sábado, 14 de janeiro de 2012

POST 1210: DESIGNER TRANSFORMA GRAVETO EM ESCOVA DE DENTES SUSTENTÁVEL


Já pensou em sair do tradicional processo de escovação dos dentes e radicalizar higienizando a boca com um graveto? Na primeira impressão parece ser um método maluco certo? Ou uma história de quem gosta de acampar, além de não parecer ter a eficiência e principalmente o conforto da convencional escova plástica.



Contudo, a jovem libanesa estudante de design, Leen Sadder, que desenvolveu o primeiro protótipo da ideia afirma e comprova que é possível higienizar a boca de maneira eficaz e bem tranquila, diferente do que se imagina, utilizando um ramo de árvore.


Foi pensando em diminuir o impacto na natureza das nossas atividades de higiene bucal que a jovem iniciou seus estudos e descobriu que existe um tipo de graveto capaz de substituir, de forma eficaz, a escova e a pasta de dentes: o Miswak, um ramo da árvore Salvadora Pérsica.


Através de muita pesquisa, Sadder conseguiu comprovar cientificamente que o Miswak possui em seu interior cerdas naturais com propriedades antimicrobianas, que limpam a boca e evitam o mau hálito.

Em sua busca através da história do Miswak, a jovem descobriu que o mesmo ramo já era usado por povos da antiguidade para a limpeza dos dentes, dessa maneira, a designer deu ares modernos ao método e criou uma embalagem reutilizável para o graveto que facilita o transporte.




O processo para escovar os dentes com o graveto parece ser muito simples. Basta cortar o graveto e esfregar suas cerdas naturais nos dentes. A embalagem desenvolvida pela designer trás consigo um cortador (como aqueles de charutos), então depois de usar o Miswak, é só cortar a ponta que ele já está pronto para ser utilizado novamente.




O uso do graveto prova que a ideia é mais do que nunca uma higienização bucal sustentável, pois não só reduziria a utilização de água para limpeza dos dentes (e a contaminação da mesma através da utilização de cremes dentais) como também diminuiria a produção de lixo.



Ao contrário das escovas plásticas, o graveto após ser totalmente usado, pode ser enterrado no quintal para se decompor na natureza como qualquer outro galho.


O produto por enquanto é apenas um protótipo, batizado de THIS, mas segundo a estudante ele já está sendo vendido via internet em sites especializados para os curiosos. Você toparia escovar os dentes com um graveto como os povos da antiguidade?

***********

Texto de Laércio Bizzarri ( @bizzarrilaercio )Diretor de arte da agência M51 Criatividade Estratégica. Apaixonado pelo design que inspira, transmite e transforma.Site: http://laerciobizzarri.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger