sábado, 1 de dezembro de 2012

POST 1882: OBTENHA SUFICIENTE QUANTIDADE DE POTÁSSIO EM SUA DIETA. Por Greice Caroline Baggio

O potássio não está somente nas bananas, como também frutas secas,  laranja, melão, cacau, tomate, beterraba, batata inglesa, feijão,  lentilha, abóbora, cenoura, batata doce, espinafre...


* A principal função do potássio é para ajudar na digestão, absorção e assimilação de proteínas nos alimentos que consumimos a fim de construir os tecidos dos músculos, ossos e outras células. O potássio desempenha várias funções no organismo e metabolismo e assegura que todas as células, órgãos e tecidos funcionem de maneira eficaz. Suas principais funções são:


• Ele ajuda na síntese de proteínas, carboidratos e metabolismo de aminoácidos; 

• É essencial para o crescimento corporal e construção de músculos;

• Ajuda a regular o equilíbrio ácido-base;

• Mantém a atividade normal no coração.


* O potássio é um mineral importante para o nosso corpo, mas muito pouco ou demais pode ter efeitos secundários graves. Há uma abundância de potássio, que ocorre naturalmente em muitos alimentos da natureza e a falta do mineral é uma condição mais rara. No caso de fome ou desnutrição, quando o organismo não recebe o suficiente de potássio pode levar à hipertensão arterial e sensibilidade ao sal.


O potássio tem um papel importante para o relaxamento muscular, promove a dilatação dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo, essencial para conservação do equilíbrio ácido/base do organismo. Os rins são responsáveis pela eliminação do potássio. Na insuficiência renal, a excreção fica prejudicada, o excesso não pode ser eliminado com eficiência podendo trazer sérias complicações, nestes casos a dieta deverá ser restrita em alimentos ricos em potássio.


A recomendação de potássio para adultos sem patologias é 4700 mg ao dia. Alimentos de origem vegetal contêm mais potássio como hortaliças e frutas, veja quais; principalmente frutas secas, banana, laranja, melão, cacau, tomate, beterraba, batata inglesa, feijão, lentilha, abóbora, cenoura, batata doce, espinafre, como também gérmen de trigo, melado, nozes, chá preto, leite em pó, chocolate em pó. Os sais que substituem o sal de cozinha convencional, conhecidos no mercado como light, onde parte do cloreto de sódio é substituído por cloreto de potássio, deve ser restrito para pacientes com insuficiência renal. Saiba que o cozimento dos alimentos provoca a perda de potássio. A falta de potássio pode causar problemas cardíacos e debilidade muscular.


Saiba que o potássio exerce um efeito anti-hipertensivo, fornecendo proteção aos sistema cardíaco, fator importante para pacientes hipertensos com uso de diuréticos, desde de que avaliando outros fatores ou contra-indicações. O potássio auxilia na melhora do fluxo sanguíneo e dilatação dos vasos.
 
* Parte do texto em life mojo, Why Do We Need Potassium?, 11/04/11.




Greice Caroline Baggio
Expert em Qualidade de Vida e bacharel em Nutrição. Atua como Nutricionista Clínica na Serra Gaúcha.
Já atuou como Nutricionista Esportivo de um clube de futebol da Serra Gaúcha e presta consultoria para várias revistas da área com veiculação nacional.
Mais de Greice Caroline Baggio AQUI

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger