sábado, 5 de maio de 2012

POST 1632: 10 FERRAMENTAS PARA VOCÊ CRIAR SEUS PRÓPRIOS TIPOS DE LETRA

Certamente já se questionou, enquanto navega na internet à procura dos melhores tipos de letra para utilizar nos seus trabalhos web, se seria possível criar os seus próprios tipos de letra. A resposta é simples: sim. É possível criar os seus tipos de letra utilizando uma das ferramentas que lhe vamos apresentar neste artigo!

A internet está repleta de tipos de letras, incluindo gratuitos de grande qualidade, por entre os quais poderá escolher quais os mais adequados para o tipo de trabalho que está a executar. A necessidade de criar um tipo de letra único pode surgir quando um cliente assim o desejar, ou mesmo para o seu branding pessoal, ter um tipo de letra criado por si, único. A capacidade de poder criar um tipo de letra não está ao alcance de todos os profissionais e isso pode fazer a diferença na hora de surpreender um cliente mais exigente, facultando-lhe assim tudo o que necessita para ter aquilo que deseja, seja um logótipo, um website inteiro ou apenas uma publicidade que tem de ser bombástica e diferenciar-se de todas as outras, começando pelo seu design.

As ferramentas para criação de tipos de letra podem ser muito dispendiosas, mas neste artigo vamos-lhe também mostrar-lhe alguns aplicativos gratuitos em 10 Ferramentas para criar os seus Tipos de Letra! Como qualquer aplicativo que utiliza pela primeira vez, irá passar por um processo de adaptação e familiarização com o aplicativo e as suas funcionalidades, e por isso mesmo não é expectável que as suas primeiras criações sejam de alta qualidade – com a prática e com o tempo certamente irá alcançar o que deseja!


1. YOUR FONTS

YourFonts.com é um gerador de fontes on-line que permite que você crie suas próprias fontes OpenType dentro de um par de minutos. Vá fazer sua própria letra como fonte! Com Your Fonts pode tornar a sua própria escrita em um tipo de letra, podendo criar um tipo de letra com mais de 200 caracteres, incluir a sua assinatura e assinar digitalmente os seus contractos. Tudo isto em um processo que demora menos de 15 minutos a ser concluído!


2. GLYPHS APP

Glyphs é um aplicativo com uma abordagem simples e inteligente que o ajuda a desenhar novos tipos de letra, modificar as fontes existentes, e criar os seus letterforms sem qualquer tipo de problemas. Desenhe formas, modifique o espaçamento, ajuste o kerning, compare os tipos de letra tudo no mesmo modo de exibição. Consulte resultado final antes de efectuar a exportação do tipo de letra e saberá o que irá ter em mãos! Este é um aplicativo criado apenas para os utilizadores de Mac OS.


3. RASTER FONT EDITOR

Raster Font Editor é um aplicativo fácil de usar para a criação de fontes bitmap. Ele suporta diversos formatos de arquivo e tem uma interface muito simples, ainda assim totalmente personalizável. O aplicativo pode abrir arquivos de fontes de recursos (* fnt.) criados por outras ferramentas. Pode importar fontes DOS 8×16, fontes de imagens BMP e pode converter fontes TTF para fontes de varredura. Com este aplicativo pode ainda salvar as suas fontes de varredura como fonte de recursos (* fnt.), Script Resource (*. Rc), Texto (*. Txt) e Windows Bitmap (*. Bmp).


4. GDBFED

GDBFED permite que você crie de forma interactiva novos arquivos de tipos de letra bitmap ou modificar alguns já existentes. Este aplicativo gratuito permite editar múltiplas fontes, permite operações de cortar e colar entre fontes e glifos e tem propriedades de edição de tipos de letra. O editor funciona nativamente com fontes BDF.



5. FONT CONSTRUCTOR

Font Constructor é uma ferramenta para que os estudantes pesquisem a construção básica de um alfabeto. O aplicativo permite que estes brinquem com os elementos que constroem o seu próprio tipo de letra . Ao fazê-lo, aprendem que existe uma relação entre diversos formatos no alfabeto e a forma como referem entre eles. Naturalmente, Font Constructor não é apenas para alunos. O aplicativo pode ser usado por designers gráficos, typedesigners ou por qualquer criativo que se sinta com imaginação para isso.




Type Light é um editor de tipos de letra OpenType totalmente funcional, e além disso é freeware! Com Type Light você pode criar, editar e converter tipos de letra OpenType TrueType (. Ttf) e PostScript (. Otf). Type Light é gratuito para uso pessoal e limitado para uso comercial (você pode vender suas fontes, desde que não seja essa a sua profissão).



7. BITFONT MAKER 2

BitFont Maker 2 é um aplicativo que lhe permite criar fontes baseadas em simples formas geométricas, uma vez que é um editor bitmap, significando que você terá que desenhar os seus tipos de letra pixel a pixel. É bastante simples de utilizar, e depois de concluído o seu novo tipo de letra poderá baixá-lo como um arquivo TrueType.



8. FONT FORGE

FontForge é um editor de tipos de letra que permite que você crie seu próprio tipo de letra postscript, TrueType, OpenType, CFF, svg e bitmap (bdf, FON, NFNT), ou editar os já existentes. Também lhe permite converter um formato para outro. FontForge tem suporte para formatos de muitas fontes Macintosh.



9. FONT STRUCT

FontStruct é um editor de tipos de letra completamente gratuito, possibilitando-lhe assim a oportunidade de criar os seus próprios tipos de letra diretamente no seu navegador web preferido sem a necessidade de transferir arquivos e instalar aplicativos no seu computador. Depois de concluída a edição do seu novo tipo de letra, você poderá guardá-lo e baixá-lo para o seu computador como um arquivo TrueType. Depois basta instalá-lo no seu computador e utilizá-lo em qualquer um dos projectos que esteja a desenvolver, podendo ainda utilizar esse mesmo tipo de letra como um tipo de letra web!



10. ROBO FONT

Robo Font é baseado em Unified Font Object (UFO) e é um aplicativo para Mac OS programado em Pyton com a flexibilidade como sua máxima. Robo Font é um editor que permite o acesso completo aos objetos e sua interface. O aplicativo é uma poderosa plataforma para desenhar e modificar fontes, criado para Mac OS.


Se tiver algum aplicativo que ache que deva figurar nesta lista, comente o artigo e deixe a sua contribuição, teremos imenso gosto em incluí-la neste artigo.

Abraço!




FONTE: ESCOLA DA CRIATIVIDADE

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger