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Quando iniciamos um negócio, começamos empolgados com
a oportunidade. Apresentamos o projeto da empresa para algumas pessoas mais
próximas, conversamos com familiares e todos dizem ser uma ideia genial. Não é
mesmo? Sendo assim, o empreendedor se convence de que o negócio é bom e dá
início ao processo de abertura da empresa.
Já nesta primeira fase, o empreendedor descobre que
não é tão simples assim. O processo de abertura leva pelo menos 3 meses,
contando da assinatura do Contrato Social até o recebimento de todos os números
de inscrições necessários para operar (CNPJ, CCM, IE etc.). Descobre-se que existem as regras e as
burocracias a serem respeitadas, e assim os primeiros nãos de sua jornada.
Porém, passada a constituição da empresa, parte então
para a busca da clientela, e aqui começa a perceber que a empolgação de seus
familiares e amigos próximos não reflete a opinião do mercado. Muitos contatos
e reuniões depois e o empreendedor começa a perceber que para cada ‘sim’ ele
recebe, em média, outros 10 ‘nãos’, sem contar aqueles que nem se interessaram
em recebê-lo. Então, passa a perguntar-se: quando isso vai mudar?
Confesso que não tenho essa resposta, mas digo a você
que independentemente de quando isso mudará, NUNCA ACEITE NÃO como resposta.
Seja persistente, insista. Se aquele cliente disse ‘não’, questione, tente
entender o porquê, mude a estratégia. Talvez ele não tenha entendido o seu
produto e suas vantagens e peça para lhe dizer os motivos que o levaram a
fechar com seu concorrente. Aprenda e vá atrás de outro, guardando este prospect
para outro momento. Construa relações mesmo com aquele que lhe deu um solene
‘não’ no primeiro momento.
A chave para se ter sucesso nos negócio é não aceitar
um ‘não’ facilmente. No mundo de hoje, concorremos não só com outras empresas
do nosso próprio segmento, mas também com o tempo: o tempo de seu cliente parar
para realmente lhe ouvir e prestar atenção naquilo que está
sendo oferecido. Portanto, não desista e tente ao máximo ter toda atenção dele.
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Apresentador e empreendedor, ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa O Aprendiz 4 – o Sócio.
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