quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

POST 1904: O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA GESTÃO DE PESSOAS


Atrair talentos é a principal motivação dos RHs para utilizar tais ferramentas.
Um estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), feito com 85 organizações brasileiras, mostrou que 67% delas estão aproveitando o alcance das mídias sociais, inclusive para atrair talentos. Na área de gestão de pessoas, essa principal tendência de uso destas ferramentas, segundo 90% dos entrevistados.
 
Fortalecer a marca (73%), capacitar talentos (56%), buscar parcerias (40%) e captar recursos (38%) completam a lista dos principais objetivos do RH ao utilizar as mídias sociais.
 
De forma geral (analisando todas as áreas das empresas pesquisadas), as mídias sociais são aproveitadas, principalmente, para se estabelecer contato com o público externo da companhia (clientes e fornecedores), mas a atração de talentos aparece em segundo lugar na lista de tarefas, seguida por campanhas de marketing e monitoramento de citações feitas à empresa.
 
 
Barreiras internas
Diversas organizações permanecem severas quanto ao acesso de seus profissionais às redes sociais, pois apenas 51% companhias entrevistadas liberam o uso dessas ferramentas para todos os seus funcionários. Entre as que não permitem o acesso às plataformas, os principais motivos apontados foram o receio de que seus colaboradores percam o foco e se tornem menos produtivos (69%), o zelo pela segurança da informação e medo de violação de privacidade (61%).
 
 
Gerenciamento
Ainda de acordo com o estudo, 61% das empresas respondentes têm política sobre o uso de mídias sociais, mas 55% têm dificuldades para medir os benefícios decorrentes do uso das mídias sociais. Entre as iniciativas para avaliar o retorno do investimento estão a frequência de visitas, a taxa de crescimento dos usuários, tempo de permanência no site, quantidade de referências positivas versus referências negativas, citações da marca, entre outras.
 
Também de acordo com a pesquisa, os principais responsáveis pela criação, atualização e monitoramento dessas ferramentas dentro das empresas são as áreas de recursos humanos, marketing e tecnologia.
 
 
RETIRADO DO BLOG DO ALBÍRIO GONÇALVES

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger