segunda-feira, 7 de março de 2011

6 PRINCÍPIOS PARA CONSTRUIR IDEIAS por Marcelão.

Pessoal, estou atualmente lendo um livro chamado “Apresentação Zen” que me foi indicado pelo meu amigo Júlio Sérgio Cardozo. O livro aborda técnicas de comunicação para apresentações em públicos que vão além do uso de programas de computador que projetam slides. Nesse livro, o designer de apresentações em comunicação, Garr Reynolds compartilha sua experiência em um mix de iluminação, inspiração, educação e direcionamento.

Em um dos capítulos do livro, o autor compartilha conosco 6 princípios para construção de idéias para criar mensagens simples, mas poderosas para discursos, apresentações ou qualquer outra forma de comunicação:

- Simplicidade: Se tudo é importante, então nada é importante. Se tudo é uma prioridade, então nada é uma prioridade. Você deve ser implacável nos esforços para simplificar – e não deixar mais estúpida – sua mensagem no seu ponto central. Nós não estamos falando de efeitos estúpidos de sons aqui. Toda idéia deve ser reduzida a um significado simples e essencial, se você trabalhar duro o suficiente. Qual é o ponto-chave para sua apresentação? Qual o âmago? Por quê (ou deveria) importa?

- Imprevisibilidade: Você pode conquistar o interesse das pessoas superando suas expectativas. Surpreenda as pessoas. A surpresa irá conquistar o interesse delas. Mas para sustentar o interesse delas, você tem que estimular a sua curiosidade. A melhor maneira de fazer isso é plantando questões ou abrindo buracos no conhecimento das pessoas e então ir preenchendo esses buracos. Mantenha a audiência a par do fato de que há uma abertura no conhecimento deles e então preencha essa abertura com as respostas do quebra-cabeça(ou guie-os para as respostas). Leve as pessoas em uma jornada;

- Concretude: Use um discurso natural e dê exemplos reais com coisas reais, não abstratas. Fale sobre imagens concretas, não sobre noções vagas. Provérbios são bons, dizem os irmãos Heath, em reduzir conceitos abstratos em linguagem concreta, simples, mas poderosa (e memorável). Por exemplo, a expressão “Matar dois coelhos com uma cajadada só” é mais fácil de compreender do que dizer “Vamos trabalhar em direção para maximizar nossa produtividade aumentando a eficiência entre os vários departamentos, etc …”. Frases como “Levar o homem a Lua e trazê-lo de volta vivo” são simples, diretos e objetivas. Isso é concreto. Isso é possível de ser visualizado;

- Credibilidade: Se você é famoso no seu campo, deve ter uma credibilidade embutida. A maioria de nós, entretanto, não tem esse tipo de credibilidade, então nós apelamos para números e dados rigídos frios para dar suporte às nossas alegações como líderes do marketing e assim por diante. Estatísticas não são inerentemente úteis. Importante é o contexto e o significado. Coloque em termos que as pessoas consigam visualizar. “Cinco horas de duração de bateria” ou “Carga de bateria suficiente para assistir seus programa de TV favorito, ininterruptamente, no seu Ipod, durante o seu próximo vôo de São Francisco para Nova York”? Existem muitos modos de estabelecer credibilidade – uma citação de um cliente ou da imprensa pode ajudar, por exemplo. Mas uma tediosa explanação sobre a história da sua companhia irá somente aborrecer sua audiência;

- Emoções: As pessoas são seres emotivos. Não é suficiente fazer as pessoas passarem por uma lista de supermercado de pontos verbalizados e informações nos seus slides – você deve fazê-los sentir alguma coisa. Existe um milhão de maneiras de ajudar as pessoas a sentir algo sobre o seu conteúdo. Imagens são uma maneira de ter audiências não apenas entendendo melhor o seu ponto, mas também de sentir e ter uma conexão mais visceral e emocional com sua idéia. Você poderia explicar a devastação do furacão Katrina e enchentes nos EUA, por exemplo, com dados e pontos orais, mas imagens de consequências e fotos do sofrimento humano ocorrido contam a história de uma maneira que palavras, texto e dados sozinhos nunca poderiam. Humanos fazem conexões emocionais com pessoas, não com coisas abstratas;

- Histórias: Nós contamos histórias o dia todo. É como os humanos sempre se comunicaram. Nós contamos histórias com nossas palavras e até mesmo com nossa arte e música. Nós nos expressamos por meio das histórias que compartilhamos. Nós ensinamos, aprendemos e crescemos por meio de histórias. No Japão, é um costume um trabalhador sênior ser mentor de um trabalhador mais jovem em vários assuntos sobre a história e cultura da empresa e sobre como fazer o trabalho. O trabalhador sênior faz muito do seu ensino informal contando histórias, embora ninguém chame assim. Uma vez que o trabalhador mais jovem ouve a história sobre o que aconteceu ao pobre rapaz que não usava capacete no térreo da fábrica, ele nunca esquece a lição( e nem de usar o seu capacete). Histórias chamam a nossa atenção e são mais fáceis de entender do que listas de regras. Grandes idéias e grandes apresentações têm um elemento de história nelas;

Recomendo a leitura desse livro e seus ensinamentos, pois passei a aplicá-los em minhas palestras e a melhora foi significativa, pois passei a gastar mais tempo na construção da história que iria contar e menos tempo com a apresentação em si e a qualidade das minhas apresentações, após adotar esses procedimentos, melhorou sensivelmente, provando que menos é mais e que simplificar é um ato que dá trabalho, mas que melhora em muito a qualidade dos nossos resultados.

Além disso, entendo que esses princípios podem ser aplicados também ao processo de criativo para construção de novos serviços e produtos nas nossas empresas e também, principalmente, na gestão e liderança das pessoas nas equipes.
Um abraço.


Marcelão
Formado em ciência da computação pelo Uniceub em Brasília e MBA em planejamento e gestão empresarial pela Universidade Católica de Brasília.www.twitter.com/@blogdomarcelao 


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