sábado, 26 de novembro de 2011

POST 1071: SONHAR – O PRIMEIRO MANDAMENTO DO EMPREENDEDOR. Por Tiago Aguiar

Há diversas definições sobre empreendedorismo, desde a mais teórica como “criar algo diferente, dedicando tempo e os esforços necessários, assumindo os riscos correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas” até “empreender é uma questão de atitude”, sendo esta última a definição na qual mais me aproximo.
 
Entre teorias, ciência e estudos, acredito ser o ato de empreender a mais significante e melhor oportunidade que se tem para eficazmente realizarmos os nossos sonhos. Entendo que empreender seja a sublime oportunidade para “fazermos aquilo que verdadeiramente gostamos e sonhamos”.

Assim, partindo da definição acima sobre o que considero ser o empreendedorismo subtraio o primeiro mandamento a que todo empreendedor deve basear o seu caminho: “Sonhe”.
 
É neste primeiro, e talvez mais importante mandamento, que reside toda a força do empreendedor e que também o distingue dos demais empresários ou comerciantes. O comerciante ou empresário é aquele que trabalha para a sobrevivência própria e do seu negócio, aumentando e acumulando riqueza. Enxerga o negócio como um objetivo em si, sem que exista uma causa maior que deseja realizar. O seu dia a dia passa na dura batalha de manter o negócio girando, enfrentando obstáculos cada vez maiores, ao menos a seu ver.

Já o empreendedor é aquele que tem um sonho claro e objetivo, grande, porém alcançável. Acredita em si e supera todos os obstáculos para realizar este sonho.  Como o sonho é grande e atingível, ele enxerga todos os obstáculos como meros desafios, que somente lhe farão mais forte e o colocarão mais próximo da realização. Tem nele sua paixão e coloca o dinheiro como conseqüência da concretude do sonho. Seu negócio não é criado somente para si, mas para todos.

Por trás de todo grande empreendedor há um sonho e uma causa; por trás de todo sonho há uma grande força que empurra o empreendedor na direção do seu sonho, com a certeza de que irá realizá-lo.
 
Portanto, seja um Sonhador!


Tiago Aguiar
Apresentador e empreendedor, ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa O Aprendiz 4 – o Sócio.
Mais de Tiago Aguiar AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger