terça-feira, 29 de novembro de 2011

POST 1077: A GERAÇÃO DOS ULTRALEVES


São Paulo — Quando subiu ao palco para apresentar o primeiro MacBook Air, em 2008, Steve Jobs estabeleceu um novo padrão de portabilidade para os notebooks, inaugurando a categoria dos ultraleves. Diferentemente dos netbooks – que são pequenos mas são, também, bastante limitados – os notebooks ultraleves oferecem os principais recursos encontrados em computadores maiores.


Os seis notebooks que mostramos nas próximas páginas possuem tela de 13 ou 14 polegadas, suficiente para boa visualização de filmes, fotos, documentos e páginas da web. Seus teclados permitem digitar textos com conforto. E os processadores com a tecnologia mais recente garantem a agilidade ao rodar os aplicativos mais usados. Todos têm, também, sistemas de gerenciamento da energia que proporcionam várias horas de uso sem que seja necessário recarregar a bateria. Os preços vão de 1.800 a 5.199 reais e nenhum desses notebook pesa mais que 2 quilos.


O MacBook peso-pena da Apple

Em sua edição mais recente, apresentada em julho deste ano, o MacBook Air continua sendo um dos notebooks mais esbeltos no mercado. O modelo de 13 polegadas pesa apenas 1,35 quilo. Fechado, tem só 1,7 centímetro de espessura. Ele já sai da fábrica com a nova versão do sistema operacional Mac OS X, conhecida como Lion. Apreciado pelos fãs da Apple pela facilidade de uso, o Mac OS X traz um conjunto de aplicativos básicos para o dia a dia. Outros podem ser encontrados na Mac App Store, a loja de aplicativos online para os micros da Apple.
Naturalmente, o regime de emagrecimento exige sacrifícios. Como não há unidade de disco, o armazenamento de informações é feito em chips de memória Flash. Isso limita a capacidade e torna o notebook mais caro. Em compensação, os chips de memória, agrupados num módulo do tipo SSD (solid state drive), são mais velozes e confiáveis que o disco magnético.
Outra limitação é que não há leitor de DVD ou Blu-ray. Mas é possível acoplar um leitor externo. O modelo de 13 polegadas é oferecido em duas versões. Com SSD de 128 GB, custa 3.799 reais. Com o dobro dessa capacidade, o preço sobe para 5.199 reais.




NP900X3 é o MacBook Air da Samsung

Os notebooks da série 9 da Samsung são uma opção atraente para quem gosta da leveza extrema do MacBook Air, da Apple, mas prefere um computador com o sistema Windows. O modelo NP900X3, com tela de 13 polegadas, vem embalado num belo acabamento em duralumínio escovado. Com peso de 1,31 quilo, ele chega a ter alguns gramas a menos que seu rival com o logotipo da maçã. Já sua espessura de 1,63 centímetro praticamente empata com a do MacBook Air de 13 polegadas.

Como acontece com o MacBook Air, o NP900X3 armazena as informações em chips de memória agrupados num módulo SSD. Isso colabora para torná-lo leve, compacto e resistente. Mas eleva seu preço e limita a capacidade de armazenamento, que é de 128 GB apenas (notebooks maiores costumam ter pelo menos quatro vezes essa capacidade). E não há leitor de DVD ou Blu-ray. Quem quiser contar com esse recurso deve acoplar um leitor externo.

Fora isso, o NP900X3 traz todos os recursos normalmente encontrados em notebooks mais pesados, incluindo uma webcam embutida. O processador é o Intel Core i5 da geração mais recente, conhecida como Sandy Bridge. Custa 3.800 reais, preço idêntico ao do MacBook Air de 13 polegadas com a mesma capacidade de armazenamento.



Vostro V131, da Dell, combina leveza com preço atraente

A Dell projetou sua linha de notebooks Vostro para uso em pequenas empresas. Mas o modelo V131, com peso de apenas 1,6 quilo, é atraente também para quem busca um laptop leve para uso pessoal. Bastante elegante, ele tem acabamento em metal escovado, cinza ou vermelho. Diferentemente de muitos notebooks criados para uso pessoal, o Vostro V131 tem tela fosca de 13 polegadas, do tipo anti-reflexos. Apesar de ser menos vistosa que as telas brilhantes, a superfície fosca permite melhor visualização em lugares muito iluminados, o que é uma vantagem, é claro.

