sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

POST 1205: 3M - A HISTÓRIA


Fitas adesivas, abrasivos, fitas para fralda, protetores auditivos, filtros de água, luvas, etiquetas, bandagens curativas, fitas elétricas, esponjas e blocos de recados. Os produtos fabricados pela 3M estão muito mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar. Por mais de 100 anos, pessoas ao redor do mundo procuram na 3M produtos e idéias que solucionem seus problemas e tornem suas vidas mais fáceis e melhores. Espírito de inovação, essa é a 3M.
A história
A empresa foi fundada no dia 13 de junho de 1902 na cidade de Two Harbors, localizada na região dos Grandes Lagos no estado americano de Minnesota, por cinco homens de negócios (Henry Bryan, Hermon Cable, John Dwan, J. Danley Budd e William McGonagle) que acertaram a exploração de uma jazida mineral para extração de um abrasivo chamado Corindo. Porém, a jazida provou ser de pouco valor e a empresa Minnesota Minning and Manufacturing Company (Companhia de Mineração e Manufatura de Minnesota, daí a origem do nome 3M) rapidamente se mudou para próximo da cidade de Duluth, voltando seus negócios para a venda de lixas e derivados, depois de receber investimento do empresário Lucius Ordway. O logotipo tradicional da empresa foi utilizado pela primeira vez em 1906.

Em 1910, a empresa mudou-se para St. Paul, capital do estado de Minnesota, atraindo novos investidores, aperfeiçoando as lixas que produziam e mudando a abordagem comercial: os vendedores procuravam os usuários dos produtos em vez de gerentes. As inovações técnicas e de marketing começaram a produzir bons resultados, e em 1916, a companhia pagou seu primeiro lucro de 6 centavos de dólar por ação. Neste mesmo ano foi inaugurado o primeiro laboratório de pesquisa da 3M. A primeira lixa à prova d’água do mundo que reduzia poeira durante a produção de automóveis foi desenvolvida no início da década de 20. O novo produto revolucionou o mercado de pintura e acabamento de metais.
Outro marco importante ocorreu em 1925, quando pesquisadores da 3M descobriram que os fabricantes de carros necessitavam de um adesivo que facilitasse a pintura de carros com duas cores. Foi então, que Richard G. Drew, um jovem assistente do laboratório da 3M, criou um produto revolucionário, que foi batizado de Scotch Tape (fita escocesa) pelos operários: a primeira de muitas fitas adesivas sensíveis à pressão que a empresa iria produzir. O nome foi mantido e hoje é marca registrada de todas as fitas adesivas da empresa. No final desta década, em 1929, a empresa formou uma Holding na Europa junto com outras 8 fábricas, iniciando assim sua expansão no mercado internacional. A The Durex Corporation se tornou o primeiro negócio internacional da 3M.

Nos anos seguintes, o progresso técnico resultou, em 1930, na fita adesiva de celofane Scotch para selar caixas, facilitando a identificação de seus conteúdos, escrevendo tais informações, e que, com o tempo, propiciou a descoberta de centenas de outras utilidades. Nesta década a empresa teve um crescimento gigantesco. No início dos anos 40, devido a Segunda Guerra Mundial, a empresa apesar das grandes dificuldades que o período impunha, gerou novas soluções em produtos, como materiais refletivos Scotchlite para a sinalização de estradas, a fita magnética para a gravação de som, fita adesiva de filamento e o início da participação da 3M no mercado das artes gráficas com lâminas para o processo litográfico de impressão.

Na década seguinte a empresa expandiu seus domínios internacionais inaugurando núcleos na Austrália, Canadá, França, Alemanha, México e Inglaterra, além de introduzir produtos revolucionários como o processador de cópia Thermo-Fax, o protetor de tecido Scotchgard, a fita magnética de vídeo, as esponjas de limpeza Scotch-Brite e diversos novos produtos eletromecânicos. O microfilme Dry-silver foi introduzido no início da década de 60, junto com produtos voltados para a indústria de fotografia, papéis sem carbono, sistemas de projeção aérea e um rápido crescimento nos negócios de cuidados da saúde, com produtos médicos e dentários como o fio dental. Ainda nesta década, em 1963, inaugurou o primeiro laboratório de pesquisa fora dos Estados Unidos, em Harlow na Inglaterra.

Os negócios expandiram nos anos 70 e 80 nas áreas de farmácia, radiologia e de controle da energia. No final da década de 70 as vendas da 3M ultrapassaram os US$ 5 bilhões. Pouco depois, já nos anos 80, a 3M introduziu o bloco de recados adesivos Post-it, criando uma nova categoria de produtos no mercado, e transformando a comunicação entre as pessoas e o comportamento das organizações desde então. Na década de 90, a 3M continuou a desenvolver uma grande quantidade de produtos inovadores, incluindo modificadores farmacêuticos de resposta imune; filme para aumentar o brilho de displays eletrônicos e circuitos flexíveis usados em impressoras de janto de tinta, telefones celulares e em outros dispositivos eletrônicos.

Em 2002, a empresa adotou oficialmente o nome 3M Company. Dois anos depois, as vendas globais alcançaram, pela primeira vez, a marca de US$ 20 bilhões com novos produtos que contribuem significativamente para o crescimento contínuo da empresa. As inovações recentes incluem o bloco de recados Post-it Super Sticky, a fita adesiva transparente Scotch, películas ópticas para televisões LCD e uma nova família de produtos de limpeza Scotch-Brite, que proporcionam aos consumidores o poder de limpeza ideal e inteligente.

A linha do tempo
1914
● Introdução do abrasivo feito de óxido de alumínio chamado Three-M-ite. Era o primeiro produto exclusivo da 3M.
1947
● Lançamento das fitas magnéticas de vídeos.
1948
● Lançamento das primeiras fitas decorativas para presentes.
● Lançamento dos primeiros panos cirúrgicos.
1954
● Lançamento da linha Scotchlite, composta por materiais refletivos para sinalização de estradas e automóveis.
1958
● Lançamento da esponja Scotch-Brite, que se tornou a esponja número 1 da América.
1960
● Lançamento do microfilme Dry-silver.
● Lançamento do esparadrapo anti-alérgico Micropore.
● Lançamento da fita transparente Scotch Magic.
1963
● Lançamento da primeira grama sintética para uso esportivo sob a marca Tartan Tuf.
1967
● Lançamento das máscaras descartáveis.
1970
● Lançamento do filme protetor para embalar alimentos Scotchban e das fitas para selar caixas.
1975
● Lançamento da linha de produtos para a pele Buf-Puf.
1980
● Lançamento de um dos produtos de maior sucesso da empresa, os adesivos Post-It.
1985
● Lançamento das fitas adesivas para fraldas descartáveis.
1991
● Lançamento do insufilme (película protetora para vidros) sob a marca Scotchshield.
1993
● Introdução de um número exclusivo (1-800-3M HELPS) para tirar dúvidas sobre os produtos da 3M.
1997
● Introdução do medicamento Aldara, pomada de combate a células cancerígenas.

A empresa ainda possui a marca NEXCARE, que batiza sua linha de produtos para cuidados pessoais com bandagens adesivas, ataduras e gazes, esparadrapos, gel e spray antiséptico, cremes para a pele, entre muitos outros.

Uma empresa inovadora
A inovação é atualmente o grande desafio que todas as empresas devem enfrentar, qualquer que seja seu tamanho. E existe uma empresa em que a inovação já se tornou tradição: ela se chama 3M, e, a cada dia, uma dentre quatro pessoas no mundo usa um produto seu. Para entender esse DNA de inovação da 3M seria preciso fazer uma visita à sede da empresa, inaugurada durante a Primeira Guerra Mundial e localizada nos subúrbios de St. Paul, no estado de Minnesota, para descobrir como essa empresa tem tanta facilidade para inovar e tanto sucesso com isso, mesmo nadando contra a corrente (afinal, possui diversos focos em vez de um e oferece uma quase-estabilidade aos funcionários).

Percorrendo as instalações do 3M Center (complexo formado por mais de 50 prédios em uma área de 475 acres), não é difícil entender: todos os funcionários são estimulados à desenvolver soluções inovadoras para os problemas e necessidades dos clientes e chegam a apresentar mensalmente cerca de 200 idéias novas.

Outro fator preponderante para essa obsessão por inovação é o investimento em pesquisas e desenvolvimento: 35 laboratórios de pesquisas onde trabalham mais de 7.000 cientistas e pesquisadores (3.900 trabalhando nos Estados Unidos). Anualmente a 3M investe mais de US$ 1.8 bilhões na área de pesquisa e desenvolvimento. O sucesso da empresa está na habilidade de aplicar suas tecnologias - freqüentemente por meio de combinações - em uma variedade infinita de necessidades dos clientes. Obviamente, tudo isso é possível devido aos funcionários e pesquisadores da 3M e ao seu compromisso único de tornar a vida das pessoas mais fácil e melhor no mundo todo.

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A evolução visual
O logotipo da 3M mudou bastante no decorrer dos anos. Somente em 1926 designação 3M (escrita na época THREE M) apareceu em seu logotipo. A partir de 1937 o termo 3M foi incorporado oficialmente no logotipo da empresa. Depois de algumas modificações, em 1978 foi lançado o tradicional logotipo vermelho pelo qual a empresa é identificada nos dias de hoje.

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
13 de junho de 1902
● Fundador:
Henry S. Bryan, Herman W. Cable, John Dwan, William A, McGonagle, and Dr. J. Danley Budd
● Sede mundial: Maplewood (subúrbio de St. Paul),
Minnesota
● Proprietário da marca: 3M Company
● Capital aberto: Sim (1946)
● Chairman, CEO & Presidente: George Buckley

● Faturamento: US$ 23.1 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 3.19 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 62.5 bilhões (outubro/2010)
● Valor da marca: US$ 3.586 (2010)
● Fábricas:
45
● Laboratórios de pesquisas:
35
● Presença global:
200 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 74.835
● Segmento:
Conglomerado
● Principais produtos: Adesivos, abrasivos, fitas, esparadrapos, esponjas
● Ícones: Os blocos Post-It
● Slogan: Improving life through innovation.
● Website:
www.3m.com

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca 3M está avaliada em US$ 3.586 bilhões, ocupando a posição de número 90 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no Brasil
A 3M chegou ao Brasil em 1946 e instalou-se no dia 9 de abril na cidade de Campinas, sob a razão Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda. Nesta época, sua linha de produção estava voltada exclusivamente para o mercado de fitas adesivas mas, em pouco tempo, a 3M já lançava novos produtos. Nos anos 60, a 3M consolidou suas operações em território nacional e introduziu produtos de sucesso como a esponja Scotch-Brite. Na década de 80, inovações como o Post-it ganharam mercado. Os anos 90 trouxeram tecnologias revolucionárias como a fibra ótica, a microreplicação e os não-tecidos.

Atualmente possui mais de 163.747 metros quadrados de parque fabril nas cidades de Sumaré, Ribeirão Preto e Itapetininga, no estado de São Paulo. Além disso, possui outras unidades localizadas em Mairinque (Cuno Latina, especializada em filtração de água e fluidos), interior de São Paulo; e Manaus no estado do Amazonas. A 3M do Brasil é responsável pela fabricação e comercialização de mil produtos básicos, dos quais derivam 25 mil itens. A empresa opera com uma estrutura formada por 35 unidades de negócios e atua em mais de 40 segmentos de mercado. Aproximadamente 70% dos produtos comercializados no país são produzidos localmente, sendo considerada uma das subsidiárias do Grupo com maior capacidade produtiva instalada.

A marca no mundo
A 3M, que emprega mais de 74.500 empregos diretos com vendas anuais de US$ 23.1 bilhões, oferece cerca de 55 mil itens, desenvolvidos a partir de 45 plataformas tecnológicas e fábricas localizadas em mais de 60 países. Seus produtos são utilizados em mais de 40 segmentos diferentes de mercado e encontrados em 200 países. As vendas internacionais (excluindo os Estados Unidos) alcançaram 2009 mais de US$ 15 bilhões (65% do total da empresa).

Você sabia?
● A maior parte dos funcionários 3M está empregada localmente. Apenas quase 300 funcionários não vivem em seu país de origem.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 3/10/2010

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