e, assim, ficar em sintonia com o dia a dia do empreendedor que assume diferentes funções, e que, por falta de tempo, deixa de procurar uma ajuda especializada.


Tiago Aguiar
Apresentador e empreendedor, ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa O Aprendiz 4 – o Sócio.
Mais de Tiago Aguiar AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger