sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

POST 1206: ELITISMO: Bem ou mal faz parte do seu sucesso! Por Darlei Simioni.

Elitismo no dicionário significa o sistema que favorece os melhores elementos de um grupo em detrimento da massa; política que visa à formação de uma elite.
Olhando por esse significado não parece ser algo bom no contexto geral, onde se fala de igualdade, porém vou passar o que penso e acredito de positivo sobre o assunto e exemplificando.
Se você quer obter grande SUCESSO, se tornar um elitista será uma vantagem enorme. Explico o porquê: quando você deseja se tornar referência e fazer à diferença, será necessário a formação de uma equipe também diferenciada, composta pelos melhores de cada área envolvida. E quando isso realmente é feito, torna-se uma EQUIPE-ELITE, e através disso torna-se possível qualquer coisa, principalmente ser IMBATÍVEL.
Um excelente exemplo disso é a APPLE, empresa que criou só nos últimos anos sucessos de vendas, um atrás do outro como: MacBook Air [o notebook mais fino do mundo], Ipod, Iphone e o Ipad graças ao pensamento elitista de um dos fundadores da empresa: Steve Jobs. Para entender um pouco do sucesso atual da APPLE é necessário conhecer um pouquinho da história da mesma. Em 1976, Jobs e Steve Wozniak [o Woz] fundaram a APPLE no quarto de Jobs. Woz era o que chamamos de nerd. Ele montou seu próprio computador pessoal. Com isso Jobs viu uma oportunidade de “fazer dinheiro”, mas para tornar realidade essa ideia era necessário uma equipe sensacional e nisso Jobs era e continua sendo “fera”: juntar os melhores para realizar qualquer projeto, [desde que o projeto valha à pena, é claro].
A APPLE foi a PIONEIRA em lançar um computador pessoal, e através disso tornou-se a elite do mercado de computadores pessoais. De 1976 até 1985 a empresa cresceu de uma forma exorbitante e com isso, na empresa já com capital aberto, iniciou-se uma disputa interna que resultou no afastamento [leia-se demissão, isso mesmo, demissão] de Jobs da APPLE.
Porém a força motora da empresa era justamente Jobs, o elitista. De 1985 à 1996 ele comprou e transformou uma divisão dos estúdios da Lucas Films no que conhecemos hoje de PIXAR, produtora de filmes totalmente feitos em computação gráfica, como Toy Story I e II, Procurando Nemo, Carros entre outros campeões de bilheteria mundial. E mais uma vez o elitista Jobs para conseguir mais essa façanha formou uma excelente equipe, composta pelos melhores da área.
 
Em 1996, a mesma APPLE que ele fundou com Woz, estava prestes a quebrar [leia-se fechar as portas], quando Jobs foi convidado a retornar a mesma, onde qualquer pessoa em sã consciência não retornaria pela situação em que foi forçado à deixar a mesma 11 anos antes, ele fez o contrário, porque? Porque ele tinha confiança que se forma-se novamente a elite de pessoas na equipe em suas áreas poderia retornar a ser a APPLE de quando tinha aberto as portas.
E em 15 anos, novamente pelo seu jeito elitista, ressurgiu a empresa e levou ela a uma das empresas mais valiosas do mundo e a marca mais valiosa segundo uma pesquisa desse ano [2011]. Para formar cada produto de sucesso hoje, Jobs rodeou-se dos melhores na área, mas como trazer os melhores para uma empresa que está prestes à quebrar? É o que Jobs e qualquer pessoa de real SUCESSO faz: primeiramente ACREDITA nos seus planos e em si próprio e que é POSSÍVEL o que está planejando e em segundo, PERSUASSÃO, isso é a qualidade em que Jobs deixa qualquer pessoa para trás.
Um exemplo disso foi quando ainda antes de sair da APPLE em 1985 ele persuadiu a pessoa que viria a se tornar um dos desenvolvedores principais da APPLE que já tinha fechado contrato com outra empresa, e em dois dias, [isso mesmo, dois dias] fez com que a mesma se apaixonasse pela empresa e abdicasse da vaga e benefícios [que por sinal não eram poucos, nem baixo oferecidos por aquela empresa] para se juntar a [na época] pequena APPLE.
Isso prova como o elitismo para quem quer realmente fazer SUCESSO e mostrar o porquê de estar aqui é necessário e fundamental, Jobs somente quer em suas equipes a ELITE dos melhores engenheiros, designers, enfim, os melhores em cada área envolvida em qualquer projeto da APPLE. Isso prova o porquê do enorme crescimento e sucesso da APPLE e Jobs no mundo da tecnologia: o ELITISMO.
Não fuja ou abdique essa qualidade, por mais que não pareça forte e ruim no contexto geral, pois o seu concorrente não deixará de usar, mas é claro, faça isso COM escrúpulos, sem passar por cima dos concorrentes e pessoas à qualquer custo, torne-se elitista na medida correta, com equilíbrio e lhe garanto que um GRANDE passo para o SUCESSO você estará dando e com firmeza.
ACREDITE NO SEU POTENCIAL! E sempre pense na equipe, como disse Ayrton Senna:
“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”.
E você? Tem algo à acrescentar? Deixe sua opinião, crítica, elogio. Não seja só mais um. O #MASTER foi desenvolvido para acrescentar e ser acrescentado por você que assim como eu tem CERTEZA que só crescemos quando fazemos os outros crescerem também.

VISÃO INTELIGENTE! UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!


Darlei Simioni
Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing & Gestão de Negócios.
Consultor de Empresas, Palestrante.
Mais de Darlei Simioni AQUI.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger