terça-feira, 15 de março de 2011

Buffett aposta em mercados emergentes com compra da Lubrizol.

Nova York - A Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, fechou um acordo para comprar a produtora de lubrificantes Lubrizol por 9 bilhões de dólares, apostando no crescimento industrial das economias emergentes.

O negócio é o maior da Berkshire desde a aquisição da Burlington Northern Santa Fe, por mais de 26 bilhões de dólares, no fim de 2009. Ele amplia a aposta da Berkshire em expandir sua atuação na indústria de base, que inclui recentes acordos de Buffett para unir a Marmon Holdings à israelense Iscar Metalworking.

A Berkshire, que tinha 38 bilhões de dólares em caixa no fim do ano passado, irá adquirir a Lubrizol por 135 dólares a ação, cerca de 28 por cento a mais que seu preço na sexta-feira. A Berkshire também assumirá cerca de 700 milhões em dívidas da Lubrizol.

As ações da Lubrizol avançavam 27,6 por cento na tarde desta segunda-feira, para 134,47 dólares durante a tarde desta segunda-feira, enquanto os papéis da NewMarket, uma das maiores concorrentes, tinham valorização de quase 12 por cento.

Com o negócio, a Berkshire parece estar olhando para fora da América do Norte, em contraste a muitas de suas recentes aquisições, que se focaram na esperada recuperação econômica dos Estados Unidos.

A Lubrizol produz lubrificantes para motores, especialmente caminhões de grande porte, ônibus e barcos. A demanda pelos produtos da empresa deve continuar a crescer com o aumento na distribuição global de produtos.

Cerca de 72 por cento da receita da Lubrizol no ano passado veio de seu negócio de aditivos de petróleo, e cerca de 65 por cento das vendas da companhia foram fora da América do Norte.

Em fevereiro, a empresa reportou forte lucro trimestral e fez previsões otimistas para 2011, sinalizando que a demanda por lubrificantes está melhorando junto com a economia.

"A Lubrizol é exatamente o tipo de companhia com a qual adoramos fazer parcerias --líder global em vários segmentos do mercado e dirigida por um presidente-executivo talentoso", afirmou Buffett em um comunicado nesta segunda-feira.

A atual diretoria, sob o comando de James Hambrick, continuará a dirigir a Lubrizol, afirmaram as empresas.

FONTE: EXAME.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger