sábado, 10 de março de 2012

POST 1378: ONDE ENCONTRAR O ÔMEGA 3. Por Greice Caroline Baggio

Os ômegas 3 e 6 são gorduras essenciais, ou seja, o organismo não pode produzi-lo, devem ser supridos na dieta diária.

Vegetais verdes escuros, peixes como atum, anchova, carpa, salmão, sardinha e óleos dos peixes são as principais fontes de ômega 3, de importância para quem busca a saúde na prevenção de doenças.

O ômega 3 tem sido alvo de inúmeras pesquisas, já que a ingestão diária têm demonstrado minimizar o risco de doenças, como Alzheimer e Parkinson, além de contribuirem à saúde cardiovascular.


As três principais classes de ômega 3 incluem - os ácidos alfa-linolênico,
- ácido eicosapentaenóico (EPA)
- docosahexaenóico (DHA). Agindo como antioxidante e antiinflamatório, o ácido graxo pode prevenir o envelhecimento precoce. O óleo de peixe é rico em ácidos graxos poliinsaturados, EPA e DHA. o DHA é constituinte das células nervosas e o EPA é um antiinflamatório potencial.

Ácidos graxos de pescados.
As proteínas presentes nos peixes completas e ricas em metionina e lisina, aminoácidos essenciais. Constituídos de vitaminas lipossolúveis A e D, além de vitaminas hidrossolúveis como B1, B2, B6, B9, C e principalmente os minerais como cálcio, fósforo, potássio, manganês, cobre, zinco, ferro, iodo, os processos de conservação e cocção podem alterar seu teor nutricional.


O grande interesse aos peixes deve-se aos seus lipídeos, ácidos graxos poliinsaturados, destacando-se o EPA e DHA. As pesquisas revelam estes lipídeos como indispensáveis, contribuindo à prevenção de doenças, incluindo doenças cardiovasculares, depressão, artrite reumatóide, câncer.


As três principais classes de ômega 3 incluem os ácidos alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA).


Dados do International Journal of Cancer sugerem que os ácidos graxos encontrados nos peixes de água fria DHA e EPA, auxiliam na proteção contra o desenvolvimento do câncer.


Ácidos graxos ômega 3 também desempenham papel importante na produção de prostaglandinas. Prostaglandinas atuam na regulação de funções fisiológicas, incluindo pressão arterial, coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos, produção de hormônios e respostas inflamatórias.


Ao contrário do que muitos imaginam peixes são fáceis de preparar e seu consumo está relacionado à questões de hábito. Mas fica a pergunta, de onde virão estes peixes? Infelizmente, pescados podem conter metais pesados, como o mercúrio, PBCs.. Embora os metais pesados e contaminantes possam estar presentes nos pescados, seu valor nutricional é elevado, proteínas de qualidade, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais indispensáveis ao organismo.


Pesquisas recentes indicam que o consumo de ômega 3 é significativamente baixo em várias regiões do mundo. Na sua opinião: o ômega 3 está presente em sua dieta? Os sintomas de deficiência de ômega 3 incluem: fadiga, cabelos e unhas quebradiços, coceira na pele, depressão, falta de concentração, resfriados frequentes, dores nas articulações.



Greice Caroline Baggio
Expert em Qualidade de Vida e bacharel em Nutrição. Atua como Nutricionista Clínica na Serra Gaúcha.
Já atuou como Nutricionista Esportivo de um clube de futebol da Serra Gaúcha e presta consultoria para várias revistas da área com veiculação nacional.
Mais de Greice Caroline Baggio AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger