segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

POST 1221: FAÇA ESCOLHAS PARA QUE O TEMPO NÃO SEJA AINDA MAIS ESCASSO


O ano começou. Para quem ainda não fez a necessária reflexão sobre sua vida, seu trabalho e sua carreira, este é o momento. É preciso pôr na balança os prós e contras de sua experiência e de suas escolhas e fazer planos - ou melhor, decidir sobre o que mudar.

Não quero aqui considerar o risco de seus planos evaporarem no calor do verão brasileiro. Prefiro ter em conta que você, executivo de sucesso que tão bem planeja e constrói o futuro da sua organização, também será bem-sucedido no planejamento e na construção da sua própria vida. É o mínimo que se pode esperar ou, pelo menos, desejar.

Para essa reflexão, podem ser muito úteis alguns dados obtidos nas últimas pesquisas que realizei entre executivos das melhores e maiores empresas brasileiras. Em um desses trabalhos, esses profissionais revelam, por exemplo, que 41% do seu tempo é mal utilizado e, ainda, voltado a atividades que não agregam valor à empresa. Além disso, complementam: caso deixem de realizar tais atividades, nada acontece.

Incrível esse número, não é? Aliás, ele só tem crescido ao longo dos últimos anos. Em nível semelhante, aumentou o grau de insatisfação com o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional. E não se assuste: para 36% dos executivos, o volume de trabalho vai subir ainda mais em 2012. Difícil negar a relação desses dados com o crescente número de executivos que usam medicamentos para "dormir" e para tenta lidar com a ansiedade e a depressão típicas do dia a dia do ambiente empresarial de hoje.

No geral, os desafios profissionais e os resultados gerados para as organizações crescem consistentemente - mesmo que em alguns casos o desempenho empresarial deixe a desejar, entrando no que chamamos de subdesempenho satisfatório.

Ao mesmo tempo, como vimos em outra pesquisa, na qual utilizamos uma de nossas metodologias de apoio a processos de transformação cultural, um número significativo de executivos desse mesmo grupo de empresas considera que as relações autoritárias têm presença muito forte em seu ambiente de trabalho e dificultam a meritocracia e o "accountability". Os entrevistados apontam também que o autoritarismo é a característica mais indesejável da cultura organizacional e que deveria ser eliminada.

Soma-se a isso a grande preocupação dos nossos executivos com a situação macroeconômica, com a volatilidade, com o fato de estarmos vivendo uma "bolha" e com o ambiente de incertezas.

O fato é que nessa esfera a atuação direta do executivo é mais limitada. O que ele tem a fazer é se preparar e preparar sua empresa para os novos tempos. Portanto, minha sugestão é que ao fazer sua reflexão você deixe momentaneamente essas preocupações de lado, ocupando-se apenas do que está sob seu controle.

Ao analisarmos de forma cruzada todos esses dados, uma conclusão parece óbvia: você, executivo, precisa retomar - ou tomar - as rédeas das suas escolhas. Afinal, não há sentido em reclamar que falta tempo para a vida pessoal se 41% do que você faz não agrega valor ao negócio. Onde está seu poder decisório? Onde estão suas escolhas? Lembre-se de que o tempo é o mais escasso dos recursos da era contemporânea.

Enfim, 2012 só começou. Abre-se uma oportunidade maravilhosa para você refletir com responsabilidade e agir. Não vale fazer da empresa, da cultura, do chefe, ou mesmo da situação macroeconômica do país, os grandes responsáveis pelos seus problemas. Certamente, boa parte deles você não conseguirá mudar sozinho. Mas tente se concentrar na parte que lhe pertence. Aquela sobre a qual você é o maior, senão o único, responsável.

A escolha é sua de estruturar as bases para que seu ano continue a ser tão produtivo tanto do ponto de vista empresarial quanto do pessoal. Vá além de seus planos. Boa sorte e mãos à obra!

**************

Texto de Betania Tanure: doutora pela Brunel University (Inglaterra), psicóloga pela PUC-MG, professora da PUC-MG e convidada do Insead (França), Trium (NY University, London School of Economics, HEC) e London Business School. Foi diretora da Fundação Dom Cabral durante dez anos. Consultora da BTA -Betania Tanure Associados, atuando em empresas nacionais e internacionais nas áreas de gestão empresarial, gestão de cultura, liderança e equipes de alta performance. Membro do conselho de administração de grandes empresas brasileiras. Autora de diversos livros, artigos, papers e cases publicados no Brasil e no exterior.

Fonte: Valor Econômico.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger