terça-feira, 3 de abril de 2012

POST 1447: MANDIC - A HISTÓRIA

 
A MANDIC é muito mais que uma marca da Internet que virou um case em Harvard. É uma grife brasileira da rede mundial de computadores que oferece serviço personalizado de e-mail, sempre com excelentes plataformas tecnológicas, para quem precisa de alta qualidade e confiabilidade na hora de trocar informações.
-
A história
A história da MANDIC começou em 1989, durante um processo de instalação de sistemas numa fábrica de automóveis no ABC, na Grande São Paulo, quando Aleksandar Mandic, filho de pais sérvios e um dos precursores da Internet no Brasil, vislumbrou a possibilidade de criar um mecanismo onde os usuários pudessem trocar informações à distância. Viu naquilo a única chance de um computador deixar de ser uma ilha e trocar conhecimento com outras pessoas. Para viabilizar seu projeto, e por que não dizer sonho, ele procurou a Embratel, que na época era proprietária de um sistema de tratamento de mensagens, chamado STM 400.
 
Como não funcionava direito, ele montou seu próprio BBS (sigla para Bulletin Board System, um sistema de troca de informações via conexão telefônica) no país. No mês de outubro de 1990, mesmo ano em que o Brasil entrava na internet, fazendo sua primeira conexão, ainda em âmbito acadêmico, ele fundou a MANDIC BBS, que possuía apenas 60 megabytes de capacidade (espaço que hoje mal armazena uma dúzia de músicas em MP3) e funcionava no quarto de sua casa, iniciando suas operações tendo como capital um micro-computador 286, uma linha telefônica e apenas um funcionário, o próprio Aleksandar. A MANDIC oferecia inicialmente serviço de e-mail diferenciado para aqueles que precisam dessa ferramenta para trabalhar.
-
Em 1993, a Intel lançava o processador Pentium, fazendo com que a MANDIC conseguisse manter pessoalmente 400 usuários. Mas para crescer, ele precisou alugar, de seu padrasto, o andar de baixo da casa. Foi o momento certo para trocar o PC 286 por um servidor 486 conectado a uma rede Novell e estações 386. Foi então, que ele resolveu não tirar férias, nem sequer um domingo de folga, pois iria responder e atender pessoalmente à todos os seus clientes. A MANDIC nesta época era a única a oferecer suporte 24 horas. E o esforço de Aleksandar deu certo. Como a propaganda dependia do boca a boca, ele arriscou o próprio pescoço todos os dias e passou oferecer melhores serviços aos seus clientes.-
-
No ano seguinte, em 1994, começava o uso comercial da internet, e com isso a MANDIC contratou um jovem programador para transformar todo o sistema BBS em Internet, fazendo com que seus usuários pudessem trocar de plataforma automaticamente e com isso sair novamente na frente da concorrência. A MANDIC foi o primeiro provedor de acesso a oferecer Internet para 10 mil usuários. Manteve a empresa caseira até 1995, quando os vizinhos começaram a reclamar das 80 linhas telefônicas instaladas num edifício residencial. Resolveu então procurar um investidor.


Em setembro de 1996 fechou um acordo financeiro com o grupo Garantia Participações. O resultado foi surpreendente: em 1997 a empresa já faturava US$ 10 milhões. Neste mesmo ano, quando o UOL ingressou fortemente no mercado distribuindo kits de acesso para seus 300 mil assinantes, a MANDIC resolveu fazer igual, mas oferecendo um atendimento melhor. Comprou o mesmo espaço publicitário que o UOL utilizou na Folha de S. Paulo e publicou no próprio jornal o anúncio dos kits de acesso da MANDIC. Foi um tremendo sucesso.-
Em 1998, Aleksandar vendeu a empresa para o grupo argentino Impsat (controlador do provedor argentino O Site), deixou a MANDIC no ano seguinte e foi ser um dos fundadores do portal IG. No final de 2001, decidido a ter novamente seu próprio negócio, Aleksandar reabriu (isto porque ele só havia vendido as operações e não a marca) a MANDIC, em janeiro de 2002 com um novo posicionamento: mandic:mail, o melhor serviço de e-mail da Internet. Bom, pago e para pessoas exigentes, que precisam do e-mail para trabalhar. A nova empresa, apesar de ser uma provedora de internet, focava seus esforços no serviço de correio eletrônico.-
-O serviço, batizado de mandic:mail, foi desenvolvido com a mais avançada tecnologia e incluía todos os recursos necessários para o público, que precisava de um e-mail de alta confiabilidade. Nos anos seguintes, a MANDIC se destacou no mercado com inúmeras inovações: caixa postal que nunca lota; duplo sistema antispa; monitoramento de mensagens em tempo real; envio de mensagens registradas, assim como uma carta registrada enviada pelo correio; Central de E-mail, um recurso que permite ao usuário acessar suas outras contas de e-mail a partir do mandic:mail; e a possibilidade de transformar o iPhone em um verdadeiro controle remoto do mandic:mail.

Além disso, a MANDIC também introduziu novos serviõs como soluções de hospedagem de sites, acesso discado e sem fio à Internet e o mandic:mail.mkt, solução de gerenciamento de comunicação direta e eficiente com o seu público.
-
-Dados corporativos
● Origem:
Brasil● Fundação: 1990
● Fundador: Aleksandar Mandic
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: MANDIC Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente:
Aleksandar Mandic● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Conta e-mail: 800 mil contas
● Presença global: 150 países (oferece acesso)
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 180
● Segmento:
Comunicação● Principais produtos: e-mail, acesso à Internet e hospedagem de sites● Ícones: O serviço de e-mail
● Slogan: A internet em pessoa.
● Website:
www.mandic.com.br
-A marca no mundoAtualmente a MANDIC, que oferece serviços que vão de segurança em email a backup e hospedagem, além de banda larga sem-fio em todo o Brasil e no exterior, operando em mais de 150 países, possui mais de 1.500 clientes corporativos (somando aproximadamente 800 mil contas de e-mail armazenadas em um centro de dados). Quanto a divisão geográfica de clientes, São Paulo representa 60% do total do faturamento, tendo os três estados juntos, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Curitiba, com 25% e o resto espalhado pelo país.-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 19/5/2010

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger