quinta-feira, 7 de abril de 2011

OUVIDO NÃO É PENICO, MAS NÃO PODE SER COFRE por Marcelo Miranda.

Lido diariamente com jovens talentos nas empresas que atuo e um assunto continua me chamando a atenção. Vou voltar a falar sobre a habilidade, vou chamar assim, de ouvir.
Lembro como se fosse hoje de uma lição de um dos melhores CEO´s que conheci pessoalmente, que me ajudou na minha formação profissional pelo exemplo, que falava que se você pegar duas pessoas, com aproximadamente as mesmas características, conhecimentos e formação, a pessoa que se desenvolverá mais rápido entre as duas será aquela que conseguir ouvir melhor, prestar realmente atenção nos feedbacks no caminho, tomar aquilo como meta de crescimento. Daí ouvir torna-se uma habilidade.

Sim, nosso ouvido não é pinico. Tem muita gente hoje vendendo soluções enlatadas e com conversinhas cheias de palavras bonitas e de clichês, não é isso que te fará crescer. Muita gente que não agrega.
Mas também nosso ouvido não pode ser um cofre. Por outro lado, com a inquietude e ansiedade muitas vezes antes mesmo das pessoas que estão falando conosco terem a oportunidade de chegar no meio do raciocínio já estamos pensando em outra coisa ou desviando a atenção. Mas só saberemos se agregará, se terá valor pra gente, se ouvirmos tudo, com atenção, até o fim.

Acredite, muitos feedbacks que você recebe são indiretos, são sutis, e você só consegue perceber e aproveitar de forma construtiva se estiver atento, ouvindo de verdade. E não quer dizer que você vai ouvir e assim será influenciado, pelo contrário, quanto mais você ouve com qualidade as pessoas, mais aprende a tirar boas lições mesmo sendo autoconfiante com seus princípios.

E tem coisa pior do que quando estamos falando com uma pessoa e esta pessoa não nos dá atenção? Saiba sim filtrar o que é bom para você ou não, mas não se esqueça de deixar o filtro para depois, ouça com qualidade, dê atenção, reflita.
Fato curioso é que algumas vezes pensamos ou descobrimos algo sobre nós mesmos e lembramos “engraçado, fulano já me disse isso antes”. Porque então não demos atenção quando o fulano falou? Já aconteceu com você? Deixe aqui sua opinião.

Marcelo Monteiro de Miranda
É mestre em Administração de Empresas pela Stanford Graduate School of Business (Sloan), certificado em Global Management. Possui dois cursos de especialização pela Harvard Business School, um sobre em análise financeira e outro sobre mercado imobiliário.
Mais de Marcelo AQUI.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger