quinta-feira, 4 de agosto de 2011

COMO SOBREVIVER AO DIA A DIA. Por Ricardo Jordão Magalhães.

O nosso tempo é muito limitado, não o desperdice tentando viver a vida de outra pessoa. Não se prenda a nenhum dogma - que é levar a vida baseada em resultados vividos por outras pessoas. Não deixe o barulho feito pelos outros abafar a sua voz interna. E mais importante de tudo, tenha coragem para seguir a sua própria intuição. Quando você vai cumprir as promessas que fez a você mesmo quando era criança? O resto é secundário.  
Começar um negócio é fácil, fazer o bicho crescer é difícil. Menos de 20% das empresas passam do quinto ano de vida, e menos de 50% das empresas que sobrevivem ao quinto ano de vida realmente crescem para novos patamares.
Como sobreviver ao massacrante dia-a-dia de ser empreendedor e ainda ser bem sucedido?
Aqui vão algumas lições sobre o que eu aprendi nesses anos todos tentando levantar diferentes empresas:
1. O Suporte da Família e Amigos é Crítico para um Empreendedor. Ser Dono de um Negócio é uma profissão 24x7. Apesar da incrível dedicação que o negócio requer, você tem que encontrar uma maneira de se dedicar a sua família e encontrar os amigos. Lição de Casa: 2x por semana jantar com a família, 1x por mês encontro informal com os amigos mais próximos.

2. Ajudar os outros faz bem para quem ajuda. Empreendedorismo é sobre ser apaixonado por fazer a diferença. Uma maneira de embutir a paixão por fazer a diferença nas pessoas que não nasceram com essa paixão é envolvê-las com trabalho voluntário. Lição de Casa: Escolher 01 Causa Social, e envolver a grande maioria dos funcionários no trabalho social dessa causa.
3. O Escritório é a Principal Escola. A falta de dedicação a treinamentos e cursos, levará todos os funcionários a uma natural obsolescência. Continuar estudando é fator crítico de sucesso. Lição de Casa: Submeter todos os gerentes da empresa a pelo 01 treinamento semestral sobre liderança & gestão participativa.
4. A saída está na sua rede de contatos. Vez ou outra o empreendedor se verá em um túnel sem saída. Quando esse momento chegar, lembre-se que a resposta se encontra na sua rede de contatos. Lição de Casa: Manter contato quinzenal com 20% das pessoas importantes que estão cadastradas na sua agenda de contatos. 
5. A falta de preparação o tornará criativo. Aqueles que dizem que dinheiro resolve tudo não entendem de nada. Quanto menor a verba, quanto mais escassos os recursos, maiores serão as suas chances de ser diferente. Lição de Casa: Corte o seu Orçamento pela Metade, e observe as idéias criativas que aparecerão. A melhor maneira de fazer mais com menos, é ter menos. 
6. A preparação o diferenciará. Você tem que se mostrar ULTRA PREPARADO quando estiver na minha frente. Se eu te fizer uma pergunta sobre a BIZ e você não souber, você tá fora. Se eu te fizer uma pergunta sobre a indústria que a BIZ está, e você não souber, você tá fora. Lição de Casa: Não basta ler sobre as empresas e pessoas, você precisa supor o que pode acontecer com elas.
7. O importante é ser você mesmo. Você nunca atingirá o consenso quando falar para platéias acima de 2 pessoas. Cada cidadão vai pensar uma coisa diferente de você. Se tentar agradar alguém, o cara pode te chamar de puxa saco. Seja você mesmo. É a melhor maneira de você se sair bem. Sendo você mesmo você estará sendo INESPERADO. 
Não existe ninguém como você. Tenha coragem de ser você, e aguente os diferentes feedbacks que virão. A partir daí, você customiza o que você tem que falar, ou o que você é. Lição de Casa: Desagrade (é isso mesmo, desagrade) 50% das pessoas que convivem com você.
8. As nossas soluções não resolvem os problemas dos clientes. Geralmente acreditamos que os nossos produtos, serviços e soluções são justamente o que o cliente precisa para resolver algum problema, mas NUNCA é assim. O Excelente Vendedor é aquele que é profundamente interessado no cliente e não em si mesmo, e se preocupa (entre outras coisas) em fazer um ultra pós-venda para adequar ao máximo aquilo que ele vendeu a realidade do cliente. Lição de Casa: Fazer Reuniões de Revisão de Negócios 1-a-1 com cada cliente a cada 2 Meses.
Família, Amigos, Generosidade, Educação, Rede de Contatos, Preparação, Criatividade, Autenticidade e Observação, são algumas das questões que podem iluminar o seu dia-a-dia. 
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
É o fundador da BIZREVOLUTION.
BIZREVOLUTION significa "Revolução nos Negócios". Revolução de Atitude, Revolução Cultural, Revolução Empreendedora, Revolução Vendedora, Revolução Marketeira, Revolução Moral, Revolução Transformadora.
Mais de Ricardo Jordão AQUI.

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