Sempre atualizada em todas as áreas, da
literatura às áreas técnicas, tanto em relação a publicações nacionais quanto
importadas, atendimento ágil e diferenciado com livreiros prontos a aconselhar o
cliente em suas compras ou a ajudá-lo a encontrar o livro que procura. A
LIVRARIA CULTURA acredita no poder transformador da informação. Tradicional
ponto de encontro de intelectuais e leitores, a LIVRARIA CULTURA é palco de
concertos, shows, noites de jazz, palestras, cafés filosóficos e noites de
autógrafos em todas as cidades onde está instalada.
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A
história
A história da LIVRARIA CULTURA começou quando a alemã
de origem judaica Eva Herz teve a idéia de abrir um serviço de aluguel de livros
em troca de dinheiro, na sala de sua própria casa, localizada na Alameda Lorena
no bairro dos Jardins, na capital paulista. Eram tempos difíceis. Para fugir da
perseguição nazista, a família havia deixado Berlim em 1938 e precisava
encontrar formas de aumentar o orçamento. O serviço de empréstimos de livros de
início contava apenas com dez exemplares (eram volumes no idioma de Goethe, que
passavam de mão em mão), de sua biblioteca particular e seu público era
principalmente a colônia alemã sediada em São Paulo. Em 1950, Eva resolveu
incrementar o negócio e, além de alugar livros, passou a vendê-los. Nessa época,
seu nome já se firmava entre as mães da cidade, que enviavam os filhos à
livreira não só para que alugassem ou comprassem exemplares, mas também para que
se aconselhassem sobre leituras.
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-Em 1969, ela abandonou o serviço de aluguel e passou a tocar apenas
a livraria, então instalada num sobrado na Rua Augusta, onde as duas salas da
frente serviam como loja, e a parte de trás, como residência para a família. No
mesmo ano, seu filho Pedro assumiu a gestão dos negócios e realizou o sonho da
mãe de instalar-se em um lugar mais amplo, no Conjunto Nacional em plena Avenida
Paulista. Foi nesse endereço que a empresa sedimentou o perfil que a tornou
conhecida: uma grande livraria, com qualidade variedade e bom atendimento. Na
década de 70, tem início o processo de ampliação das instalações da LIVRARIA
CULTURA no Conjunto Nacional. Em 1973, foi inaugurada a unidade dedicada à
informática, negócios, finanças, marketing e ciências.
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Dezessete anos depois, em 1990, foi aberta a loja especializada em publicações de ensino de línguas estrangeiras e dicionários. Em 1995, a LIVRARIA CULTURA criou seu site na internet e, seguindo as tendências mundiais, passou a ser a primeira livraria brasileira a vender livros online. No início de 1997, abriu ao público uma loja de 600 metros quadrados no Conjunto Nacional, voltada às áreas de literatura e humanidades. No fim do mesmo ano, reinaugurou sua primeira unidade, totalmente reformada, que passou a vender exclusivamente livros de arte. Em 2000, outro grande projeto da diretoria, agora integrada também por Sérgio e Fábio Herz, filhos de Pedro, atual presidente da empresa, se concretizou: a LIVRARIA CULTURA inaugurou sua primeira filial. Um espaço de 3 mil metros quadrados no Shopping Villa-Lobos, também na capital paulista.
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No mesmo ano outra inovação foi adotada por influência de seus filhos: a abertura de espaço para CDs e DVDs. Em 2003, a livraria havia aberto sua primeira filial fora de São Paulo, no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre. Em 2004, foi a vez do Recife e, no ano seguinte, Brasília. Em 2006 o shopping Market Place ganhava mais uma nova filial da cidade de São Paulo. A LIVRARIA CULTURA repetia em suas filiais o consagrado modelo de suas lojas do Conjunto Nacional em São Paulo. E, junto, trazia o mesmo conceito: um local de entretenimento em que os clientes vão não somente comprar, mas se atualizar, debater idéias, encontrar pessoas com o mesmo interesse e se divertir.-
Dezessete anos depois, em 1990, foi aberta a loja especializada em publicações de ensino de línguas estrangeiras e dicionários. Em 1995, a LIVRARIA CULTURA criou seu site na internet e, seguindo as tendências mundiais, passou a ser a primeira livraria brasileira a vender livros online. No início de 1997, abriu ao público uma loja de 600 metros quadrados no Conjunto Nacional, voltada às áreas de literatura e humanidades. No fim do mesmo ano, reinaugurou sua primeira unidade, totalmente reformada, que passou a vender exclusivamente livros de arte. Em 2000, outro grande projeto da diretoria, agora integrada também por Sérgio e Fábio Herz, filhos de Pedro, atual presidente da empresa, se concretizou: a LIVRARIA CULTURA inaugurou sua primeira filial. Um espaço de 3 mil metros quadrados no Shopping Villa-Lobos, também na capital paulista.
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No mesmo ano outra inovação foi adotada por influência de seus filhos: a abertura de espaço para CDs e DVDs. Em 2003, a livraria havia aberto sua primeira filial fora de São Paulo, no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre. Em 2004, foi a vez do Recife e, no ano seguinte, Brasília. Em 2006 o shopping Market Place ganhava mais uma nova filial da cidade de São Paulo. A LIVRARIA CULTURA repetia em suas filiais o consagrado modelo de suas lojas do Conjunto Nacional em São Paulo. E, junto, trazia o mesmo conceito: um local de entretenimento em que os clientes vão não somente comprar, mas se atualizar, debater idéias, encontrar pessoas com o mesmo interesse e se divertir.-
Em 2007, além de pôr em funcionamento suas novas instalações no Conjunto Nacional, a LIVRARIA CULTURA investiu na renovação de sua identidade visual. Em 2008, abriu uma unidade em Campinas, a primeira fora de uma capital, e inaugurou ainda uma loja com conceito inédito de varejo customizado no Conjunto Nacional chamada Companhia das Letras por Livraria Cultura. No segundo semestre abriu também uma loja no Shopping Bourbon Pompéia, em São Paulo.
A maior livraria do Brasil
A mega-loja da LIVRARIA CULTURA no Conjunto Nacional, em São Paulo, onde a empresa está desde 1969, ocupa o espaço onde antigamente funcionava o Cine Astor. A loja, inaugurada oficialmente no dia 21 de maio de 2007, é a maior livraria do país, com 4.300 metros quadrados de área distribuídos por três pisos. A enorme loja, além de oferecer uma enorme quantidade de livros, CDs, DVDs, revistas e alguns brinquedos, tem ainda com um café, o V. Café (criado pelo Grupo Viena), um teatro (chamado Eva Erz) e áreas especiais para crianças, exposições e autógrafos. Quando a nova unidade na galeria foi aberta, os antigos quatro pontos foram fechados. Em dezembro de 2007, porém, um dos pontos antigos foi reaberto. O local foi totalmente reformado para abrigar exclusivamente o setor de Artes.
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A mega-loja da LIVRARIA CULTURA no Conjunto Nacional, em São Paulo, onde a empresa está desde 1969, ocupa o espaço onde antigamente funcionava o Cine Astor. A loja, inaugurada oficialmente no dia 21 de maio de 2007, é a maior livraria do país, com 4.300 metros quadrados de área distribuídos por três pisos. A enorme loja, além de oferecer uma enorme quantidade de livros, CDs, DVDs, revistas e alguns brinquedos, tem ainda com um café, o V. Café (criado pelo Grupo Viena), um teatro (chamado Eva Erz) e áreas especiais para crianças, exposições e autógrafos. Quando a nova unidade na galeria foi aberta, os antigos quatro pontos foram fechados. Em dezembro de 2007, porém, um dos pontos antigos foi reaberto. O local foi totalmente reformado para abrigar exclusivamente o setor de Artes.
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O diferencial
A LIVRARIA CULTURA é
diferenciada no segmento que atua. São mais de 1.2 mil funcionários empenhados
em oferecer ao público um conceito que vai além da simples venda de livros. Cada
loja é um centro de entretenimento onde os clientes vão não somente comprar, mas
atualizar-se, debater idéias. Outro ponto forte da LIVRARIA CULTURA é a
diversidade de seu catálogo, que conta com mais de 2.5 milhões de títulos de
livros e 70 mil CDs e DVDs. As lojas também estão sempre atualizadas em todas as
áreas, tanto no que diz respeito a publicações nacionais quanto a importadas.
Cada uma possui um acervo de, em média, 150 mil títulos. São estes diferenciais
que fazem a LIVRARIA CULTURA crescer 25% ao ano, uma marca extraordinária em um
país que pouco lê.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 21 de
maio de 1947- -
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundador: Eva Herz
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Livraria Cultura S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Pedro Herz
● Faturamento: R$ 200 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 8
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Livros, revistas, jornais, CDs e DVDs
● Ícones: A mega-loja do Conjunto Nacional
● Slogan: Ler para ser.
● Website: http://www.livrariacultura.com/
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A marca no BrasilAtualmente, a
LIVRARIA CULTURA conta com oito unidades – quatro em São Paulo, uma em Campinas,
uma no Recife, outra em Porto Alegre e ainda mais uma em Brasília. A loja online
da empresa, responsável por mais de 20% das vendas, e que serve de apoio às
compras nas livrarias físicas, tem cadastrados mais de 2.6 milhões de títulos.
Além dos 920 mil clientes cadastrados no programa “+ Cultura”,
espécie de cartão de milhagem, mais de cinco mil crianças tem seus nomes
registrados no “Clubinho Mais Cultura”, em que pais e mães
passam seus créditos aos filhos.
Você sabia?● A empresa possui o programa “Mais
Leitores”, que funciona assim: qualquer livro comprado na LIVRARIA
CULTURA há menos de 180 dias pode ser revendido à livraria por 25% do valor
original, dinheiro transformado em cotas para a aquisição de novos volumes. Os
livros antigos são oferecidos pela internet pela metade do
preço.
As
fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da
empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época
Negócios), sites especializados em Marketing e Branding e Wikipedia (informações
devidamente checadas).-
Última atualização em
9/1/2009
FONTE: MUNDO DAS MARCAS
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