sábado, 26 de novembro de 2011

POST 1073: GERAÇÃO Y - ATRAIR, ENQUADRAR, RETER ... OU SÓ ENTENDER. Por Sidnei Oliveira

Os jovens definitivamente são o assunto do momento. Eles já foram classificados de tantas formas nos últimos meses, que já não se sabe mais de quem se está falando, até mesmo porque todo mundo, de alguma forma, se sente classificado por estas características.
Quando se fala que a geração Y é multi-tarefa, imediatamente se concluí que todos nós somos também, independente da geração. Quem não atende o celular enquanto dirige ou faz reuniões  respondendo emails. Este é um comportamento decorrente de toda tecnologia criada nos últimos 20 anos. Isso acontece com boa parte das características atribuídas aos jovens,  pois todos nós estamos sujeitos às mesmas influências e queremos dar conta dos tantos interesses que temos em nossa dinâmica de vida atual. Contudo, existem algumas diferenças importantes entre as gerações, principalmente nas atitudes e escolhas.
No mercado de trabalho já existe consenso quanto a um comportamento muito característico da geração Y - a rotatividade nos empregos.
Diversos fatores provocaram o desenvolvimento deste comportamento, desde aumento da expectativa de vida dos profissionais mais antigos, que ocupam por mais tempo seus cargos até a própria hiper-competitividade do mercado, com empresas disputando os melhores talentos para aproveitarem o crescimento econômico.
É importante lembrar que o mundo está bem diferente e muito mais competitivo que no passado. Um jovem de hoje, não consegue nem se qualificar como candidato a uma vaga de emprego de qualidade, se não tiver um curso superior, falar uma língua estrangeira e tiver completo domínio do computador e internet. Isso não era necessário há 20 anos, quando os atuais pais, professores e gestores eram jovens.
Todo este cenário apresenta uma reflexão – para atrair o interesse dos jovens as empresas precisarão inovar e flexibilizar seus modelos de empregos e relacionamentos com empregados. Os jovens também precisarão desenvolver com mais intensidade, algumas competências para serem bem sucedidos em suas escolhas. As principais são:

Paciência
- o jovem  vive em um ritmo intenso e muitas vezes, a ansiedade em se tornar um profissional de sucesso, afeta suas escolhas e seu foco. Isto é mais grave quando ele é impaciente, pois impede que tenha tempo para desenvolver o conhecimento que só pode ser adquirido com a experiência. É importante que o jovem saiba que algumas de suas melhores escolhas são decorrentes da experiência. Isto só se alcança com paciência, pois experiência não pode ser acelerada, precisa ser vivida para ser conquistada.

Foco em Inovação e Estratégia
- buscar a mudança é uma característica desta geração e um de seus principais instrumentos são os questionamentos, contudo se isso ocorre sem uma estratégia na forma de apresentar suas perguntas,  é possível que os questionamentos sejam confundidos com confrontamentos, e isso pode bloquear possibilidades de mudanças e inovações.

Resiliência - Colocar dúvidas sobre modelos e padrões estabelecidos é a melhor forma de provocar inovações. A flexibilidade é muitas vezes considerada destrutiva nas organizações, por isso esta competência precisa ser entendida, não como uma liberação insana e irresponsável , mas sim, como uma busca da inovação, cuja melhor manifestação é a  informalidade.

Essa geração possui muitas qualidades que não existiam nas gerações anteriores, por isso, cabe a todos, auxiliar os jovens a assumirem suas escolhas ( boas e ruins), dando a oportunidade para que cada pessoa possa cometer os próprios erros e consiga crescer com eles, somente assim estaremos preparando as próximas gerações, que certamente farão escolhas que afetarão a todos nós.


Sidnei Oliveira
Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y, desenvolvimento de Novos Talentos e Redes Sociais, tendo desenvolvido soluções em programas educacionais e comportamentais para mais de 30 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Petrobras, Gerdau, Lojas Renner, TAM, Light, entre outras.
Mais de Sidnei Oliveira AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger