terça-feira, 17 de abril de 2012

POST 1504: 7 BILIONÁRIOS QUE CONTRIBUEM PARA MUDAR O MUNDO

Conheça alguns bilionários que reservaram fatias significativas de suas fortunas para projetos de educação, saúde e desenvolvimento social.

Bill Gates

Patrimônio: 61 bilhões de dólares

Bill Gates e sua esposa Melinda criaram uma fundação em 2000 para compartilhar parte de sua riqueza com o mundo. Com recursos de mais de 33,5 bilhões de dólares, a Fundação Bill e Melinda Gates emprega 980 funcionários. A maior parte de seus investimentos – cerca de 15 bilhões de dólares – se concentra em programas de saúde. Ajudar a erradicar doenças como a malária e a poliomielite é uma das missões da fundação. Outra parte da verba – mais de 3,5 bilhões – vai para projetos de desenvolvimento. Iniciativas para tornar alimentos mais nutritivos e melhorar o saneamento básico em países de baixa renda recebem o apoio da instituição.

Gates ganha pontos extra por liderar uma campanha chamada “The Giving Pledge” para que os
bilionários do mundo doem a maior parte das suas fortunas para a caridade – mais de 70 deles já aderiram, incluindo todos os nomes desta lista.

Clique nas fotos acima para ver quem são alguns deles e o que eles fazem paratentar melhorar o mundo.


Warren Buffet

Patrimônio: 44 bilhões de dólares

Warren Buffett já declarou que doará 99% da sua fortuna para a caridade – parte em vida e parte depois que morrer. Boa parte do bolo – mais de 80% – deve ir para a Fundação Bill e Melinda Gates.

Mas Buffet também financia outros projetos filantrópicos. Parte da sua fortuna vai para a Susan Thompson Buffett Foundation, que ajuda a financiar universitários sem recursos próprios para cursar a faculdade.

Três dos filhos de Buffet também receberam uma “força” do pai para tocar seus projetos sociais. Susan Buffet investe em projetos de educação infantil para famílias de baixa renda. Já Howard G. Buffett se propõe a ajudar populações afligidas por fome e pobreza extrema. A fundação de Peter Buffet investe em projetos de combate à violência contra a mulher, igualdade de gênero e educação.


Paul Allen

Patrimônio: 14,2 bilhões de dólares

Bill Gates é reconhecido como um dos maiores filantropos da atualidade, mas Paul Allen, co-fundador menos famoso da Microsoft, também faz doações generosas para ajudar a melhorar o mundo. O bilionário colabora principalmente com projetos que financiam o desenvolvimento tecnológico e cientifico.

Somente no ano passado, ele doou quase 300 milhões de dólares para a Paul G. Allen Family Foundation, que financia projetos de arte, cultura, educação e desenvolvimento social. Outros 70 milhões de dólares foram revertidos ao Allen Institute for Brain Science, que financia pesquisas com neurociência e genoma. Desde 2002, Allen já doou mais de meio bilhão de dólares para a caridade.


George Soros

Patrimônio: 20 bilhões de dólares

George Soros já investiu mais de 8 bilhões de dólares na sua fundação Open Society Foundations, que tem como missão de desenvolver e fortalecer regimes democráticos mundo afora. A organização foi criada em 1984, para colaborar com esforços de redemocratização não violenta dos estados pós-soviéticos – judeu húngaro, magnata sobreviveu à ocupação nazista da Hungria e abandonou o país durante a vigência do regime comunista.

Entre os projetos financiados pelo bilionário estão iniciativas ligadas a direitos humanos, desenvolvimento social e político, educação e fortalecimento da mídia.


Michael Bloomberg

Patrimônio: 22 bilhões de dólares

Michael Bloomberg já doou mais de 1,5 bilhão de dólares para projetos filantrópicos. O magnata da mídia financia projetos ligados a saúde pública, educação, meio ambiente, artes e desenvolvimento político.

Somente no ano passado, ajudou mais de mil organizações sem fins lucrativos com as mais diversas propostas – desde ajudar crianças em situação de vulnerabilidade até prevenir o suicídio.


Ted Turner

Patrimônio: 2 bilhões de dólares

Ted Turner fez diversas doações para projetos filantrópicos – a mais famosa delas foi um “cheque” de 1 bilhão de dólares para a criação da United Nations Foundations, que permite que doadores externos ajudem a financiar projetos da ONU.

O fundador da CNN também financia outras iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente, à salvação de espécies em risco de extinção e ao controle das ameaças nucleares.


Barron Hilton

Patrimônio: 2,5 bilhões de dólares

Seguindo os passos de seu pai, que criou a Conrad N. Hilton Foundation, Barron Hilton prometeu deixar 97% da sua fortuna para a caridade.

O herdeiro do império Hilton já doou 1,2 bilhão de dólares para a fundação criada por seu pai, que financia projetos variados, incluindo a garantia de água potável para populações carentes e tratamento para crianças com AIDS em países pobres, suporte a pessoas sem moradia nos Estados Unidos, prevenção ao abuso de drogas, entre outros.



FONTE: EXAME

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger