sexta-feira, 6 de abril de 2012

POST 1456: POLENGHI - A HISTÓRIA


Especialista há mais de 50 anos na arte de produzir os melhores queijos, a POLENGHI busca facilitar a exploração do delicioso mundo dos queijos, oferecendo uma completa linha de produtos conforme a orientação do consumidor, com opções para o dia a dia (lanches e snack) e ocasiões especiais. Suas criações são presença obrigatória nas gôndolas dos supermercados e nas mesas de café da manhã de milhões de casas pelo Brasil afora, transformando milhões de pessoas em verdadeiros “ratinhos”.

A históriaA história teve início quando imigrantes italianos fundaram a CIA BRASILEIRA DE LATICÍNIOS POLENGHI em 1947 na cidade de Angatuba, interior do estado de São Paulo. A paixão na arte de fazer queijos culminou com o lançamento do produto de maior sucesso da marca em 1955: o POLENGUINHO, um queijo pasteurizado vendido em pequenos tabletes que podia ser consumido a qualquer hora e em qualquer lugar, pois não precisava de refrigeração. O novo produto era produzido a partir de queijos especiais por meio do processo UHT e possuía sabor suave e característico, massa homogênea e textura cremosa. Rapidamente o Polenguinho se tornou um verdadeiro sucesso no mercado, transformando-se um em um verdadeiro clássico e presença constante nas lancheiras escolares.

Os rumos da POLENGHI começaram a mudar quando as altas vendas acabaram por atrair a atenção da empresa francesa Soparind Bongrain, uma das maiores produtoras de queijos especiais do mundo, que adquiriu a empresa brasileira em 1977. Este grupo francês nasceu em 1956, em Loraine, França, a partir do desenvolvimento de uma inovação queijeira, “Caprice des Dieux”, que a princípio era produzido artesanalmente por mestres na arte de fazer queijos. Os anos 80 foram marcados por outro lançamento de sucesso: Alouette, um queijo cremoso aerado de origem francesa, que hoje conta com uma linha composta por seis sabores diferentes. Ainda nesta década, com a força desse poderoso grupo francês a marca começou a comprar outras empresas como a Skandia (1987) e a Campo Limpo (1988), duas tradicionais produtoras de laticínios.
A década de 90 foi marcada pela diversificação em sua linha de produtos com inúmeros lançamentos como o Cream Cheese (1993); o Frescatino Light (1998), um queijo Minas Frescal leve e macio; e o primeiro queijo light da POLENGHI (1999). Com a chegada do novo milênio a POLENGHI resolveu apostar ainda mais na diversificação de seus produtos com a introdução da linha POLENGUINHO LIGHT em 2000; a linha POLENGUINHO SABORES e o requeijão em 2004. No ano seguinte, a marca ingressou no segmento de queijos finos com o lançamento da linha POLENGHI SELÉCTION, composta por queijos especiais tipo Brie, Camembert, Gorgonzola, Gruyère, Maasdam, além do queijo para Foundue. Em 2006, a marca introduziu duas grandes novidades: o POLENGUINHO FIBRAS e o POLENGUINHO SUPER (feito de queijo com sabor de chocolate e com sabor de morango) direcionado para o público infantil.
A marca POLENGHI foi completamente reposicionada no mercado nacional com inovação e reformulação de embalagens, além de reforçar, com campanhas institucionais, a marca como um todo. No ano seguinte, a marca inseriu mais um novo sabor na linha Polenguinho, agora disponível na versão pizza, com toque de orégano, azeite e tomate. Recentemente, em 2009, a marca apresentou as novas embalagens para todos os sabores do Polenguinho (Tradicional, Requeijão, Light, Light Fibras e Cálcio, Cheddar, Gorgonzola, Provolone, Gruyre e Pizza).

Além disso, a empresa buscou no Polenguinho Light os ingredientes mais leves e criou a versão Light Fibras e Cálcio, uma receita perfeita para quem procura qualidade de vida, pois o novo produto possuía apenas 36 calorias por porção e quase o triplo de fibras de uma barrinha de cereais. A versão Tradicional, por exemplo, possui cerca de três vezes mais proteínas e três vezes mais vitamina A do que 100 ml de leite. Atualmente, por meio de um moderno processo de fabricação, cada Polenghuinho é preparado e embalado sem nenhum contato manual. Outra facilidade do produto é que ele não precisa de refrigeração e pode, portanto, ser consumido no café da manhã, no lanche da tarde, no carro, na academia, em reuniões e viagens.

Durante todos esses anos, a POLENGHI tem se destacado pela capacidade de inovação com o lançamento de produtos revolucionários e pela busca da melhoria contínua dos produtos existentes, se transformando em uma das maiores empresas do segmento no mundo oferecendo ao consumidor um extenso portfólio para vários momentos do dia: seja com POLENGUINHO durante todo o dia e em qualquer lugar; no café da manhã com fescatino, cream cheese ou requeijão cremoso; em momentos especiais com a linha de queijos finos como camembert, brie, Gruyére, gorgonzola ou fondue; ou até mesmo no segmento de alimentação rápida com queijos fatiados tipo cheddar, prato e mussarela.

A evolução visualRecentemente, em 2009, a marca apresentou uma nova identidade, que ganhou visual mais sofisticado e moderno.
Os slogansO queijo em seu melhor momento. (2010)Os melhores queijos para cada momento.
Polenghinho é da Polenghi.

 
 

Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1947
● Fundador: Imigrantes italianos
● Sede mundial: Angatuba, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Soparing Bongrain
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Jean Chavet
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 3
● Presença global:
10 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Queijos cremosos e fundidos em porção
● Ícones: O Polenguinho
● Slogan: O queijo em seu melhor momento.
● Website: www.polenghi.com.br

A marca no mundo
No Brasil, a POLENGHI, uma subsidiária do Grupo Soparind Bongrain, possui 3 fábricas nos estados de São Paulo (Angatuba), Minas Gerais (São Vicente) e Goiás (Goiatuba). Contando com aproximadamente mil funcionários, sua extensa linha de produtos (requeijão, cream cheese, além de queijos especiais como camembert, brie, gorgonzola e frescatino) é distribuída em todo território nacional, além de exportar seus produtos para 10 outros países.

Você sabia?
O POLENGUINHO é líder do mercado de queijos fundidos de porção com 95% de participação.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 24/6/2011

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger