segunda-feira, 2 de abril de 2012

POST 1428: Y: PRESTAR ATENÇÃO NOS FEEDBACKS É UM BOM CAMINHO. Por Marcelo Miranda

Conversando na última semana com um CEO de uma empresa de comunicação, ouvi o mesmo relatar problemas para lidar com alguns jovens talentos de sua empresa. Ele falava sobre dificuldades dos jovens em absorver e prestar atenção nos feedbacks e também falava sobre a pressa demasiada em promoções e crescimento.
Segundo o mesmo, o ambiente profissional da geração Y às vezes mostra um mundo “de crescimento mais fácil e rápido” que na média sempre foi, pela abundância de informações, oportunidades e pelo momento positivo de nosso país. Ele disse isso sem desprezar o esforço dos jovens, pelo contrário, foi apenas o retrato da realidade que o mesmo vivencia com sua equipe.
Não vou aqui neste post escrever sobre a questão mais abrangente da geração Y, pois nosso colega estagiário y assim o fez recentemente com propriedade no post “ Eclipses são necessários “. A mensagem que eu quero colocar aqui é sobre a constatação da dificuldade que alguns jovens tem de dar importância ao feedback.
Temos uma ferramenta muito boa para balizar nosso crescimento e desempenho que são nossos ouvidos, devemos deixá-los sempre atentos aos feedbacks.
A inquietude que é uma característica (positiva ao meu ver) dos jovens somada ao excesso de informações muitas vezes desvia a atenção do jovem para situações onde recebe retorno indireto, ou até pequenos toques sobre seu desempenho.
Esteja aberto para receber esses sinais, se não estivermos procurando, não perceberemos. Às vezes não prestamos atenção por acharmos que já estamos pensando lá na frente ou que já temos muito com o que nos preocuparmos. Mas para chegar lá tem de partir daqui, tem que vencer cada dificuldade, uma a uma, sem perder essas valiosas lições.
Não precisamos ter medo ou evitar situações em que somos colocados em avaliação, pelo contrário.
Essa prática de buscar feedback construtivo e objetivo e realmente agir em cima desses feedbacks pode ser um fator diferencial muito grande para um profissional em início de carreira. Diferencial, pois fortalece nas dificuldades e trás o profissional para uma situação mais realista sobre nosso desempenho. Quanto mais nos conhecemos, menos sofremos com nossos erros, que virão, tenha certeza. E são parte importante do nosso crescimento.
Mas para isso, precisamos estar com os ouvidos abertos e com humildade para absorver de forma construtiva. Cada um de nós tem talentos e qualidades, que se potencializam quando aprendemos a ouvir e a prestar atenção nos retornos que temos.
Você tem prestado atenção nesses pequenos retornos? Está com os ouvidos abertos e desarmados? Comente.


Marcelo Monteiro de Miranda
É mestre em Administração de Empresas pela Stanford Graduate School of Business (Sloan), certificado em Global Management. Possui dois cursos de especialização pela Harvard Business School, um sobre em análise financeira e outro sobre mercado imobiliário.
Mais de Marcelo Miranda AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger