terça-feira, 22 de março de 2011

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E A ARTE DE REALIZAR SONHOS por Professor Pachecão.


É dúvida de muitos sobre o que se deve fazer para chegar ao sucesso. Digo que não tem segredo e o que devemos fazer é trabalhar... e muito. Encontro pessoas que dizem o contrário, dizem que quem muito trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro. Confesso que isso não acontece comigo e se isso verdadeiramente acontece a alguém deve ser a poucos. O segredo é mesmo trabalhar. Devemos trabalhar com o que gostamos, pois quando isso acontece, o espírito é inflamado e a chama é transmitida.

Transcrevo abaixo algumas perguntas, as mais corriqueiras feitas por pessoas que encontro ao longo da vida, principalmente colaboradores de grandes empresas. Pessoas de faixa etária entre 20 e 50 anos.
1) Nos dias de hoje quais as ferramentas que a pessoa pode utilizar para materializar seus sonhos?
As ferramentas são as leis da natureza. E essas leis funcionam, elas existem há 15 bilhões de anos. E quando compreendemos essas leis e as aplicamos em nossa vida, qualquer coisa que desejamos pode ser criada, porque as mesmas leis que a natureza utiliza para criar uma floresta, uma galáxia, uma estrela, um corpo humano podem também realizar nossos desejos mais profundos.
Os iluministas foram os primeiros a buscar esse vínculo entre o macro e microcosmos e constataram que tudo nos une nada nos separa. Somos formados dos mesmos átomos das estrelas, fomos feitos para brilhar. Para quem esqueceu, o iluminismo foi uma corrente de pensamento que colocou a razão como critério da verdade e do progresso da vida humana. Os iluministas perceberam que as leis naturais regulam as relações sociais, assim como os fenômenos da natureza.
Sendo assim vamos conhecer essas leis e introduzi-las em nosso cotidiano. Vou dar apenas dois exemplos.
O primeiro é que devemos saber aonde queremos chegar. Ter um foco, um objetivo na vida. A natureza nos mostra através da lupa o poder do foco. Pegue uma lupa e coloque sobre uma folha de papel. A lupa concentra a luz do Sol e o calor produzido pelos raios concentrados é o suficiente para produzir sua queima. O mesmo acontece conosco, temos energia suficiente para atingir as nossas metas, porém andamos dispersos e com isso gastamos energia desnecessariamente. Sejamos como a lupa, concentre suas ações e em pouco tempo o resultado aparecerá. O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é não saber o que quer.
O segundo é que devemos falar a linguagem das pessoas, devemos estar em ressonância com o meio com o qual interagimos. Se eu emitir um som semelhante ao emitido por um copo de cristal quando passo o dedo molhado em sua borda, em poucos minutos ele se quebrará. O mesmo acontece às nossas relações, se falarmos a linguagem dos nossos clientes e colaboradores estabeleceremos relações sólidas e comprometidas, pois a natureza nos mostra que estando em sintonia com o meio e com as pessoas as resistências e as dificuldades de relacionamento serão amainadas e juntos caminharemos rumo ao sucesso.
2) Porque os sonhos são importantes?
O sonho é o combustível da vida. São eles que nos alimentam. Os sonhos são importantes porque eles são projetos de vida e todo homem precisa saber por quem ele luta e para qual finalidade. O homem quer construir o seu futuro e não há nada como um sonho para criá-lo. Todo projeto começa na imaginação de alguém e executá-lo é o que nos mantém conectados à vida. O homem precisa de meta, a meta motiva e é a vontade que nos faz caminhar. É bom lembrar que o maior inimigo do sucesso é a ausência de metas.
3) Quais as atitudes necessárias para conseguir superar dificuldades e realizar objetivos profissionais?
Trabalhamos com o maior predador do planeta Terra. O único ser que precisa de normas de conduta para se relacionar em harmonia com seres da mesma espécie. Trabalhamos também com o único bicho que precisa do supérfluo para viver. Devemos lembrar que as pessoas não são controláveis, mas são lideráveis, portanto o segredo para superar as dificuldades e atingir a meta desejada está no relacionamento. Raul Seixas já cantava “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. É isso, saber trabalhar em equipe. O sucesso não é um espetáculo de um homem só, a palavra sucesso soletra-se E-Q-U-I-P-E. Relacionar é uma arte, pois cada um tem seu monstro secreto, sua insanidade oculta. De perto ninguém é normal.
E outra coisa é sair da Inércia. Quem determina aonde uma pessoa chegará são suas decisões e não suas condições. Não importa sua idade, sexo, orientação sexual, cor, raça, etnia, credo. Nada disso importa. Saiba que se você não mudar... nada mudará. Mas se você mudar o mundo muda com você. Pra você conseguir uma coisa que você nunca conseguiu você terá que fazer uma coisa que nunca fez, portanto saia da Inércia, saia da zona de conforto e encare o desconhecido, as possibilidades estão sempre lá. Corra riscos.
4) O que diria a uma pessoa que está desempregada e não se encontra motivada e nem com esperanças de conseguir um emprego?
Isso acontece com qualquer um de nós, estamos suscetíveis a isso. Somos pessoas do mercado, podemos estar dentro e daqui a pouco... fora. Não veja isso como um caso de vida ou morte. Eu mesmo já vivi tal coisa. É desesperador, aconselho manter a calma e ir a luta. Aproveite a oportunidade e faça cursos fora da sua área, respire outros ares.
Encare novos desafios e faça algo que até então não fizera. Saiba que atrás de todo problema há uma oportunidade brilhantemente disfarçada. Lembro-me do tempo em que fui sequestrado, queria abandonar tudo e todos, sair de cena e partir para um local indeterminado. Coloquei a cabeça no lugar e o equilíbrio restabeleceu. Aos 48 anos comecei um novo negócio.
E quando aparecer um novo emprego a pergunta mais inteligente não é quanto vou ter?, mas sim, no que vou me transformar? Não é quanto vou ganhar?, mas sim, quanto vou aprender?
Vou deixar como meu o recado de Calvin Coolidge (ex-presidente americano): “Seja persistente. Siga em frente. Não existe nada que possa substituir a perseverança. O talento não a substitui, não há nada mais comum do que homens com talento que fracassam. O gênio não a substitui, o gênio mal recompensado é quase proverbial. Os estudos tampouco a substituem; o mundo está cheio de incompetentes com estudo. Somente a perseverança e a firmeza constituem o poder que vence tudo”.
Lembre-se que não existem ocupações insignificantes nem banais quando o trabalho é executado por pessoas EXTRAORDINÁRIAS e que não é o que você faz que vai te levar ao sucesso é o quanto de amor você dedica àquilo que está fazendo.
5) Motivação pessoal é possível com autoestima baixa?
Para ter sucesso e ser feliz é preciso que estejamos inteiros. Fica meio complicado ter êxito na vida e nos negócios estando fracionado. Motivação pessoal e autoestima baixa, são coisas imiscíveis, não dá liga. É preciso acreditar em nossa capacidade e saber que somos parecidos, ninguém sabe tudo de todas as coisas. Sabemos partes. É preciso estudar sempre, participar de seminários, conhecer nossos pares, conversar, viajar. O grande recado é Capacitação permanente e caminhe na direção do seu medo, sempre. Viva o que há pra viver e o que você é.

Não trabalhe apenas por dinheiro, saiba que posses nos trazem felicidade temporária. Uma vez que as coisas não se modificam, acabamos nos entediando e então passamos a desejar modelos mais novos, maiores e melhores. Por isso que o homem tem que estar sempre a caminho.

Levante a cabeça e acredite na vida e em você. Não ligue para os problemas da vida, eles não têm telefone. Na verdade 90% deles são imaginários, 8% resolvem por si só e 2% não tem solução. Saiba que a vida só tem uma safra e que viver é a coisa mais rara do mundo a maioria das pessoas apenas existe. Não deixe isso acontecer a você.
Forte abraço.

Professor Pachecão
Mineiro, natural de Laranjal, José Inácio da Silva Pereira, o Professor Pachecão, é sinônimo de
alegria, criatividade, e irreverência.
É precursor do estilo “aula show”, que mudou sobremaneira o processo de ensino no Brasil.
Mais de Pachecão AQUI.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger