quarta-feira, 29 de agosto de 2012

POST 1796: APOIE A SUA MARCA: CULTIVANDO A EXPERIÊNCIA PARA PROMOVER A DEFESA DE MARCA

Antes que os clientes possam falar sobre os produtos pelos quais são apaixonados, as empresas devem ouvir o que seus defensores querem para construir relações leais e de longo prazo.
Muito parecido com a criação de um filho, relacionamentos com o cliente exigem cuidado constante. Empresas precisam estar atentas quando se trata de abordar as preferências e necessidades dos clientes para que elas possam cultivar relacionamentos fortes durante todo o ciclo de vida do cliente, desde o início até a maturidade.
 
Com muitos pontos de contato disponíveis, as empresas podem se distrair com a enxurrada de interações que podem ocorrer em toda a corporação, muitas vezes espalhando-se em suas tentativas de se envolver e cultivar defensores da marca em diferentes canais.
 
É essencial para as empresas estimularem relações com os defensores da marca. Eles podem ser úteis à medida que têm uma voz poderosa para apoiar os seus produtos, espalham sua paixão por marcas e fazem uma importante comunicação boca-a-boca, encorajando outros a se engajar com suas marcas favoritas. De fato, muitos clientes da rede de cafés norteamericana Starbucks Coffee veêm o barista com mais frequência do que suas próprias mães, diz Flora Caputo, vice-presidente e diretora criativa da Jacobs Agency. Muitas marcas estão se focando em interações com influenciadores em canais sociais. Criando páginas no Facebook e contas no Twitter na tentativa de conectar os esforços de marketing encontrados na loja com os influenciadores sociais. No entanto, o engajamento social por si só não constrói fortes relacionamentos com clientes.
 
“O principal problema com as ferramentas atuais é que elas só permitem que as empresas entendam o que as pessoas fazem em suas páginas,” diz Craig Davis, fundador e CEO da Relevvant. “Eles são frequentemente o único ponto de contato com a marca, no qual se passa muito tempo fazendo um controle de danos diretamente na página. Essa abordagem não é 1to1®, e sim massificada, porque as interações estão aí para todos verem. Eles precisam sair do social e criar relações 1to1® com cada um”.
 
Para estabelecer e cultivar relações 1to1® é crucial que as empresas ouçam cuidadosamente o que os clientes estão dizendo e respondam a isso com propostas relevantes “Conversar é, basicamente, saber ouvir. Se alguém está sempre falando, as coisas ficam entediantes e você começa a parar de escutar,” diz Caputo. “Parte de ser relevante significa descobrir onde os clientes estão e engajar-se com eles”.
 
Acumulando um exército móvel
Enquanto muitos líderes de negócios enxergam as redes sociais como um degrau para a construção de defensores de marcas online e off-line, Davis nota como muitas marcas também estão construindo um exército de defensores móveis. Os varejistas, por exemplo, costumam usar informações com base na localização de clientes para fornecê-los mensagens relevantes e oportunas, que são enviadas quando estão perto de uma loja física. Essas ofertas podem levar a uma cadeia de interações multicanal com os clientes que as empresas podem usar para criar um laço de comunicações.
 
Antes que os defensores de marcas possam embarcar em todos os canais disponíveis, empresas devem primeiramente certificar-se de que estão ligando os pontos entre as suas estratégias sociais, móveis, tradicionais e cruzar ações online e offline para ajudar a tornar os clientes conscientes das opções.
Independentemente dos canais que empresas usam, deve-se garantir de que elas continuem ouvindo e agindo no feedback do cliente como parte de um ciclo contínuo de entregar melhores experiências do cliente.
 
“[A chave é] estimular a organização em torno insights do consumidor”, disse Wintsch. “Se todos no departamento de marketing têm uma compreensão clara do que o consumidor quer, todo mundo pode se concentrar em satisfazer as suas necessidades de diferentes maneiras. O departamento de marketing pode implantar muitas táticas diferentes, mas a chave é ter uma direção.”
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger