quinta-feira, 1 de março de 2012

POST 1351: QUARTO MANDAMENTO DO EMPREENDEDOR: NÃO FAZER (SÓ) PELO DINHEIRO. Por Tiago Aguiar

É comum ouvirmos pessoas vociferando contra seus empregos, chefese, principalmente, contra sua remuneração. Mais comum ainda é encontrarmos essas mesmas pessoas dizendo algo como: “preciso dar um jeito de ganhar dinheiro, trabalhar só dá pra pagar as contas”. Esse é um dos piores, senão o pior jeito de começar uma empresa. Na minha visão, esse é o quarto mandamento: não faça pelo dinheiro!
É preciso entender, também, que “não fazer pelo dinheiro” não quer dizer jogar um olhar de romantismo sobre seu negócio, no qual você paga para trabalhar meramente para bater no peito e exclamar que é empresário. O dinheiro precisa estar envolvido, como em qualquer negócio. Mas empreender não deve ser confundido como uma alternativa ao emprego: é algo maior, um estilo de vida.
A paixão e o sonho recebem papel importante nessa empreitada. A paixão precisa estar sempre presente, ao lado do empreendedor, recolocando-o no caminho certo e motivando quando necessário. O sonho também: é aquele objetivo que parece que, quanto mais longe, mais gostoso é de persegui-lo.
Já pensou fazer só pelo dinheiro? Além de a trajetória ficar muito mais chata (e sua empreitada ficar muito parecida com o emprego, do qual você tanto reclamava), nada faria com que você saísse do lugar, inovasse, pesquisasse. Seu único interesse seria o balanço no final do dia. Nesse caso, se algum outro empreendedor com menos condições se propusesse a entrar no mesmo segmento, mas com paixão, você seria, na melhor das hipóteses, um mero concorrente, como tantos outros.
Acima de tudo, o empreendedor precisa ter na cabeça que seu negócio chegou para corrigir umafalha no mercado. Atender de uma forma mais especializada, oferecer um bom produto com serviços diferentes, um atendimento ao cliente mais personalizado. Estou falando apenas em linhas gerais, mas pequenas empresas podem, sim, fazer essa diferença. E não ser “mais do mesmo” e entrar de carona num mercado aparentemente lucrativo.
Por isso que você não pode criar um emprego para você. Crie uma empresa, com a sua cultura, sua cara, sua forma de pensar, e, acima de tudo, sua paixão e seus sonhos.

Afinal, a trajetória e mais importante que o destino. E com muito trabalho, foco e disciplina, pode ter certeza que a recompensa financeira estará na trajetória. Realização pessoal, satisfação e felicidade, no destino.

O céu é o limite.


Tiago Aguiar
Apresentador e empreendedor, ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa O Aprendiz 4 – o Sócio.
Mais de Tiago Aguiar AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger