terça-feira, 22 de novembro de 2011

POST 1055: YAKULT - A HISTÓRIA



Contribuir para uma vida saudável e alegre das pessoas no mundo inteiro, com base em pesquisas contínuas da Ciência da Vida. Esta é a filosofia de YAKULT, aprovado por milhões de consumidores como um produto com probiótico que traz benefícios à saúde por meio de uma alimentação saudável. O produto é considerado um alimento funcional porque colabora com a saúde intestinal. Quando uma pessoa toma leite fermentado com Lactobacillus casei Shirota, esses microrganismos benéficos conseguem chegar vivos e em grande quantidade ao intestino e liberam ácido lático, responsável por melhorar a atividade intestinal, facilitar a digestão dos alimentos e ajudar na absorção dos nutrientes, além de contribuir na diminuição das bactérias nocivas à saúde. Desta forma ajudam, também, a prevenir infecções.

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A história

Em 1925, o Japão apresentava alto índice de mortalidade infantil por infecções intestinais. Inconformado com isso, o Dr. Minoru Shirota, médico e pesquisador em Microbiologia do sistema gastrointestinal, inicia seus estudos sobre lactobacilos intestinais, com o objetivo de usá-los em prol da medicina preventiva.

Nesta época, a medicina preocupava-se mais com o tratamento do que com a prevenção das doenças. Além disso, existiam poucas pesquisas sobre microrganismos úteis ao intestino. No ano de 1930, após anos de contínuas pesquisas, Dr. Shirota selecionou uma espécie de lactobacilos (microrganismos vivos com a biotecnologia já conhecida da fermentação láctica), resistentes à acidez do estômago e, que se mantendo vivos no intestino, inibiam a proliferação de bactérias intestinais nocivas. Desta forma, promoviam o equilíbrio da flora intestinal. Estes microrganismos revolucionaram todos os conceitos da área de saúde e foram denominados Lactobacillus casei Shirota.



Cinco anos depois, foi desenvolvido o Leite Fermentado YAKULT, um alimento à base de leite desnatado e fermentado composto por Lactobacillus casei Shirota, fabricado na cidade de Fukuoka. Registros oficiais indicam que YAKULT deriva da palavra jahurto, antiga forma de jogurto, palavra em Esperanto que significa iogurte. Para que o produto estivesse facilmente disponível para o maior número de pessoas, foi adotado o sistema de entrega domiciliar. Em 1938, YAKULT foi registrada como marca.
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No ano de 1955 é estabelecido o instituto de pesquisa na cidade de Kyoto. Em 1963, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Dr. Minoru Shirota, a distribuição do Leite Fermentado Yakult no Japão passou a contar com as “Yakult Ladies”, aqui no Brasil conhecidas como C.As (Comerciantes Ambulantes Autônomas). No ano seguinte, tem início as atividades internacionais da Yakult, em Taiwan.

Em 1966, YAKULT passou a ser produzido no Brasil. No início o produto enfrentou resistência dos consumidores brasileiros, que associavam lactobacilos a enfermidades. Mas o leite fermentado acabou tendo seus valores reconhecidos pelos brasileiros. Desde então, a empresa tem se expandido com sucesso na Ásia, América, Europa e Oceania. Atravessou fronteiras desenvolvendo atividades adequadas às necessidades de cada país e conquistou o respeito de cada consumidor.
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Em 1968 o produto passou a ser vendido nos potinhos de plástico. Sobre a época em que o produto era vendido em garrafas de vidro, uma curiosidade: as operárias japonesas responsáveis por lavar essas embalagens para reutilização ficavam com as mãos extremamente macias. Foi o que impulsionou a produção de cosméticos pela empresa, num mercado em que as vendas da YAKULT também são “fermentadas”.
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Nas décadas seguintes, a empresa lança inúmeros produtos, sempre mantendo YAKULT como carro-chefe. O Dr. Shirota falece no dia 10 de março de 1982 aos 82 anos deixando como herança a oportunidade de se alcançar uma melhor qualidade de vida por meio da boa saúde. Na década de 90 a marca começou sua grande e rápida expansão pelo continente europeu, ingressando primeiramente no mercado holandês em 1994. Entre 1995 à 1997 o produto foi introduzido com sucesso na Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Inglaterra. Em 2000 foi a vez do mercado francês e espanhol, e depois da República da Irlanda, Áustria, Malásia, China e Itália conhecerem o YAKULT. Assim, o Leite Fermentado Yakult tornou-se um dos alimentos mais consumidos no século 20.
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A linha do tempo
1940
Fundação do Instituto de Pesquisas Yakult, em Kyoto.
1961
Lançamento da Yakult Cosmetics. Depois de comprovada a ação dos Lactobacillus casei Shirota no intestino, o Dr. Minoru Shirota passou a pesquisar a possibilidade de esse benefício ser aplicado ao tratamento cosmético, para amenizar os efeitos de sensibilidade na pele, comum principalmente durante o rigoroso inverno japonês.
Por meio de suas pesquisas, o Dr. Shirota descobriu o Complexo S.E. (ou Shirota Essence), componente obtido da fermentação láctea pelos lactobacilos da YAKULT, que hidrata e promove o rejuvenescimento da pele.
1967
Inauguração do Instituto Central de Pesquisas em Microbiologia da YAKULT na cidade de Kunitachi, nos arredores de Tóquio.
2006
Lançamento do YAKULT LIGHT, contendo 30% menos açúcar e calorias que a versão original.
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Processo de produção
Preparação de leite
O leite desnatado é esterilizado e segue para os tanques de Pré-Fermentação e de Fermentação.
Fermentação
No tanque de Pré-Fermentação, o leite esterilizado recebe a cultura de Lactobacillus casei Shirota. Decorrido o período de pré-fermentação, o líquido é transferido ao Tanque de Fermentação. A fermentação é a etapa mais importante da fabricação do Leite Fermentado YAKULT, pois dela depende o perfeito desenvolvimento dos lactobacilos probióticos da YAKULT. Após a fermentação, o leite fermentado passa pelo tanque de equilíbrio e depois pelo homogeneizador. O leite homogeneizado segue então para o Tanque de Mistura.
Preparação do Xarope
Na seção de Preparação e Esterilização do Xarope, o açúcar é dissolvido em água e segue para o Tanque de Dissolução. Após a dissolução, o xarope passa pelo filtro e depois pela esterilização. O xarope esterilizado fica armazenado no Tanque de Estocagem até ser enviado para o Tanque de Mistura.
Mistura
No Tanque de Mistura, a essência é adicionada ao leite fermentado e ao xarope para conferir o aroma e o sabor característico do Leite Fermentado YAKULT. O leite fermentado é resfriado e está pronto para ser engarrafado.
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Fabricação dos Frascos
Os frascos do YAKULT são fabricados com um tipo especial de matéria-prima próprio para a indústria de alimentos que é derretido e, em seguida, injetada nos moldes. Os moldes recebem sopro de ar comprimido para obter o formato característico dos frascos de Leite Fermentado YAKULT. Os frascos prontos seguem para os Silos de Estocagem de Frascos
Engarrafamento
Os frascos provenientes dos Silos de Estocagem são ordenados com o bocal para cima e recebem a impressão do rótulo. Em seguida, os frascos são envasados com o Leite Fermentado YAKULT, recebem a tampa e são selados. Depois, passam pela Datadora e recebem as datas de fabricação e de validade.
Empacotamento
Os frascos de Leite Fermentado YAKULT são conduzidos por meio de esteiras para as embaladoras automáticas, onde são formados mini-pacotes com 4 ou 6 unidades. Então, os mini-pacotes são embalados novamente em pacotes com 40 ou 60 unidades e esses são empilhados sobre paletes.
Armazenamento e Transporte
Os paletes seguem para a Câmara-Refrigerada e são dispostos automaticamente em prateleiras. Após liberação do Laboratório de Controle de Qualidade, o Leite Fermentado YAKULT sai da fábrica em caminhões refrigerados para os pontos de comercialização e, finalmente, aos consumidores.
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Os slogans
Yakult. Há 40 anos saúde de criança para todos, todos os dias. (2008)
Saúde Global e Harmonia. (Brasil)
Saúde de criança pra vida toda.
Every body. Every Day.
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Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1935
● Fundador: Minoru Shirota
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Yakult Honsha Co. Ltd
● Capital aberto: Sim (1980)
● Presidente: Sumiya Hori
● Faturamento: US$ 3.14 bilhões (2007)
● Lucro: US$ 165 milhões (2007)


