quarta-feira, 18 de abril de 2012

POST 1507: 8 FOTOS DA TERRA À NOITE FEITAS PELA NASA

Hemisfério Norte
As fotografias feitas pelos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) revelam como é possível ver as luzes dos países direto do espaço. Algumas imagens misturam o brilho intenso da Terra durante a noite com a própria estrutura da sonda espacial da Nasa, com o pôr do Sol e a aurora boreal.

É o caso dessa primeira imagem, que mostra a região do Atlântico Norte. Nela, é possível observar as luzes da Irlanda e do Reino Unido mais ao fundo. Já no horizonte, em azul e branco está o nascer do Sol.

Para completar, em tons de verde e roxo está a aurora boreal. Ela é causada pelos ventos solares, os quais carregam as partículas elétricas liberadas nas explosões solares. Quando atingem o campo magnético da Terra, algumas dessas partículas ficam retidas, o que provoca a intensa luminosidade no céu.

A imagem foi feita no dia 28 de março de 2012. A estação estava a cerca de 380 km de altura na atmosfera

Itália
A maior parte do território italiano conhecido por seu formato de bota é visível horizontalmente ao centro desse quadro. É possível ver duas manchas mais claras na região, onde se concentram mais luzes. São as cidades de Roma e Nápoles, duas das principais do país.

Sardenha e Córsega estão no quadrante inferior esquerdo da foto. O Mar Adriático está do outro lado da Itália. Para o leste e norte é possível ver as peças de várias outras nações europeias. Mais acima, está visível a luz opaca de outras nações da região como Áustria e Suíça.

A fotografia foi tirada por um dos membros da tripulação da Expedição 30, enquanto voavam a 240 km acima do mar Tirreno, em 25 de janeiro de 2012.

Dubai
Essa foto mostra a região de Dubai, em Emirados Árabes Unidos. A cidade de Dubai chamou a atenção dos astronautas principalmente por causa dos arquipélagos artificiais. Eles ficam no mar, no Golfo Pérsico, e foram construídos de tal forma que só podem ser vistos de um avião ou de uma nave espacial em órbita.

Dubai é conhecida por ser extremamente moderna, com os maiores arranha-céus do mundo com tecnologias avançadas e largas avenidas. Esse desenvolvimento urbano pode ser acompanhado na foto.

Nela, é possível visualizar como as estradas e as ruas principais são bem definidas com tons amarelos de iluminação, enquanto as áreas comerciais e residenciais apresentam um padrão de manchas individuais, com luzes brancas, azuis e amarelas.

A iluminação da cidade contrasta com o escuro do Golfo Pérsico e as áreas subdesenvolvidas. Várias grandes áreas bem iluminadas são shoppings e grandes complexos de hotéis, incluindo o Burj Dubai Tower, o edifício mais alto do mundo, com 828 metros.

Brasília
Um membro da tripulação 26 da ISS conseguiu tirar essa foto há alguns anos. Ela mostra Brasília. Segundo a Nasa, a capital do Brasil é inconfundível quando vista do espaço tanto durante a noite quando de dia.

Brasília está localizada no Planalto Central e é considerada um dos melhores exemplos de planejamento urbano do século 20 no mundo. Uma de suas características mais marcantes é o design, que sugere um pássaro, borboleta ou avião quando visto de cima.

As áreas mais desenvolvidas de Brasília e suas cidades satélites são vistas com mais clareza na imagem. A grande região apagada a noroeste da cidade é o Parque Nacional de Brasília. Outras regiões escuras mostram o cerrado brasileiro.

Costa Leste dos EUA
Essa imagem mostra grande parte da costa atlântica dos Estados Unidos. Grandes áreas metropolitanas e locais facilmente reconhecíveis, como Virgínia, Maryland e Washington, são visíveis na imagem, que se estende até Rhode Island.

Long Island e a área de Nova York podem ser observadas no quadrante inferior direito da imagem. Filadélfia e Pittsburgh estão mais próximos do centro.

Peças de dois veículos russos podem ser observadas em primeiro plano à esquerda da fotografia, que foi capturada em 06 de fevereiro de 2012, por astronautas da Expedição 30.

Amsterdã
Andre Kuipers, um dos astronautas da Expedição 30, conseguiu capturar essa imagem na noite de quinta-feira, 5 de abril de 2012.

Nela, é possível visualizar Amsterdã e seus arredores. Na área direita da foto, está a região central da capital, a mais iluminada.

A fotografia também mostra o NEMO, Museu de Ciência e Tecnologia da cidade, que tem um formato de navio. Na esquerda da fotografia, os navios são vistos como pequenos pontos brilhantes espalhados pela água

Europa Ocidental
Em primeiro plano, à esquerda dessa fotografia, está parte da ISS, o módulo de cor azul, de onde os astronautas tiraram a foto, com a Europa Ocidental iluminada.

Também é possível observar o
panorama europeu. Ele revela luzes das cidades a partir da Bélgica e dos Países Baixos, na parte inferior central.

Já as Ilhas Britânicas estão parcialmente escondidas por painéis solares da ISS à esquerda. Por sua vez, o Mar do Norte, bem como a Escandinávia, à direita, estão cobertos pelo braço robotizado da estação chamado Canadarm2.

Rio Nilo
Andre Kuipers, atual membro da ISS, fotografou a região do Rio Nilo. A foto foi feita em 17 de fevereiro de 2012.

Segundo Kuipers, as luzes em volta do Nilo aparecem na foto como uma serpente. Elas revelam o caminho do rio para o Mediterrâneo.

A atual tripulação da Expedição 30 da ISS é composta por seis astronautas: os russos Oleg Kononenko, Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin; o holandês André Kuipers, da Agência Espacial Europeia; e os americanos Donald Pettit e Daniel Burbank (comandante).

FONTE: INFO

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger