sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

POST 1097: MICROSOFT - A HISTÓRIA

Ela foi a responsável pelas maiores revoluções da indústria de tecnologia com a massificação de softwares em centenas de milhões de computadores. Você imaginaria escrever um texto sem o WORD? Navegar pela Internet sem o auxílio do EXPLORER? Fazer uma simples planilha sem o EXCEL? Ou até mesmo fazer aquela importante apresentação sem o POWERPOINT? Provavelmente não.



Agradeça a todas essas facilidades que temos hoje em dia a MICROSOFT, que esteve, ao longo das três últimas décadas, no centro de duas revoluções que alteraram o mundo: a revolução do computador pessoal e a revolução da Internet. A história de como Bill Gates e a sua empresa conseguiram dominar o segmento mais lucrativo da indústria de computadores é uma das mais extraordinárias epopéias empresariais de todos os tempos.



A história

Tudo começou quando a era do micro-computador teve início em 1974, com o lançamento, por parte da Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), do Altair 8800. William (Bill) Gates, que desde os 13 anos criava programas para computadores, e o seu colega de liceu e amigo de infância, Paul Allen, integraram este projeto ao desenvolverem software para o Altair. Convictos de que o micro-computador seria uma ferramenta indispensável em um futuro próximo, ambos abandonaram a Universidade de Havard e mudaram-se para a cidade de Albuquerque, estado americano do Novo México, onde no dia 4 de abril de 1975, fundaram a MICROSOFT, com o objetivo de vender interpretadores da linguagem BASIC para o computador Altair. “Um computador em cada casa e em cada mesa de trabalho”, essa era a proposta da nova empresa.



O nome MICROSOFT provêm da junção das palavras inglesas "microscopic" e de "software". No ano seguinte o nome MICROSOFT é registrado como marca. Em 1978 já estabelecia seu primeiro escritório internacional no Japão, fechando o ano com vendas superiores a US$ 1 milhão. A sede da empresa foi transferida em 1979 da cidade de Albuquerque para a Belleuve, estado de Washington. Nesse mesmo ano inicia sua entrada no mercado Europeu.



A partir deste momento a MICROSOFT começaria a mudar nossas vidas com lançamentos de produtos revolucionários como o MS-DOS 1.0 (Microsoft Disk Operating System) introduzido em 12 de agosto de 1981, quando a IBM lançou seu computador pessoal com esse sistema operacional de 16 bits. Em troca de um pagamento irrisório, a IBM se comprometeu a usar exclusivamente o programa da MICROSOFT. Com a força da IBM por trás, o MS-DOS se tornou em poucos anos a plataforma padrão da indústria de computadores pessoais.



Com os lucros adquiridos, Gates construiu a nova sede da MICROSOFT em Redmond, Washington. Nos anos seguintes a empresa desenvolveu produtos que iriam marcar a evolução dos tempos como em 1983 quando lançou o Microsoft Mouse (que possuía dois botões) e o editor de texto WORD; em 1985 com o lançamento do sistema operacional Windows 1.0, que se tornou um dos maiores sucessos da história da computação; em 1987 com o lançamento do programa de planilhas eletrônicas Microsoft Excel, que já possuía uma versão para MAC lançada em 1985 e do Microsoft PowerPoint, um programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas no sistema operacional Windows; em 1989 com o lançamento do Microsoft Office, suíte de aplicativos para escritório que continha programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica, gerenciador de tarefas, e-mails e contatos; em 1993 com a introdução da ENCARTA, primeira enciclopédia feita especialmente para computador; em 1995 com o lançamento do portal MSN (Microsoft Network) e do Microsoft Explorer, um navegador para Internet; em 1997 com o lançamento do Microsoft Outlook, programa utilizado para o gerenciamento de contatos, tarefas, mensagens de e-mail, agenda e outras informações, como histórico dos documentos eletrônicos utilizados, além da introdução do Front Page, editor de páginas para internet; e em 1999 com a introdução do MSN Messenger, um programa de mensagens instantâneas.
-


Porém, nem só de software e sistemas vive a MICROSOFT, que lançou outros produtos como o console de videogame XBOX em 15 de novembro de 2001 no mercado americano com preço estimado de US$ 299.99. Com um desempenho gráfico três vezes superior aos dos outros videogames, leitor de DVD de máxima qualidade e som surround Dolby 5.1 para jogos e filmes, e um disco rígido que possibilitava toda uma nova forma de jogar.
 


O designer da Microsoft, Horace Luke que projetou o design do XBOX, diz que não escolheu o verde para ser a cor do console, o que aconteceu foi que o único marcador fluorescente que estava com ele era o verde. Então depois de criar os rascunhos com o verde, o design do console ficou bom e a cor se tornou oficial. O lançamento foi apontado por muitos como o melhor da história da categoria. Somente nos primeiros meses nos Estados Unidos o console vendeu mais de 1.5 milhões de unidades, estabelecendo-se como um dos mais populares videogames do mundo.


A segunda versão do console, denominada XBOX 360, foi lançada no mês de novembro de 2005, sendo 15 vezes mais rápida que a versão original. Outros dois produtos lançados pela empresa recentemente foram o tocador portátil de música digital para concorrer com o popular iPod, chamado Microsoft Zune, introduzido no mercado no dia 14 de novembro de 2006; e a MSN TV, introduzida em 1995 pela empresa WebTV Networks, pioneira em serviços interativos para televisão, que seria comprada pela MICROSOFT mais tarde adotando o nome atual.
-

A empresa criou recentemente uma nova tecnologia chamada Microsoft.NET. Tal tecnologia pretende funcionar como o elemento que ligará pessoas e máquinas através da Internet, como competidora tardia do Sun Java. Gerou muita desconfiança entre analistas de todo o mundo, que acusaram-na de tentar ampliar seu monopólio para outros segmentos da internet, como E-mail, compras on-line, bate-papos, etc. Recentemente a MICROSOFT anunciou planos de abrir sua própria rede de lojas, seguindo os bem-sucedidos passos de sua rival Apple.


A MICROSOFT ainda tem um departamento dedicado ao desenvolvimento de jogos, a Microsoft Games Studios, onde são criados, desenvolvidos e distribuidos os jogos da séries Age of Empires, Fable, Dungeon Siege, Zoo Tycoon, Halo, Supreme Commander, Microsoft Flight Simulator, entre outros. Essa divisão foi criada em 1994 com o nome de Microsoft Games, sendo uma das primeiras subsdiárias da empresa. Em 2002, passa a se chamar oficialmente Microsoft Game Studios.
-

A grande criação
A história do programa Windows começou em 10 de novembro de 1983, no Plaza Hotel de Nova York, quando a MICROSOFT anunciou oficialmente o programa, próxima geração de sistemas operacionais que iria permitir o uso da chamada “Graphical User Interface (GUI)” para ser utilizado em ambiente dos computadores da IBM.

Seria lançado com o nome de Interface Manager se não fosse Rowland Hanson, homem do setor de marketing da empresa, que convenceu Bill Gates que a palavra Windows era melhor e mais fácil de ser pronunciada. A empresa prometeu que o programa seria lançado no mercado em abril de 1984. Ainda em novembro, Bill Gates mandou uma versão beta do programa para a IBM, porém a resposta não foi tão positiva, muito em virtude de a empresa estar trabalhando em seu próprio programa de operação de sistema chamado Top View, um programa com base no DOS e sem nenhum GUI, lançado em fevereiro de 1985.

Finalmente o Windows 1.0 foi lançado nesse mesmo ano, em 20 de novembro, e competiu ferozmente com o Top View, que teve sua produção suspensa dois anos depois. A segunda versão do programa Windows foi introduzida em 1987, batizada de Windows 2.0. Em 1990 foi lançado o Microsoft Windows 3.0, iniciando uma nova era na computação. O programa tinha um avançado sistema de gráficos de 16 cores e suporte total no poderoso processador 386 da Intel. Para divulgar o produto a empresa gasta milhões de dólares em publicidade. Em 1992, lançou sua primeira campanha na televisão para divulgar o programa Windows.


No ano seguinte chegou ao mercado o Windows NT (News Technology), com programa operacional de 32-bit. A próxima versão, mais moderna e eficiente do programa, que continha o Internet Explorer para poder acessar a Internet, seria lançada no dia 22 de agosto de 1995, com o nome de Windows 95. Três anos mais tarde foi lançado o Windows 98 mundialmente, segundo muitos a melhor versão do programa, conhecido pela frase “Works Better, Plays Better”, sendo o primeiro desenvolvido especificamente para os consumidores.

No ano seguinte foi introduzida a segunda versão deste programa. Depois vieram o Windows Millenium Edition (Windows Me), introduzido no mercado em 2000, e que encontrou forte resistência por parte dos consumidores em virtude dos problemas operacionais que apresentava; o Windows XP lançado em 2001; e mais recentemente o Windows Vista, introduzido no dia 30 de janeiro de 2007, e que segundo a empresa, é o sistema operacional mais seguro e estável já desenvolvido pela mesma, além de estar disponível para sistemas 32 bits e 64 bits. Apesar de duramente criticado o novo sistema operacional vendeu mais de 100 milhões de cópias em apenas um ano.
-

Mais tarde, no dia 10 de janeiro de 2009, é lançada a versão de testes do Windows Se7en, a nova versão do sistema operacional para PC mais usado do mundo. A empresa afirma que todas as falhas e críticas que foram registradas no Windows vista foram corrigidas, como consumo de memória e sobrecarregamento de processadores excessivos, além de falta de agilidade. O logotipo do Windows também evoluiu ao longo dos tempos como podemos ver na imagem abaixo.
-

Microsoft.com
O site, lançado em 1994, é um dos destinos mais populares da Internet, recebendo mais de 100 milhões de visitas diariamente, sendo o quinto mais acessado da rede mundial de computadores. Abaixo podemos acompanhar o designer da página na Internet ao longo dos anos.
-


O campus
A imponente sede da MICROSOFT, construída em 1986, está localizada em Redmond, um subúrbio de Seattle no estado de Washington. É um complexo gigante distribuído em uma área verde de 1.1 milhão de metros quadrados, o tamanho do autódromo de Interlagos, formado por 40 edifícios baixos cercados por parques e quadras esportivas. Parece o campus de uma universidade.






Seu nome, aliás, é MICROSOFT CAMPUS. Não há porteiros e os prédios funcionam 24 horas por dia. Cada prédio do campus tem refeitório, fornos de microondas e geladeiras com refrigerantes (grátis), além das máquinas que vendem salgadinhos e doces. A qualquer hora do dia podem-se ver programadores jogando basquete, vôlei e até futebol. Os mais de 13 mil funcionários que trabalham lá, só usam terno ou tailleur em ocasiões realmente necessárias, podendo vestir bermudas e ter cabelos compridos.



Ficam a maior parte do tempo muito à vontade. Tão à vontade que em 1990 a diretoria passou uma circular proibindo os funcionários de andar descalços. Não há horários fixos de trabalho, com exceção do departamento de atendimento ao usuário. Cada funcionário tem sua própria sala (2.5 por 3 metros) onde cabe uma mesa com o computador, uma estante e uma cadeira. Somente diretores têm direito a alguns metros quadrados a mais. A sala dos vice-presidentes, por exemplo, é duas vezes maior que o padrão. E o escritório de Bill Gates não é muito maior do que isso. Recentemente a MICROSOFT anunciou que investirá US$ 1 bilhão nos próximos três anos para aumentar em aproximadamente um terço a área de sua sede. Abaixo podemos ver fotografias (clique nelas para ampliar) da enorme sede.
 


O logotipo e os slogans

A evolução do logotipo da MICROSOFT se deu de uma forma gradual. Em 1982 a introduziu o logotipo corporativo conhecido como “Blibbet”, que possuía uma caixa verde. Somente em 1987 adotou o atual logotipo, conhecido como “Pacman”, desenhado e desenvolvido por Scott Baker.



O logotipo, escrito em letra Helvetica Italic, tem a distância entre as letras S e O encurtadas para enfatizar a palavra SOFT e passar uma noção de velocidade. Entre 1994 e 2002 a empresa utilizou o logotipo com o slogan “Where do you want to go today?”. A última modificação ocorreu em 2002, quando a empresa lançou nos Estados Unidos, através de uma imensa campanha publicitária, o logotipo com o novo slogan “Your potential, our passion” (Seu Potencial, Nossa Inspiração).
-