Valor de mercado: €2.4 bilhões (abril/2009)
● Fábricas: 30 fábricas
● Revendedoras: 95.000
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.850
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Leites fermentados
● Ícones: Os Lactobacillus casei Shirota
● Slogan: Saúde Global e Harmonia.
● Website:
www.yakult.com



A marca no Brasil
A empresa chegou ao Brasil em 1966 e, em 1968, começou a fabricação do produto na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a primeira da empresa fora da Ásia. Mais de uma década depois, tem início em 1979, as atividades na unidade industrial de Lages, em Santa Catarina, para produção de suco de maçã concentrado e aromas naturais.

Nos anos seguintes a YAKULT lançou novos produtos no mercado brasileiro como o Taffman-E, indicado para a reposição de determinados nutrientes perdidos no dia-a-dia dos homens, em 1982; o Suco de Maçã Yakult sem adição de açúcar (sacarose) ou adoçante, em 1984; o Tonyu, alimento à base de extrato de soja adicionado de suco de frutas, em 1985; e a bebida láctea Yodel, à base de leite desnatado e fermentado e adicionada de suco de frutas, em 1994. Em 1999, a Yakult inaugurou a mais moderna fábrica da empresa, em Lorena no interior de São Paulo.
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No ano seguinte tem início as atividades da divisão Yakult Farma no país com a importação do Yakult RI, medicamento composto pela alta concentração de Lactobacillus casei e Streptococcus faecalis. Nesta época também foi introduzido o Yakult 40, contendo 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota em cada frasquinho, um produto voltado principalmente para o público adulto que se encaixa na tendência mundial de produtos saudáveis.

Nos anos seguintes a linha de produtos da YAKULT foi aumentada com o lançamento do Sofyl, sobremesa láctea fermentada com os exclusivos probióticos Lactobacillus casei Shirota, em 2002; e do Yakult LB, regulador intestinal com Lactobacillus casei e Bifidobacterium breve liofilizados, em substituição ao Yakult RI, em 2005.
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A marca no mundo
Atualmente a marca, líder mundial no mercado de leites fermentados, está presente em mais de 40 países como Brasil, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Austrália, México, Argentina, Uruguai, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, China (Hong Kong), Indonésia, Tailândia, Taiwan, Brunei e Japão, sendo consumida por 25 milhões de pessoas diariamente.

A empresa está presente em 31 países (incluindo escritórios de representação), possui 30 fábricas, e cerca de 53 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 33 mil em 11 outros países, que entregam o produto direto aos consumidores, além de provê-los com informações e dicas de saúde. No Brasil, são 6,5 mil comerciantes autônomas, que representam 60% das vendas da empresa. A fábrica de Lorena, no interior de São Paulo, produz média de 2,1 milhões de frascos de leite fermentado YAKULT diariamente.

Você sabia?
Cada frasco de leite fermentado YAKULT tradicional possui 16 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, e o YAKULT 40 contém 40 bilhões.
Cingapura é o único país onde YAKULT é comercializado em outros sabores (laranja, uva e maçã) além do original.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 19/1/2009
FONTE:  MUNDO DAS MARCAS

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