segunda-feira, 7 de março de 2011

O Que o Google Tem a Ver Com o Groupon?

São muitas as notícias sobre a possível aquisição do Groupon pelo Google. Os valores começaram nos 2 bilhões de dólares, e hoje atingem a marca de 6 bilhões de dólares, o que seria a maior aquisição da história do Google. Falamos aqui sobre as vantagens e desvantagens do modelo de compras coletivas, mas parece que o Google não está preocupado com isso. Entretanto, muita gente tem se perguntado: o que o Google tem a ver com o Groupon?

O objetivo desse post é atrair os nossos leitores para um debate, comentando suas visões sobre essa possível aquisição e a incorporação de um novo gigante da web. A grande dúvida está em torno do core business do Google. O Groupon é um ecommerce ou uma tech-startup? Ou apenas uma empresa de mídia, com uma forte equipe de vendas?

O Groupon é um excelente gerador de caixa, uma máquina de fazer dinheiro. A atratividade que conseguiu atingir os pequenos e médios comerciantes, mexendo também com os grandes (como no caso da GAP) e conseguiu expandir sua atuação em todo o mundo, apesar de seus copycats. E caixa o Google tem de sobra, com mais de 30 bilhões de dólares, segundo último relatório de resultados.

Agora, porque o Groupon e não outro site de compras coletivas? Porque ele é o maior não é uma boa justificativa, pensando pela inovação e produto, já que a capilaridade do Google é muito maior. A Amazon começou como ecommerce, e hoje é uma das empresas de tecnologia mais admiradas no mundo. Será que o Google está querendo frear um potencial concorrente?

O Groupon possui ainda uma equipe de vendas em contato com diferentes tipos de comerciantes. O ideal seria usar a equipe de vendas do Groupon para vender Google Apps? O conjunto de ferramentas empresariais é excelente para pequenas e médias empresas, e pode ser interessante para algumas redes de lanchonetes, spas, hotéis e outros que já anunciaram no Groupon. Ou seriam ofertas hiperlocais no Google Places? Será que é uma compra de base de consumidores?

Outro ponto positivo ainda é alavancar o Google Checkout, transacionando os milhões e milhões em cupons de desconto.

Segundo Fred Wilson, investidor e blogueiro respeitado no mundo todo, o Groupon é ótimo para o Google por ser uma forma inovadora de publicidade online. É uma rede de publicidade em seu core business, e por isso, com a escala que o Google tem, há uma ótima sinergia.

Algo para acrescentar? Estamos esperando os comentários!

FONTE:  AQUI.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger