segunda-feira, 2 de abril de 2012

POST 1438: THE HOME DEPOT - A HISTÓRIA

 
A THE HOME DEPOT é uma espécie de “Disneylândia” para os interessados em reformas domésticas, grupo muito expressivo nos Estados Unidos. As lojas fizeram sucesso imediato pela gigantesca variedade de itens para reformas, ótimas ofertas e funcionários altamente treinados, trajados nos característicos aventais laranjas para orientar os consumidores. Por esses diferenciais a THE HOME DEPOT se tornou um ícone da cultura comercial americana, ajudando milhões de pessoas a construírem a casa de seus sonhos.
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A história
Tudo começou na primavera de 1978. A criação da empresa começou com duas palavras: Estão despedidos! Bernie Marcus era o presidente e Arthur Blank o diretor financeiro da Handy Dan Home Improvement Centers, que começou com uma pequena loja na cidade de El Monte, na Califórnia. Duas décadas depois se tornara uma das mais respeitadas e bem sucedidas redes de materiais de construção civil. Ambos foram despedidos sem aviso prévio, devido à alegada acusação — posteriormente negada pelos tribunais — de violação das leis do trabalho. Eles estavam inconsoláveis. Tinham perdido o emprego e a reputação no mercado. Foi então, que no mesmo dia da demissão de ambos, o banqueiro Ken Langone, presidente da Invemed Associates, telefonou para os dois. Ouviram do banqueiro que havia chegado o momento de criarem a loja com que sempre sonharam: grandes armazéns de tetos altos e 75 mil metros quadrados de área, o dobro da maior loja da Handy Dan; comprar os materiais diretamente dos produtores, eliminando os intermediários, o que permitiria vender a preços mais baixos; e criar uma força de vendas altamente qualificada, que ajudaria os clientes mais inexperientes a serem peritos em bricolagem. O banqueiro prometeu que encontraria financiamento rapidamente. E cumpriu.
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Juntamente com Ron Brill e Pat Farrah, os dois inauguraram as três primeiras lojas THE HOME DEPOT, especializadas em produtos, ferramentas e serviços para pequenas reformas domésticas, na cidade de Atlanta em 22 de junho de 1979. Neste momento a indústria de equipamentos domésticos e materiais para pequenas reformas começava à mudar para sempre. O conceito era, de fato, diferente e foi preciso esperar cinco meses para que os clientes se habituassem a ele. Afinal, as lojas, com aproximadamente 25 mil produtos vendidos a preços populares, tinham realmente a aparência de armazéns: as entradas de clientes e fornecedores eram a mesma; ambos compartilhavam as mesmas caixas registradoras; os materiais entravam e saíam pela porta da frente; e as mercadorias não estavam sempre alinhadas nas prateleiras. As vendas no ano de estréia da empresa atingiram cerca de US$ 7 milhões.-
-A tradicional cor laranja da THE HOME DEPOT surgiu depois que uma firma de consultoria sugeriu que as fachadas e placas das lojas fossem pintadas de laranja porque o custo seria muito menor que colocar letreiros luminosos. Nos primeiros cinco anos a empresa abriu lojas nos estados da Flórida, Geórgia, Louisiana, Texas e Alabama. Mas o diferencial da THE HOME DEPOT não estava apenas na variedade do mix: o atendimento ao cliente rapidamente se tornou referência no setor, com amplo conhecimento dos colaboradores a respeito dos produtos e de suas aplicações.

Em pouco tempo, as lojas da rede começaram a oferecer cursos para a utilização dos produtos vendidos nos pontos de venda. Em 1985 se expandiu ainda mais inaugurando lojas no estado da Califórnia, atingindo um total de 50 unidades abertas, e no ano seguinte, devido ao grande crescimento, atingiu faturamento superior a US$ 1 bilhão. O sucesso da empresa nesta época se deveu ao fenômeno da “suburbanização”, reforçado pelo boom imobiliário que ocorreu no final da década nos Estados Unidos.
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Em 1989 a empresa comemorou a abertura de sua centésima loja. O plano de expansão internacional da empresa começou em 1994 com a sua entrada no mercado canadense. Em meados desta década, a THE HOME DEPOT já não era uma grande empresa regional, mas a primeira do setor nos Estados Unidos. E a responsabilidade perante a comunidade aumentou na mesma proporção. Um dos exemplos é o fato de 50% dos clientes serem mulheres. Elas foram o alvo preferencial dos cursos de formação, em que uma das porta-vozes era a famosa designer Lynnette Jennings, apresentadora do programa de televisão House-Smart, do Discovery Channel.

Ainda nesta década a empresa passou a oferecer serviços de instalação de carpetes, portas e janelas; listas de casamento e serviço de entrega. Em 1998 inaugurou a primeira loja na América do Sul, na cidade de Santiago no Chile, cuja operação seria vendida anos mais tarde, e sua primeira unidade em Porto Rico. Três anos mais tarde ingressou no mercado mexicano. Em 2008 a empresa foi severamente atingida pela enorme crise econômica, especialmente por ela ter se originado no mercado imobiliário, do qual a THE HOME DEPOT é totalmente dependente. Com isso, a rede assistiu seu faturamento despencar bilhões de dólares em dois anos. Para enfrentar a crise a empresa anunciou demissões, fechou lojas deficitárias e todas as 34 unidades EXPO Design Center, lojas menores e com produtos mais sofisticados.-
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A linha do tempo1981 O designer Gwyn Raker cria o boneco Homer D. Poe, nova mascote da empresa, que vestia o inconfundível avental laranja, uma das marcas registradas dos funcionários da THE HOME DEPOT.
Lançamento do programa de formação de clientes Product Knowledge.
1983 Foi uma das primeiras empresas do setor a instalar o check out por computador.1988 Lançamento de um circuito via satélite fechado de televisão chamado HDTV, como veículo de comunicação interna.1990 Inauguração da primeira unidade EXPO Design Center na cidade de San Diego, estado da Califórnia, direcionada para um público com renda mais alta. No novo formato as lojas eram mais acessíveis aos consumidores, por serem menores e com mais fácil acesso aos produtos, além de oferecer uma consultoria direta aos clientes envolvidos com projetos de construção ou reforma. O projeto buscou valorizar o design interior com uma equipe de funcionários especialmente treinada para acompanhar os clientes durante a experiência de compra. Atualmente existem mais de 34 unidades nesse formato operando nos Estados Unidos.
1995
A loja de Nova Iorque, próxima ao Queens, passa a funcionar 24 horas por dia.
Início do programa de aluguel de ferramentas implantado primeiramente na cidade de Nashville, Tennessee.
1997
Lançamento dos Kids Workshops, onde mais de um milhão de crianças já participaram ativamente na construção de casas para pássaros, caixas de ferramentas e outros utensílios domésticos.
1999 Todas as lojas passam a ter uma Universidade Home Depot para auxiliar os consumidores em pequenas reformas.
2000
Disponibilização para os consumidores da cidade de Las Vegas do e-commerce.
2006 Inauguração dos primeiros FUEL CENTERS localizados na parte externa das lojas de Hermitage e Brentwood (subúrbio de Nashville no Tennessee), e Acworth (Geórgia). Essas unidades, espécie de loja de conveniência com posto de gasolina, oferecem combustível, serviço de lavagem de carro e venda de bebidas e comidas.
Aquisição da rede chinesa The Home Way que possuía 12 lojas em 6 cidades.
2007 Lançamento da ECO OPTION, marca própria que engloba cerca de 4 mil produtos ecologicamente corretos, desde lâmpadas fluorescentes a aparelhos para espantar insetos
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-As lojasUma loja média da THE HOME DEPOT tem aproximadamente 9.755 m² de área interna dedicada às vendas e mais cerca de 2.600 m² de espaço externo dedicados à jardinagem, incluindo estufas de plantas ornamentais. Uma loja típica oferece aos consumidores mais de 40 mil itens diferentes (outros 250 mil itens estão disponíveis sob demanda, no site da empresa), desde um simples prego, passando por ferramentas e tintas, eletrodomésticos até equipamentos para jardins, além de disponibilizar serviços de instalação e consultoria especializada. O sortimento de produtos pode variar muito de loja para loja, uma vez que a empresa procura oferecer um mix personalizado para cada região, de acordo com as necessidades dos consumidores locais.

Avançando do “faça você mesmo” para o “fazemos por você”, a THE HOME DEPOT oferece serviços profissionais de instalação, por meio de empreiteiros terceirizados que passam por um processo de validação e abrangem da reforma dos tetos aos encanamentos, aquecimento, cozinha, banheiro e impermeabilização, entre outros. O consumidor profissional também é atendido nas lojas da rede, com programas de fidelização, compra de grandes volumes com descontos especiais, programas de entrega programada de produtos, facilidades de crédito e outras iniciativas. Os funcionários são chamados de associados e a empresa se orgulha do alto nível de serviço que eles oferecem. A maior loja da rede está localizada na cidade de Anaheim na Califórnia.-
-O segredo do sucessoO sucesso da THE HOME DEPOT foi fruto de várias características distintas, entre elas o ar de galpão de suas lojas alaranjadas (com direito a fraca iluminação, corredores apinhados e esparsa sinalização); o lema “stack it high, watch it fly” que reflete o foco básico em vender cada vez mais; e a incrível autonomia concedida aos gerentes das lojas, o que incentivaria a inovação e permitiria que tais agissem com rapidez ao sentir mudanças nas condições do mercado.-
-Os slogansMore saving. More doing. (2009)
You can do it. We can help. (2003)
The Home Depot: First In Home Improvement! (1999)
Where low prices are just the beginning. (anos 90)
When you’re with us at Home Depot, you'll feel right at home. (anos 90)
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos● Fundação: 22 de junho de 1978
● Fundador: Bernie Marcus, Arthur Blank, Ron Brill, e Pat Farrah
● Sede mundial:
Atlanta, Geórgia● Proprietário da marca: The Home Depot, Inc.● Capital aberto: Sim (1981)
● Chairman & CEO:
Frank Blake● Faturamento: US$ 66.1 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 2.66 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 61.1 bilhões (fevereiro/2011)
● Lojas:
2.248● Presença global: 7 países● Presença no Brasil: Não
● Clientes: 28 milhões por semana
● Maiores mercados:
Estados Unidos, Canadá e México● Funcionários: 322.000
● Segmento:
Varejo (construção)
● Principais produtos:
Produtos, ferramentas e serviços para reformas domésticas● Outros negócios: The Home Depot Fuel Centers (postos de gasolina)
● Ícones: A cor laranja e a filosofia “Faça você mesmo”
● Slogan:
More saving. More doing.
● Website:
www.homedepot.com
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A marca no mundoAtualmente a rede THE HOME DEPOT, quarta maior rede de varejo e a maior em equipamentos domésticos e materiais para reformas dos Estados Unidos, possuí mais de 2.245 lojas nos Estados Unidos, Canadá (179 unidades), China (10 unidades), Porto Rico, Ilhas Virgens, Guam e México (80 unidades), emprega mais de 320 mil funcionários e tem vendas superiores a US$ 66 bilhões.
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-Você sabia? Cerca de 28 milhões de consumidores visitam as lojas da rede todas as semanas.
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-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 11/3/2011

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