quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

POST 1162: NÃO ESQUEÇA DO MEU ABRAÇO... Por Sidnei Oliveira


Diz a lenda que quando a televisão começou a influenciar parte da vida das famílias, surgiu uma das primeiras campanhas “virais” com o objetivo de aumentar a venda de um produto.

Muitas crianças foram tocadas pelas constantes chamadas dos comerciais e rapidamente lotaram os bolsos das roupas de seus pais com bilhetes que pediam presentes dizendo:

NESTE NATAL, NÃO ESQUEÇA DA MINHA CALOI.

Também fui uma destas crianças, contudo, rapidamente percebi que para mim o Natal teria sempre uma relação diferente, pois é também quando faço aniversário, na verdade, meu aniversário é na véspera.

Este fato provocou situações curiosas, a maioria delas eram de palavras consoladoras quando falávamos sobre presentes, afinal, normalmente eu ganhava apenas um presente.

Com o tempo fui percebendo que esta aparente injustiça, era na verdade uma tremenda vantagem, pois desde que eu me lembro, não houve um só aniversário em minha vida que não foi comemorado com uma festa, com amigos e parentes próximos e com uma troca de presentes e abraços.

Recebendo quase sempre apenas um presente, acabei buscando elementos que pudessem diferenciar o meu aniversário do Aniversariante maior. Descobri que os abraços que eu recebia eram sempre mais calorosos, intensos e amorosos, afinal sempre foram duplicados.

O primeiro abraço normalmente ocorria pouco antes da meia-noite, quando há uma ansiedade geral, principalmente nas crianças. Nesta hora, sempre alguém lembra de “cantar parabéns” antes de abrir os presentes e começar os cumprimentos de Natal.

Na maioria das vezes, uma vela é improvisada no peru ou na sobremesa, apagam-se as luzes e começamos a cantar. O segundo abraço vem logo em seguida, sempre acompanhado de cumprimentos de Feliz Natal.

Com os anos, percebi que sempre gostei do Natal, mas não por causa dos presentes e sim pelos abraços de pessoas especiais. Hoje, até a tecnologia ajuda com esta experiência única, pois agora abraços virtuais podem ser trocados através de mensagens e tweets.

O ato de abraçar é para mim um gesto com muitos significados. Desde momentos de consolo e segurança até a mais vibrante alegria e entusiasmo.

Abraçar faz bem, pois é o momento em que dois corações podem se aproximar com emoções positivas e verdadeiras. Não há como enganar em um abraço, se houver falsidade, ela é logo percebida e o abraço perde seu efeito restaurador.

O mais interessante é que não há como “dar” um abraço sem ter que “pedir” para ele acontecer. Portanto, como as festas de final de ano se transformaram em um grande momento de “pedir presentes”, irei novamente espalhar bilhetes com um único pedido:

NESTE NATAL E FINAL DE ANO, NÃO ESQUEÇA DO MEU ABRAÇO


Sidnei Oliveira
Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y, desenvolvimento de Novos Talentos e Redes Sociais, tendo desenvolvido soluções em programas educacionais e comportamentais para mais de 30 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Petrobras, Gerdau, Lojas Renner, TAM, Light, entre outras.
Mais de Sidnei Oliveira AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger