quinta-feira, 24 de março de 2011

LICENCIAMENTO DE PERSONAGENS ENGROSSA FATURAMENTO DE EMPRESAS DE DIVERSOS SETORES.

A história da arara Blu, personagem da animação “Rio”, rendeu destaque ao Brasil mesmo antes de chegar às telonas. Em março, os atores americanos Anne Hathaway e Jammie Foxx, que trabalharam como dubladores no filme, desembarcaram no país para divulgar o lançamento da produção e agitaram a cidade carioca.

No dia 8 de abril, data da estreia nacional do longa de Carlos Saldanha, 1,1 milhão de brasileiros compareceram às salas de cinema, rendendo ao filme da FOX faturamento de R$ 13,7 milhões em apenas um final de semana.

Mas os números de “Rio” vão muito além dos cinemas. Um mês após a estreia da animação, são as empresas que apostaram em produtos com a imagem de Blu estampada que comemoram. Cadernos, mochilas, estojos, artigos para festas, roupas de banho, entre outros itens, ganham as vitrines do país e conquistam crianças, adolescentes e até adultos. Prova de que o licenciamento, cada vez mais, tem seu espaço como eficiente estratégia de marketing para alavancar as vendas.

Edison Sawa, gerente de marketing da Regina Festas, marca que apostou em artigos de festas infantis decorados com os protagonistas de “Rio”, comemora os resultados do licenciamento. “Os produtos licenciados aumentaram nosso faturamento em 70%”, diz.

A empresa usa personagens famosos em seus artigos há 20 anos e Sawa garante que o aumento das vendas nunca é inferior a 30%. Entre os fenômenos da atualidade, que fizeram as festinhas da criançada, está o Ben 10. “O desenho aumentou 150% nossas vendas”, comemora o gerente, que frequenta eventos no exterior para pesquisar tendências de licenciamento.



Outra empresa que pegou carona no sucesso do filme "Rio" foi a Credeal. Há 40 anos trabalhando no segmento de cadernos, a marca aposta há 10 no licenciamento para garantir suas vendas nos meses do ano que não são caracterizados pela volta às aulas.


Exemplo disso foi a aposta nas capas com a arara azul. “O 'Rio' garantiu retorno financeiro para a Credeal mesmo estreando em abril, quando todos já estão estudando e não compram mais materiais escolares”, conta Cristina Dittgen, gerente de marketing da empresa.


Já a Lepper, empresa do segmento de roupa de cama e banho, apostou nas belezas do Rio de Janeiro promovidas pelo filme para vender suas toalhas e roupões também aos adultos. “Cerca de 50% do faturamento da marca está atrelado aos lançamentos com personagens”, conta Enio Kohler, diretor de marketing da Lepper, que trabalha com licenciamento desde 2004 e tem como carro chefe as marcas Barbie, Hello Kitty e Hot Wheels.

David Diesendruck, diretor da Redibra, empresa que trabalha há 40 anos com a negociação de licenciamentos resume o processo para quem deseja engrossar o faturamento com a simpatia dos personagens da TV e do cinema.

A primeira etapa é apresentar aos licenciadores – proprietários das marcas – dados como histórico da empresa, estrutura de vendas, capacidade de produção, equipe, estimativa de venda e faturamento do produto e investimento na divulgação dos produtos.

A segunda é avaliar se determinado personagem “combina” com o seu produto. “Um personagem voltado ao público adolescente não vai dar certo em um produto pré-escolar. Independente da força do personagem.”, adverte.

FONTE: PEGN.

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