domingo, 6 de março de 2011

Blog B2B

Eu acredito que toda empresa deveria ter um blog. Mas, a primeira coisa importante a entender é que as pessoas não confiam nos blogs das empresas. Apenas uma a cada seis pessoas confiam em blogs corporativos nos EUA. No Brasil ainda não se tem estudo sobre isso. Por que isso acontece?
  

Porque os blogs corporativos são exatamente isso blogs corporativos. As empresas na ansiedade de bater metas e parecer perfeitas usam o espaço para falar apenas das coisas positivas que a empresa tem.

Por outro lado, o blog corporativo é a grande chance que uma empresa tem de parecer um negócio feito por pessoas e não por ternos e gravatas ambulantes.
A maioria das empresas blogam pensando no próprio umbigo ao invés de focar os seus esforços em criar conteúdo que seja valioso para os seus clientes.

Por que a maioria dos blogs corporativos não levam a nada:
1. Porque o blog é usado para promover a empresa.
2. Porque os blogueiros não respondem as perguntas feitas pelos clientes.
3. Porque os posts não são frequentes, pelo contrário, são randômicos.
4. Porque o blog não tem nenhuma imagem, videos e é chato demais de se ler.
5. Porque o blog não cria valor nenhum para o cliente.
Antes de começar a blogar, pergunte a você mesmo:
Qual é a coisa mais legal mais relevante e mais sensacional da qual o nosso produto faz parte?

Crie um blog que ensina e inspira as pessoas ao redor dessa grande coisa.
Não blogue sobre os produtos da empresa. Ok, você pode fazer isso de vez em quando depois que você consquistou a confiança das pessoas a ponto delas quererem saber o que você faz na sua vida.

Não blogue sobre treinamento de produtos, blogue sobre motivação.
Não blogue sobre câmeras fotograficas, blogue sobre fotografia.
Não blogue sobre máquinas de lavar, blogue sobre limpeza.
Não blogue sobre hotéis, blogue sobre viagens.
Não blogue sobre produtos para empresas, blogue sobre gestão corporativa.
Não blogue sobre software para gerenciar recursos humanos, blogue sobre como reter os melhores talentos da empresa.
Não blogue sobre imóveis, blogue sobre conservação de residências.

As pessoas lêem blogs para:
A - Aprender alguma coisa que elas não sabem.
B - Porque elas tem um problema que precisa ser resolvido.
C - Para se divertir.
D - Para se informar sobre os produtos e serviços da sua empresa.
E - Para aprender a ganhar dinheiro, crescer na carreira e na vida, ganhar poder.

IMPORTANTE: Nenhum blog é uma ilha.
Ao comentar, escrever e linkar o seu blog a outros blogs você estará criando um rastro positivo para o seu próprio blog.

BLOGS = COMUNIDADES.

Coloque os comentários dos clientes em evidência.
Você pode inclusive premiar as pessoas que mais comentam no seu blog, ou premiar o comentário mais relevante, ou mesmo abrir espaço para os comentários blogarem no seu blog.

Se alguém fizer um grande comentário no seu blog, elogie, coloque o cara em evidência.
Encoraje as pessoas a comentarem no seu blog!
O seu padrão de publicação afeta a leitura:
1. A publicação regular de posts aumenta a visitação do seu blog.
2. Escreva um número mínimo mágico de posts por semana.
3. Publique imagens e videos.
4. Os leitores querem ver como você é de verdade. Publique fotos de si mesmo em situações relevantes para os leitores.
5. Tenha um padrão de publicação e siga esse padrão a risca. Por exemplo: foto da semana, toda quarta-feira pela manhã; frase do dia, piada do dia, artigo filosófico da quinzena e por ai vai.

Seja relevante, SEMPRE!

Ao invés de blogar sobre como usar a Linkedin, mostre um exemplo de como uma pessoa usa a Linkedin para conquistar um emprego.
Mensagem final para ter um blog que terá leitores:
1. Seja original. Procure escrever textos próprios com opinião própria. Interprete para os outros o que você vê. Para ter seguidores você precisa ter postura de líder. Líderes tem opinião própria. Tome cuidado para não ficar citando abusivamente outras fontes. Os blogueiros de verdade produzem conteúdo próprio. Seja autêntico. De verdade.

2. Encoraje o feedback dos leitores.

3. Publique regularmente.

4. O blog tem que ser bonito. As vezes tem que ser divertido.

5. Agradeça. Agradeça. Agradeça. Agradeça. Agradeça.Agradeça a participação das pessoas.

6. Procure mostrar novas maneiras de ver as coisas; para isso você mesmo tem que pensar diferente sobre o que você faz. Traga coisas novas para o site. Temas e posts que não são facilmente encontráveis em outros lugares.

7. Mantenha o FOCO. O mundo dos negócios procura por especialistas e não generalistas. É mais fácil estabelecer reputação em um campo estreito do conhecimento do que em um vasto campo do conhecimento. O FOCO trará menos seguidores, mas seguidores mais leais.

A SUA EM-PRE-SA PRE-CI-SA TER UM BLOG!
Quando entra no ar?

TEXTO DE: Ricardo Jordão Magalhães - www.twitter.com/bizrevolution


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