A empresa também utilizou outros slogans, específicos para alguns produtos, como:
Because it's everybody's business.
(2009, Estados Unidos)
Software for the people ready business. (2006)
Discover the smarter work experience. (Microsoft Office XP, 2001)
Works better. Plays better. (Microsoft Windows 98, 1997)
Now the ideas that run your company can get a head start. (Microsoft Office, 1995)
Making it all make sense. (1990)
The rest are history. (Microsoft Excel, 1985)
Better tools for microcomputers. (1982)
It's better with the butterfly. (MSN 8 internet service provider)
It's good to play together. (Xbox)
Jump in.
(Xbox 360)
-

O gênio por trás da marca
Ele é alto e magro. Mais parece um típico NERD com seus óculos de aros grandes. Porém, demonstra ser um homem preocupado com seu físico. Parece que também inventou a elegância: é dele a maior coleção de ternos e gravatas do mundo. Parte de sua vida passa viajando em seu avião particular. Não se preocupa com a idade. É vital e positivo. Poucas pessoas nos países capitalistas do mundo nunca ouviram falar de Bill Gates.



O homem que largou os estudos para fundar um império chamado MICROSOFT. Venerado por uns, odiado por outros, o fundador da MICROSOFT adquiriu a fama de negociador agressivo. Chegou muitas vezes a ser acusado por concorrentes de utilizar práticas comerciais desleais. Polêmicas à parte, ele se tornou um dos maiores símbolos de sucesso e riqueza da atualidade. William Henry Gates III nasceu em 28 de outubro de 1955 na cidade de Seattle, em uma família rica. Seu pai, William H. Gates II, foi um proeminente advogado de grandes empresas e sua mãe, Mary Gates, era professora e membro do conselho da Universidade de Washington e presidente da United Way International.



Cresceu em Seattle, ao lado das suas duas irmãs. Cursou o ensino fundamental em escola pública. “Para nos estimular, meus pais davam a minha irmã e a mim US$ 25 quando tirávamos notas boas. Minha irmã ganhava mais porque sempre fui um mau aluno”, conta ele. Como tentativa de aplacar sua rebeldia, seus pais enviaram-no para a Lakeside School, onde lhe aplicaram um método acadêmico dinâmico e rigoroso através de professores efetivos que impõem aos alunos a total responsabilidade no estudo. Lá, descobriu o seu interesse em software e, aos 13 anos, começou a programar computadores. Foi onde conheceu Paul Allen e alguns dos primeiros programadores da MICROSOFT.
 

Este bando de hackers adolescentes passava longas horas, dia e noite, de volta do único computador disponível na escola. Mostraram habilidade na criação de pequenas aplicações para a escola e para uma companhia de transportes e foram convidados por uma empresa chamada Computer Center Corporation, para testar a segurança dos seus sistemas.


A recompensa era aquela que Gates e Allen mais desejavam a utilização livre dos computadores da companhia. Em 1973, entrou na Universidade de Harvard. Guiado pela certeza de que o computador viria a se tornar uma importante ferramenta em todo o mundo, começou a desenvolver softwares para computadores pessoais. Ainda jovem, larga a Universidade, onde cursava economia, para concentrar energias na MICROSOFT, uma empresa aberta em 1975, com o programador Paul Allen. Com a frase “um computador pessoal em cada escritório e em cada lar”, Gates conduziu a MICROSOFT para todas as áreas da indústria do software. Em sua casa o chamavam Trey, mas em seu trabalho era conhecido como Bill.



Conheceu Melinda French em uma entrevista coletiva em Nova York. Casaram-se no Havaí em 1º de janeiro de 1994. Para evitar que o incomodassem, Gates alugou todo o hotel onde celebraram o casamento, assim como todos os táxis. Hoje em dia Bill Gates tem três filhos, gosta de ler, jogar golfe e tem uma enorme simpatia por causas humanitárias.



Por isso criou a Fundação Bill & Melinda Gates em 2000. Sua fortuna é calculada em US$ 53 bilhões, sendo o segundo homem mais rico do mundo segundo a revista americana Forbes de 2010.
-

Bill Gates anunciou no dia 16 de junho de 2006, que vai deixar progressivamente o cargo de Chairman da MICROSOFT até 2008 para poder se dedicar à Fundação de caridade Bill & Melinda Gates Foundation. Este anúncio foi ratificado no dia 6 de janeiro de 2008 quando Bill Gates subiu ao palco da Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, e tocou uma Guitar Hero com o roqueiro Slash. O momento era de despedida.



Em sua palestra, por uma hora, brincou com a futura situação de "desempregado". Depois Apresentou um vídeo simulando a busca por um novo rumo. Camisa branca, faixa na cabeça, começa a malhar sob a supervisão do mais que malhado ator Matthew McConaughey. Minutos depois, quer saber: “Estou pronto para tirar a camisa?” Matthew sentencia: “Não”. Persistente, Gates liga para Bono Vox, vocalista do U2, pedindo uma vaga de guitarrista da banda – afinal já tinha acumulado bastante experiência jogando o Guitar Hero, no Xbox 360.



Sem jeito, diante de uma apresentação de Gates, Bono diz que a banda está completa e, portanto, não há vagas. É rejeitado por Steven Spielberg. Liga para o âncora do The Daily Show, Jon Stewart, propondo parceria, mas não consegue. Lembra-se que este é um ano eleitoral nos EUA. Liga para os candidatos democratas à Presidência, Hillary Clinton – que, rindo sem parar, não quer lhe dar emprego – e Barack Obama – que não reconhece sua voz.



Desanimado, cabeça baixa, arruma suas coisas dentro de uma caixa de papelão e a coloca no teto de um Ford Focus. Entra no carro e vai embora, esquecendo a caixa do teto. Tudo cai. O vídeo termina com o jornalista da rede de televisão NBC, Brian William, dando a notícia da saída de Gates. Ele se despede do homem que não gasta “mais de US$ 7 em um corte de cabelo” (clique aqui para assistir). Bill Gates deixou o dia-a-dia da MICROSOFT no dia 27 de junho de 2008.



Ele, como se sabe, vai se dedicar à Fundação Bill & Melinda Gates, criada há oito anos para atuar em projetos filantrópicos nas áreas de saúde e educação. O executivo, porém, permanece como presidente do conselho da empresa e continua envolvido em projetos definidos pelo CEO, Steve Ballmer, e pelo time gerencial da empresa.
- 

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de abril de 1975
● Fundador: Bill Gates e Paul Allen
● Sede mundial: Redmond, Washington
● Proprietário da marca: Microsoft Corporation
● Capital aberto: Sim (1986)
● Chairman: Bill Gates
● CEO: Steve Ballmer
● Faturamento: US$ 58.4 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 14.5 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 260.2 bilhões (março/2010)
● Valor da marca: US$ 56.647 bilhões (2009)
● Centros operacionais: 4
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 93.000
● Segmento: Informática
● Principais produtos: Softwares, hardwares, videogames, MP3 Players
● Ícones: Bill Gates e o sistema operacional Windows
● Slogan: Your potential, our passion.
● Website:
www.microsoft.com

-
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MICROSOFT está avaliada em US$ 56.647 bilhões, ocupando a posição de número 3 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 35 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
-

 
A marca no mundo
A MICROSOFT atua hoje no mercado de antivírus para PCs, buscas na internet, telefonia celular, bancos de dados corporativos e em programas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas. Além de produzir programas, a Microsoft atua no mercado de serviços on line (portal MSN e Hotmail) e equipamentos eletrônicos (produzindo periféricos como mouse, teclados e joysticks, jogos eletrônicos como Xbox e o player de media Zune).



Possui 4 centros operacionais localizados em Dublin na Irlanda, Humacao em Porto Rico, Reno estado americano de Nevada e Cingapura. O faturamento internacional representa 54% do total arrecadado pela MICROSOFT, que emprega 93 mil pessoas em 105 países. Enquanto o sistema operacional Windows reina quase absoluto no mercado, seu navegador, Internet Explorer, apesar de possuir 67.5% do mercado, está seriamente ameaçado pelo Firefox e pelo novo navegador Google Chrome.
-

Você sabia?
Desde que abriu seu capital na Bolsa de Valores em 1986, 4 homens se tornaram bilionários e cerca de 12 mil funcionários da empresa se tornaram milionários.
William Henry Gates III, mais conhecido como Bill Gates tem 9.42% da empresa que lhe garante uma fortuna de US$ 53 bilhões e o posto de segundo homem mais rico do planeta.
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-


Última atualização em 31/3/2010
FONTE: MUNDO DAS MARCAS  

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger