sexta-feira, 16 de março de 2012

POST 1393: OS 5 SEGREDOS DO SUCESSO DE RICHARD BRANSON

O empresário britânico Richard Branson disse há um tempo que sempre era questionado sobre a fórmula para ter um negócio bem sucedido.

Depois de algum tempo pensando se o império da Virgin – que nasceu como loja de discos, depois virou companhia aérea, banco e, mais recentemente, quer levar turistas ao espaço – havia sido resultado de um estratégia única, ele formulou os cinco segredos de seu sucesso.

1. Você precisa gostar do que faz
Começar um negócio é uma tarefa que demanda um tempo enorme e muito trabalho, então o melhor é gostar do que está fazendo e aproveitar. “Quando comecei a Virgin no porão de um apartamento em Londres, o meu objetivo não era construir um império. Eu queria apenas criar alguma coisa da qual eu gostasse e que pagasse as contas”, escreveu em um artigo para a Entrepeneur.

“Não havia um grande plano ou estratégia. O próprio nome da empresa surgiu assim do nada. Uma noite eu estava conversando e bebendo com uns amigos e decidimos chamar nosso grupo Virgin, já que éramos todos novos no negócio. O nome pegou e ficou”.

Para Branson, construir um negócio é algo que todo empreendedor tem de ter orgulho em fazer. Trazer gente talentosa para a iniciativa e criar algo que fará diferença na vida das pessoas devem ser parte essencial do projeto. “Um empreendedor ou empreendedora é quase um artista. Você começa com uma tela em branco.

E, como um bom artista tem de colocar cada detalhe da maneira exata na tela, um empreendedor também tem de acertar cada coisinha desde o início para ser bem sucedido”, afirmou. Com uma ressalva: “Ao contrário de uma obra de arte, um negócio nunca está completo. Ele evolui constantemente”.
“Se um empreendedor decidir criar um negócio para fazer a diferença na vida das pessoas e conseguir chegar lá, ele será capaz de pagar as contas e ainda por cima ganhará um negócio bem sucedido.”

2. É preciso criar algo que chame a atenção
Seja um produto, serviço ou marca, não é fácil começar uma empresa. Para dar certo, Richard Branson diz que é preciso se destacar no cenário dos negócios. Citando negócios que deram certo nos últimos 20 anos – Microsoft, Google e Apple – ele lembra que sua marca em comum é o fato de que terem mexido com o mercado e deixado sua marca. “Essas companhias criaram algo que nunca tinha sido visto antes e continuam inovando, por isso estão entre as forças dominantes do mercado”, afirma o empresário.


3. É preciso criar algo que traga orgulho a todo mundo que trabalha com você
Negócios são formados por um grupo de pessoas, nunca se esqueça disso. “Elas são o seu maior ativo”, ensina o criador da Virgin.


4. Seja um bom líder
“Como líder você tem de ser um bom ouvinte”, diz Branson. O empresário, que iniciou sua carreira há mais de 40 anos, acredita que o empreendedor de sucesso deve conhecer muito bem seus pontos fortes e ter em mente sua estratégia. Isso não significa, porém, impor sua visão aos outros sem discussão.


E por uma simples razão. “Ninguém tem o monopólio sobre as melhores ideias ou a melhor decisão”, diz.
“Ouça as pessoas e aprenda com elas. Como líder, você tem de ser extremamente bom em elogiar as pessoas. Nunca critique abertamente os outros; nunca perca a cabeça e sempre seja generoso com elogios aos colegas sempre que eles fazem um bom trabalho”, afirma.
Para o empresário, as pessoas “florescem” quando recebem elogios. E, em geral, sabem quando fizeram algo errado, por isso chamar atenção para as falhas é praticamente desnecessário. Até mesmo para funcionários que não estão rendendo em uma determinada posição, Richard Branson aponta uma alternativa ao “passe agora no RH”. “Uma companhia tem de ser uma família.

Então veja se não existe um outro trabalho em outro setor que seja mais adequado a essa pessoa. Na maioria dos casos, você acabará encontrando algo que funciona para cada tipo de personalidade.”

5. Esteja sempre na mira dos outros
“Seja visível”, diz Branson. “Um bom líder não fica sentado no seu escritório. Eu nunca trabalhei em escritório – sempre trabalhei de casa – mas eu circulo muito, saio para encontrar as pessoas. Passo muito tempo viajando, mas sempre tenho um notebook comigo para anotar minhas ideias, preocupações e dúvidas”.

Como dono da Virgin Atlantic, Richard Branson tem por hábito conversar com passageiros e membros da tripulação para saber o que eles acham do serviço, o que não está bom e poderia ser melhorado. “Se você fizer isso, terá pelo menos umas dez sugestões ou ideias”, diz. “Se eu não escrever isso em algum lugar, vou lembrar no máximo de uma no dia seguinte. Se escrever, vou lembrar das dez”. Outra dica: ao conversar com clientes, é importante anotar seus nomes e e-mails de contato para responder às solicitações mais tarde”.
Na hora de contratar funcionários para cargos de gerência e diretoria, é importante que eles tenham a mesma filosofia de trabalho. “Com isso é possível administrar um grupo de empresas da mesma maneira que se faz com uma pequena empresa ou negócio de família – mantendo um ambiente sempre amistoso e cooperativo”, afirma.
Com isso em mente, a preocupação será manter o negócio ativo para sobreviver no mercado – um dos maiores desafios das companhias. Para esses, Richard Branson também tem um conselho. “É duro sobreviver. No começo você não tem tempo nem energia para se preocupar em salvar o mundo. Você briga o tempo todo para pagar as contas. Mas se por acaso você não conseguir manter a empresa ativa, apenas lembre-se que a maioria dos negócios não dá certo. As melhores lições que se pode aprender vêm do fracasso. Então não desanime, não desista. Levante e tente novamente”.


FONTE: ÉPOCA

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