terça-feira, 19 de abril de 2011

Sabão a R$ 26 e Havaianas a R$ 176. Você pagaria?

Você pagaria R$ 176 por um par de Havaianas? No Brasil, talvez não. Mas no Japão, sim. Levantamento realizado pelo iG junto a moradores de seis países mostrou como podem variar os preços de um mesmo produto mundo afora.
Em contato com consumidores de Brasil, Estados Unidos, França, Japão, Argentina e Índia, é possível perceber a disparidade dos preços, dependendo da região, da oferta e do poder de consumo. Uma caixa de sabão em pó, por exemplo, custa cerca de R$ 5,50 aos brasileiros. Já no bolso dos norte-americanos, o preço médio é de R$ 26. O iG optou por pesquisar produtos básicos do mercado, já que nem todas as marcas estão presentes nos países pesquisados. Em alguns produtos universais, como a Coca-Cola, a lata é mais cara no Brasil: cerca de R$ 2,50.

Clique para ir ao infográfico interativo.



“Os custos variam de acordo com a natureza de cada local”, diz Keyler Carvalho Rocha, professor de finanças da Fundação Instituto de Administração (FIA). “O que determina o custo final de um produto é um conjunto de características de cada país, como custos de mão de obra e de capital, tributos, condições climáticas e questões culturais.”
Há um termo específico em economia que determina esse tipo de disparidade de preços em diferentes países. É a paridade do poder de compra (PPC) ou paridade do poder aquisitivo (PPA), que mede quanto determinada moeda pode comprar em termos internacionais (normalmente dólar). Por meio desse indicador, relaciona-se o poder aquisitivo das famílias com o custo de vida do local e leva-se em conta tanto as diferenças de rendimentos como também as diferenças no custo de vida.
Para comparar os valores, o iG tomou por base os preços encontrados pelos consumidores locais em grandes redes de supermercados em seus países. Nos produtos identificados por suas marcas, como é o caso de Coca-Cola, Havaianas, Nike e Häagen-Dazs, foram comparados os mesmos produtos. Para passagens aéreas, foi estabelecido como critério viagens de aproximadamente 1 hora de duração dentro dos próprios países.
Já para calça jeans, foram consideradas as marcas locais. Para raquete de tênis e TV de LCD, entraram nas contas tanto produtos importados quanto nacionais, com características semelhantes.
O iG converteu todos os preços para uma mesma moeda, o real, com a intenção de mostrar quanto os brasileiros gastariam.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger