sábado, 26 de novembro de 2011

POST 1069: Y: SEU SALÁRIO NÃO VAI TE DEIXAR INDEPENDENTE, APRENDA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Por Marcelo Miranda

Muitos de vocês já passaram por promoções e aumentos de salário, e recebi alguns emails questionando o seguinte: quanto mais ganho, mais gasto, assim não consigo fazer o patrimônio que queria. Já ouviu algum caso do tipo? Acredito que sim.

Bom, vamos falar sobre o assunto. É normal que com o seu crescimento profissional cresçam também suas despesas. As vezes relaxamos nosso nível de controle porque não temos um objetivo definido. E essa inércia é difícil de vencer e pode perdurar por toda sua vida profissional. Quem não conhece alguém que ganha muito bem mas está cheio de dívidas e não consegue se equilibrar? O que você precisa fazer é se planejar e criar um meio de deixar parte de sua renda para investir, e ter esses investimentos trabalhando para você.

O mais importante de notar é que quanto mais cedo você começar com essa educação e com essa formação de investimentos, mais rápido conseguirá colher os frutos e o mais importante, transformar isso num hábito. Comece com pouco e busque conhecimento.

Como separar parte de sua renda? Bom, isso depende muito de cada um. Tem pessoas que precisam de compromissos (tipo prestações de um bem ou transferências pré-determinadas para a conta investimento) para conseguirem poupar, outros conseguem todo mês separar em outra conta um valor antes de começar o mês. Independente de como você vai fazer, a questão aqui é disciplina e ter uma meta. Se você poupou além de sua meta, é saudável separar parte dessa sua poupança para uma recompensa, como um presente, uma viagem, ou algo que lhe agrade.

Como investir? Depende muito do perfil de risco e do conhecimento de cada um. Temos os imóveis, temos investimentos de renda fixa, temos investimentos de renda variável na bolsa de valores. O ideal é conseguir um mix de investimentos que não coloque tudo numa cesta só e que o deixe confortável, começando por renda fixa, e aos poucos acrescentando porções de investimentos mais arriscados (como ações) a medida que vai aumentando o bolo de investimento, sua disciplina e seu conhecimento.

E não precisa ser expert para aplicar, temos hoje bons cursos que tornam mais simples os investimentos em bolsa, por exemplo. Pessoalmente comecei com um curso simples e com muito pouco capital, e a medida que fui conhecendo mais, fui aumentando minha exposição nesse tipo de investimento. Em 2007 participei de reportagem da @vocesa sobre como investir na bolsa.


Aqueles que já investem há um tempo e que conseguiram ter a disciplina necessária para pouco a pouco irem poupando aos poucos vão conhecendo “o milagre dos juros compostos”, que é o que acontece quando nosso dinheiro vai rendendo e temos rendimentos sobre os rendimentos e assim vai crescendo. E com os rendimentos vamos fazendo mais investimentos e crescendo a fatia de dinheiro que “trabalha” para nós.

Tem muita gente que fala que é difícil poupar, difícil começar, complicado investir, mas o mais difícil é ver o tempo passar e não fazer nada, deixar a inércia te levar durante a vida. Se você está no começo de carreira, atenção para aprender bons hábitos financeiros desde cedo, que te permitirão acumular investimentos que trabalharão para você no futuro.

Você acredita que tem uma boa educação financeira ou acha que pode melhorar? Comente.



Marcelo Monteiro de Miranda
É mestre em Administração de Empresas pela Stanford Graduate School of Business (Sloan), certificado em Global Management. Possui dois cursos de especialização pela Harvard Business School, um sobre em análise financeira e outro sobre mercado imobiliário.
Mais de Marcelo Miranda AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger