quinta-feira, 8 de novembro de 2012

POST 1845: DIGA-ME ONDE DÁ CHECK-IN, QUE TE DIREI QUEM ÉS!


O novo ecossistema digital faz com que criemos novos hábitos, novas maneiras de nos relacionarmos e novas formas de habitarmos o mundo em que vivemos. Nesse sentido, usamos as redes sociais digitais para tentar construir narrativas envolventes por meio de jogos discursivos, e com isso tentamos obter a validação de terceiros sobre os conteúdos (emocionais ou não) que construímos em rede.

Aplicativos de geolocalização têm sido a grande vedete desse novo, inquieto e hesitante universo online que habitamos hoje em dia. Por meio desses aplicativos, como o Foursquare ou o Facebook, eu vou construindo essas narrativas e demarcando o território onde estou. Afinal, o lugar aonde vou comunica muito sobre quem sou, o que eu penso, como eu ajo, ou até mesmo como eu quero que as pessoas me percebam no mundo.
 
O homem é um ser narcísico por natureza. Sempre foi. O ser humano adora um espelho. As pessoas têm pré-disposição a um certo narcisismo no ambiente em rede. Fato. Evidencia-se que na maioria das vezes as pessoas dão check-in em lugares transados, descolados, bonitos, atraentes e que quero que as pessoas saibam que eu estou ali. Check-in no aeroporto é legal, afinal as pessoas vão ter a percepção que sou viajado, ocupado, entupido de milhas, um homem de negócios. Check-in na rodoviária, nem pensar!
 
Afinal, a troco de quê eu vou querer que meus amigos saibam que eu estou prestes a pegar um busão no, nada atraente, Terminal Rodoviário da Barra Funda. Is not cool! Check-in no MoMa de Nova York? Uau! Demais! Além de descolado, antenado, o cara aprecia e adoro artes, e está lá saboreando obras de Andy Warhol, Matisse, Monet e Marcel Duchamp.


Imagem: reprodução


Agora, dar check-in no novo MAC (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo) que recentemente inaugurou seu novo endereço no belíssimo prédio que ocupava o Detran/SP, no complexo do Parque do Ibirapuera, e foi projetado por Oscar Niemeyer, em sua época mais áurea (entre Pampulha e Brasília), melhor não, afinal, nunca foi nesse museu, nem sabia que existia e não entende nada daquelas malucas instalações de arte contemporânea. O local líder de check-ins na cidade de São Paulo é o Parque do Ibirapuera, afinal é super maneiro fazer com que as pessoas saibam que estou no maior parque da cidade fazendo exercícios físicos, malhando e desestressando um pouco.
 
Há quem não obedeça o status quo e dê check-in apenas em lugares não tão prestigiados assim, como por exemplo no restaurante Ragazzo, no Habib's, no Shopping Interlagos, no Largo 13 de Maio, nas Lojas Marisa. Não apenas para compartilhar com a turma que está nesses locais, mas sim justamente para "tirar onda" da ferramenta e agir contra a massa. Apenas 30% das pessoas compartilham seus check-ins no Facebook ou Twitter. Os 70% dão o check-in e o deixam apenas ao conhecimento dos amigos do Foursquare mesmo. O Facebook logicamente está percebendo a força e o ganho de audiência exponencial do Foursquare e tem aperfeiçoado visivelmente a sua funcionalidade para check-ins.
 
Eu sou usuário assumido dessas ferramentas, pelo simples fato que estudo e pesquiso tudo isso, e procuro entender como essas coisas impactam as pessoas e como elas se relacionam entre si. Recentemente, eu dei meu milésimo check-in no Foursquare (sim, já cliquei no "Check-in Here!" mais de 1.000 vezes!). Ao dar meu milésimo check-in, o Foursquare me mandou um email, agradecendo por tantos check-ins dados e mandou um código promocional, para que eu fosse no site deles e comprasse um camiseta exclusiva da rede social com um desconto. Não pensei duas vezes, e fui lá para efetivar a compra.
 
Comprei não somente a camiseta, mas também um pacotinho de adesivos. Paguei cerca de 25 dólares em tudo. No entanto, o custo do Fedex para envio foi de mais 30 dólares, e tive o azar de ter minha compra retida na Receita Federal, e fui taxado em mais 80 reais para liberar meu produto na aduana. Bem feito! Nisso que dá ser viciado nessas coisas.
 
 
 
TEXTO DE MARCOS HILLER

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger