segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

POST 1264: OS PROFISSIONAIS QUE DEVEM SER OS "ÚLTIMOS A ABANDONAR O NAVIO"

Comandante de navio

São Paulo – Os erros que levaram o navio Costa Concordia ao naufrágio, na Itália, não são os únicos fatores que podem condenar o comandante Francesco Schettino, que conduzia a embarcação, a até 15 anos de prisão. Ele irá responder também por abandono de navio.

Gravações divulgadas ontem provam que o comandante deixara o navio antes que todos os passageiros fossem resgatados. A atitude é uma clara infração à convenção internacional Normas de Formação, Certificação e Vigilância (STCW, na sigla em inglês) que determina que o capitão seja o último tripulante a evacuar a embarcação.

Até agora,
11 mortes já foram confirmadas enquanto cerca de 20 pessoas permanecem desaparecidas. Schettino cumpre prisão domiciliar enquanto aguarda julgamento.

Os capitães de navio, contudo, não são os únicos que devem permanecer em situações de risco para garantir a segurança de terceiros. Confira nas próximas páginas algumas carreiras em que fugir não é uma opção e em que o próprio instinto de sobrevivência deve ficar em segundo plano.


Chefes de Estado

Não importa o tamanho do problema que assolou o país, é dever de todo chefe de Estado permanecer entre as fronteiras da nação para garantir a segurança dos cidadãos que representa.

Essa, contudo, não foi a postura do rei português Dom João VI em 1807. Diante da ameaça de invasão de Portugal feita por Napoleão Bonaparte, o então soberano português e mais (cerca de) 15 mil membros da corte portuguesa “correram” para o Brasil em novembro daquele ano.

Com isso, de 1808 a 1821, o Rio de Janeiro se tornou a sede política de todo o reino de Portugal. Os historiadores atuais, contudo, avaliam esse fato inusitado mais como parte de um plano estratégico do que de um ato de covardia.


Gestor de continuidade de negócios

Diante de desastres naturais e ambientais, ataques terroristas ou outros eventos que coloquem um negócio em risco, os gestores de continuidade de negócios têm a missão de elaborar um plano alternativo para que as empresas (e governos) retomem o mais rápido possível às suas rotinas.

Isso significa que, na prática, eles precisam estar exatamente nos locais em que quase ninguém queria estar. Na maior parte do tempo, contudo, o trabalho do gestor de continuidade de negócios é prevenir, planejar e cruzar os dedos para que nada aconteça. Se acontecer, o foco é liderar equipes para cumprir o plano B.

Diretores técnicos de empresas que prestam serviços básicos

Os profissionais que atuam nos setores que prestam serviços básicos à população como energia e água também estão na lista dos que devem correr para o olho do furacão – ou, pelo menos, logo depois para garantir que os serviços sejam retomados com rapidez e assim garantir condições de trabalho para equipes de resgate e hospitais.

No ano passado, os profissionais da área técnica da concessionária energia Ampla sentiram o peso dessa responsabilidade na pele quando tiveram que reestabelecer o serviço de energia elétrica para a região serrana do Rio de Janeiro - afetada pelo pior desastre natural da história do país. Na ocasião, devido a chuvas e deslizamentos de terra, mais de 900 pessoas morreram.

Em sete horas, a concessionária conseguiu reestabelecer a energia de 75% dos clientes afetados pela pane - apesar do cenário devastador digno do maior desastre natural do Brasil.

Médicos e enfermeiros

Em plantão ou não, eles devem estar onde há pessoas que precisam de cuidados de saúde. Com isso, é de se esperar que em regiões onde quase nenhum ser humano gostaria de estar, como em conflitos armados, desastres naturais ou epidemias, a demanda por estes profissionais se multiplique.

A organização Médicos Sem Fronteiras é um dos exemplos disso. Em média, segundo informações da instituição, a MSF intervém entre 48 e 72 horas após uma situação de emergência. Atualmente, ela mantém cerca de 22 mil profissionais espalhados por 65 países que vivenciam alguma situação de crise.


Bombeiros, policiais e militares

Mais de 300 bombeiros morreram nos atentados dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Enquanto tentavam resgatar vítimas, eles lutaram até o fim para garantir o maior número de sobreviventes.

No filme World Trade Center, inspirado na história verídica dos policiais John McLoughlin, interpretado por Nicolas Cage e Will Jimeno (Michael Peña) a história fala justamente dos esforços dos profissionais.

Os militares são a força e a defesa de cada país. Eles estão sempre de prontidão para auxiliar a sociedade em conflitos, desastres naturais ou guerras.


Jornalista, fotojornalista e cinegrafista

O cinegrafista Gelson Domingos, da TV Bandeirantes, estava acompanhando uma operação do Bope no Rio de Janeiro, quando foi atingido por um tiro e morreu. Esse é apenas um exemplo de profissionais da mídia que arriscam suas vidas para registrar bem de perto o que está acontecendo.

Apesar do perigo que envolve a cobertura em área de conflito e guerras, como na Síria ou no Iraque, é difícil ver um jornalista ou fotojornalista abandonarem seus postos, pois para a maioria deles, a informação está acima dos riscos.


Controlador de tráfego aquaviário e aéreo

O controlador de tráfego aquaviário é o profissional que está de prontidão para garantir o fluxo de navios com segurança. Diferentemente do controlador de tráfego aéreo que controla as rotas de aviões de todo o país, cada controlador e equipe são responsáveis por uma região.

Entretanto, de acordo com o Cabo Rogério Leite da Capitania dos Portos de São Paulo, quando um navio manda SOS, o controlador mais próximo do sinal irá auxiliar no que for preciso. Muita calma, atenção e precisão são os pré-requisitos desses profissionais.

Já o controlador aéreo presta serviço da terra para auxiliar e orientar aeronaves, tanto no ar quanto no solo. Além de fornecer informações sobre o tráfego, condições e autorizações para mudanças de rotas, o controlador ajuda a manter o tráfego seguro independente da ocasião. Nos dois casos, os profissionais precisam estar a postos para garantir a segurança do tráfego dos navios ou aeronaves.


Professor

O professor na sala de aula não tem o papel somente de educar, ele também é responsável por auxiliar os alunos se um incêndio acontecer na escola, por exemplo. Isso vale tanto para creches em que os estudantes são meras crianças, quanto em faculdades.

No caso do ataque em Realengo, os professores foram essenciais para ajudar a manter a calma dos estudantes e evitar mais vítimas.


************


FONTE: EXAME





0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger