domingo, 13 de março de 2011

Vinho e espumante estão na mesa dos brasileiros.

Crescer de forma contínua, mas sempre com prioridade na qualidade dos seus produtos. Este é o objetivo da Vinícola Salton, empresa 100% nacional, que tem como foco principal a produção de vinhos e espumantes finos. Para isso, investimentos na qualificação da uva, treinamento dos 550 fornecedores, condução de parreirais, tecnologia de ponta e mão de obra especializada têm sido a rotina do negócio.

 
A empresa, que completou 100 anos em 2010 com um faturamento de R$ 238 milhões, espera crescer 15% neste ano e está entre as vinte maiores vinícolas do país. Além dos planos de modernização e investimentos na elaboração dos vinhos e espumantes, a empresa projeta o lançamento de novas linhas e mudanças no mix de produtos, como novas embalagens e incrementos nos segmentos atuais.

No Brasil, apesar de uma pequena queda na comercialização de vinhos finos e de mesa em 2010 (3,3%), de acordo com dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o mercado geral de vinhos e espumantes vem crescendo. Os espumantes, elaborados no Rio Grande do Sul, que é responsável por cerca de 90% da produção nacional, registraram um crescimento de 12% no ano passado, considerado o maior volume de venda de espumantes da história no País.

Nos anos 1990 houve a abertura das importações no Brasil e foi nessa época que a maioria das vinícolas percebeu que precisava investir em qualidade. “Quem não se aprimorasse em qualidade ia acabar perdendo espaço para o mercado externo”, ressalta Luciana Salton, gerente de marketing da Vinícola Salton.

Atualmente, segundo Luciana, o brasileiro ainda consome pouco, cerca de 2 litros per capita por ano, se comparado ao mercado europeu, por exemplo. “No entanto, o interesse por esse tipo de bebida aumentou e prova disso é também o aumento de cursos de enologia e formação de sommellier”, destaca.

Luciana explica que ainda existe um preconceito com o vinho tinho e apenas 25% do consumo é de vinho nacional. Já para os espumantes, 75% do produto consumido é brasileiro. A Salton hoje é a terceira maior produtora de vinho e a maior produtora de espumantes no Brasil. Este é um mercado que tem potencial pra se fortalecer ainda mais porque os jovens estão se interessando pela bebida. “Já não acham que pedir vinho num jantar com a namorada é algo de gente mais velha. Além disso, o espumante também deixou de ser consumido apenas em casamentos e festas de finais de ano e já está presente em diversos tipos de ocasiões”.

A qualidade também depende da safra que pode variar a cada ano. “Esse é o lado bom de não ter apenas a produção própria e também comprar de outros produtores. Com isso, é possível selecionar a melhor uva”, afirma a gerente de marketing.

A cada ano a qualidade foi melhorando. Para a safra 2011, espera-se um total entre 23 e 24 milhões de quilos, sendo 10 milhões de uvas brancas viníferas para a elaboração de vinhos e espumantes. De acordo com o enólogo e diretor-técnico da Salton, Lucindo Copat, as condições climáticas contribuíram para uma ótima produção. Segundo Copat, o tempo seco com chuvas ocasionais é a combinação perfeita para que a uva tenha uma maturação melhor, acumulando açúcares na dose certa de umidade. “Esta é uma das melhores safras dos últimos anos”, prevê o enólogo.

Estratégias de crescimento
Luciana acredita que o sucesso da Salton não é resultado de uma ação específica, mas sim um conjunto de ações, que envolvem experimentação de novos produtos, degustações e opiniões que ajudam a evoluir na qualidade do produto. “O corpo a corpo trouxe mais resultados que ações de massa”, afirma.

Outro ponto que merece destaque, segundo Luciana, é a presença da Vinícola Salton nos programas de TV dos apresentadores Ronnie Von e Amauri Jr. “ Como eles são formadores de opinião, levam a nossa marca e a nossa qualidade para um público ainda maior”.

Para a gerente de marketing, o maior desafio é trabalhar com as desmistificação do vinho e do espumante. “Eles não são produtos destinados a pessoas consideradas chiques ou esnobes. Vinho é alimento e deve ser bebido sempre e por todos”.

Novidades em 2011
Ainda neste semeste, a Salton prevê a instalação de uma nova linha de engarrafamento, que aumentará a capacidade de produção entre 80% e 100%. A vinícola vai adquirir um equipamento especial para controle de temperatura dos tanques de fermentação e um decanter para a limpeza do suco da uva em processo de elaboração, além de um sistema para o armazenamento do líquido.

Entre as novidades, a Salton prepara, ainda, o lançamento de uma linha de vinhos finos especialmente para as redes de supermercado. Será uma categoria acima da linha Salton Classic, no segmento de vinhos reserva, e a expectativa é de que chegue ao mercado no inverno de 2011.

A empresa prevê para este ano um crescimento de 20% na venda de espumantes em relação a 2010, fechando o ano com mais de 6,4 milhões de garrafas comercializadas. Já no segmento de vinhos, o crescimento esperado é de 10%, e nos frisantes, de 25%. A expectativa é que sejam comercializados, entre todos os segmentos, 18 milhões de litros.

Os vinhos frisantes da linha Salton Lunae, nas versões branco, rosé e tinto, considerados o grande sucesso de vendas da empresa, tiveram em 2010 um crescimento de 50% em relação ao ano anterior, totalizando 1,33 milhão de garrafas vendidas.

Uma história de sucesso
Desde 1878 no Brasil, a Família Salton foi uma das primeiras a chegar ao Rio Grande do Sul. Logo passaram a dedicar-se à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, com algumas mudas de vinhas trazidas da Itália pela própria família. Essas mudas tiveram uma adaptação muito boa ao clima brasileiro e a família passou a se dedicar exclusivamente a isso, com a denominação social de “Paulo Salton & Irmãos”.

E, neste ritmo, foi crescendo, acumulando patrimônio, vencendo concursos, levantando prêmios de honra pela qualidade de seus vinhos em todo o território nacional. Durante todos esses anos, importou e aclimatou as melhores variedades de uvas para vinhos e, consequentemente, formou seus próprios vinhedos modelos, onde são aplicadas técnicas de cultivo que hoje servem como base de difusão vitícola. Paralelamente, investiu em modernoequipamentos enológicos.

Hoje, a Vinícola Salton comemora o título de melhor vinho tinto nacional com o premiado Salton Talento 2005 e o melhor Chardonnay nacional, com o Salton Virtude, segundo o concurso realizado pela Expovinis 2009, feira do setor vinícola da América Latina.

Fora do Brasil também coleciona prêmios, o que a torna uma vitrine dos vinhos brasileiros. Entre as premiações estão o Trophée Prestige 2009, na França; o 26º International Wine Challenge, em Londres; o VinAgora International Competition, na Hungria; os concursos Vino Ljubjana, na Eslovênia e Selections Mondiales des Vin, no Canadá.

Já com os espumantes, a Salton se tornou referência, sendo pela 5ª vez consecutiva a líder em produção e comercialização do produto. Os números repassados esse ano pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostram que a vinícola de Bento Gonçalves (RS) é responsável por 40% do produto nacional consumido no País.
 
Salton em números:
• 400 funcionários
• Faturamento em 2010: R$ 238 milhões
• Complexo industrial, comercial e de turismo com mais de 30 mil metros quadrados, localizado em Tuiuty, a 14 quilômetros de Bento Gonçalves (RS)
• Capacidade de recebimento: 21 milhões de quilos de uvas
• Capacidade de armazenamento: 20 milhões de litros
• Em 5 laboratórios, uma equipe de 8 enólogos é responsável pelas análises, pesquisas e controle de qualidade
• Nas caves, 100 mil garrafas de espumantes e vinhos finos descansam aguardando o momento certo de serem comercializados

RETIRADO DE HSM OnLine

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