O Vostro V131 é oferecido em quatro combinações de processador e memória. As duas mais interessantes são as que trazem o chip Intel Core i5 da geração Sandy Bridge. Com esse chip e 4 GB de memória, o notebook custa 2.200 reais na loja online da Dell. Essa configuração é suficiente para a maioria das pessoas. Por 200 reais a mais, leva-se o micro com 6 GB de memória, o que pode torná-lo mais rápido ao rodar muitos aplicativos ao mesmo tempo. Esse notebook não tem leitor de DVD ou de Blu-ray embutido, mas pode-se conectar uma unidade externa a ele.



Sony Vaio é compacto e tem drive de DVD

Com peso de 1,7 quilo, o Vaio VPC-SB25FB, da Sony, é uma boa opção entre os notebooks com tela de 13 polegadas. Como outros modelos da família Vaio, ele tem linhas enxutas e elegantes. Também oferece um leitor e gravador de DVD embutido, item ausente de muitos laptops de 13 polegadas. Esse computador tem dois circuitos de controle de vídeo. O primeiro economiza energia e, segundo a Sony, oferece até 6,5 horas de uso sem recarga da bateria. O segundo, mais potente, é acionado para rodar jogos com alta qualidade visual. Também tem um leitor de impressões digitais, que permite que o usuário se identifique passando o dedo sobre um sensor.

Esse modelo pode ser usado como teclado remoto para consoles para jogos PlayStation 3 e para alguns modelos de televisores Bravia, da Sony. As outras características (processador Core i5, 4 GB de memória, disco de 500 GB, webcam e microfone) são parecidas com as de modelos similares. O Vaio VPC-SB25FB é encontrado por preços que começam em 2.500 reais.
 


LG P420 é opção econômica

A LG diz que seus notebooks da série P420 são pequenos por fora e grandes por dentro. A frase é gasta, mas, de fato, esses laptops aproveitam melhor o espaço que a maioria dos concorrentes. A moldura em torno da tela é bastante fina, o que resulta num tamanho compacto para um notebook de 14 polegadas. O modelo LG P420 5300 pesa 2 quilos e traz leitor e gravador de DVD embutido, item nem sempre presente nos notebooks mais leves.

O visual, onde predomina a cor branca, inclui detalhes como o touch pad sem emendas. Uma placa de vídeo da marca Nvidia proporciona bom desempenho em jogos. Fora isso, as características são bastante comuns (processador Core i5, 4 GB de memória, disco de 640 GB, saída HDMI para TV, webcam e microfone). Um ponto fraco desse modelo é que ele vem com a edição Home Basic do o sistema operacional Windows 7, que não tem todos os recursos das edições mais completas. Em compensação, o LG P420 5300 pode ser encontrado por preços que começam em 1.800 reais. A LG tem uma nova geração a caminho, a P430, com várias atualizações.
 


HP Pavilion DM4 oferece equilíbrio

A série DM4, da HP, é formada por notebooks com tela de 14 polegadas, peso em torno de 2 quilos, espessura de 2,5 centímetros e um elegante acabamento metálico. Entre os modelos dessa série, o DM4 2065 é um dos que têm melhor equilíbrio entre velocidade, duração da bateria e preço. É baseado num processador Core i5 da geração Sandy Bridge.

O DM4-2065 tem os recursos habituais em notebooks dessa categoria. Traz webcam e microfone embutidos, e também um leitor de impressões digitais que permite dispensar a senha ao identificar-se em sites da web. Também tem um leitor e gravador de DVD embutido. Um conector para cartões de memória facilita a transferência de fotos de uma câmera fotográfica para o computador. Encontrado, por enquanto, apenas nas lojas Fast Shop, o DM4-2065 custa 2.100 reais.


FONTE: EXAME

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger