terça-feira, 19 de julho de 2011

PERFECCIONISMO: Uma característica do sucesso! Por Darlei Simioni.

“Seja um padrão de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde se espera excelência”. Steve Jobs.

Uma das características do empreendedor de sucesso é o perfeccionismo, por uma série de fatores que listarei aqui. Porém da mesma forma que o perfeccionismo pode levar ao sucesso ele também pode levar ao insucesso.
Explico: A pessoa que exagera no perfeccionismo, por exemplo, que acha que um produto só pode ser lançado no momento em que estiver “perfeito”, “espetacular”, tem uma chance enorme de fracassar ou deixar passar a oportunidade correta do lançamento desse produto, enquanto seus concorrentes lançam um produto “sensacional”, mas não totalmente perfeito, e com isso ganham mercado [share], também com o lançamento em “primeira mão” podem logo corrigir os possíveis erros e atualizar o produto em uma velocidade muito maior, pois é mais fácil e rápido atualizar do que desenvolver e lançar um produto.
Outro exemplo negativo do perfeccionismo pode ser que o perfeccionista está tão “focado” que acabe por perder o mesmo foco. Vendo muito de perto, às vezes não enxergue tanto como se estivesse afastado um pouco para ter uma visão um pouco mais ampla do todo. Existem outros exemplos negativos do perfeccionismo, porém nesse texto vou preferir me focar mais nos pontos positivos dessa característica sensacional, pois como qualquer outra característica tem os “dois lados da moeda”.     
Então vejamos o lado positivo. Primeiramente, queria citar uma pessoa que é um exemplo de perfeccionismo em tudo o que faz: Steve Jobs. Ele sabe a medida correta do perfeccionismo, errou pouquíssimas vezes em seus produtos e lançamento dos mesmos. Digo-lhes o porquê, ele tem ao seu redor uma equipe escolhida a dedo, e que junta torna-se quase que imbatível. Ele primeiramente faz com que a equipe “compre” a ideia e depois lidera da forma igual à de um maestro na sinfonia mais difícil.


Ele através do seu perfeccionismo exagerado estuda toda a situação, busca dos mínimos aos maiores detalhes para que TUDO ocorra da forma mais rápida e perfeita possível. Dificilmente ele perde o time de lançamento de um produto. Geralmente todos os produtos que tem a assinatura de Jobs tornam-se SUCESSO de vendas justamente por essa característica tão bem explorada por ele e sua equipe.
O último produto lançado pela Apple foi o iPAD, onde a crítica classificou no seu lançamento em Janeiro de 2010, que seria um fracasso com base nas primeiras semanas de vendas, e que o mesmo sem utilidade e inovação. No entanto, um pouco mais de um ano e meio depois do seu lançamento, o iPAD é um sucesso de vendas, onde já tem sua segunda geração e muitos concorrentes “copiando” a Apple para assim entrarem no mercado dos Tablets.   E situando as pessoas que estão chegando de Marte agora e não sabem, o iPAD tem a assinatura de Steve Jobs, o perfeccionista.
Para o perfeccionista, cada detalhe é importantíssimo e valiosíssimo.  E para moldar-se a perfeição é mais do que necessário não se deixar bater pela:
- Preguiça;
- Acomodação;
- Procrastinação;
- Arrogância;
- Falta de atitude;
- Soberba;
- Alienação;
- Falta de ética;
- Falta de empenho;
- Entre outras.
Outro exemplo de sucesso sendo perfeccionista é Michael Jordan. Na sua carreira, como jogador amador e profissional foi e continua sendo, mesmo depois de sua aposentadoria, um “rei” das quadras, isso porquê ele sempre foi a peça chave dos times em que jogou.
Mas, para se tornar um “rei” ele precisou de muito foco, muito treino, muita visão e muita disciplina. As mesmas características que qualquer pessoa necessita para se tornar perfeccionista. Jordan foi um excelente líder também, pois quando se trabalha em equipe é necessário, para a perfeição, que haja um engajamento de todos os envolvidos e, para que isso aconteça é necessário também de um líder para que direcione para o caminho do sucesso. E foi exatamente o que Jordan fez durante toda sua carreira de jogador, seja amador ou profissional, por querer e buscar sempre a excelência conduziu suas equipes ao sucesso.
E você, o que achas sobre o assunto? Como é sua atitude? De um pessoa que busca cada dia mais a perfeição, pois sabe que dessa forma pode se diferenciar ou é simplesmente um coadjuvante da vida, fazendo as coisas “meia-boca” para passar na “média” pela vida?
MUDE SEU DESTINO! ESFORCE-SE!
VISÃO INTELIGENTE! UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!


Darlei Simioni
Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing & Gestão de Negócios.
Consultor de Empresas, Palestrante & Empresário.
Mais de Darlei Simioni AQUI

1 Comentários:

Anônimo disse...

Estava pesquisando mais sobre perfeccionismo e cheguei a esse blog. Buscar excelência nas coisas que faz não é ser perfeccionista, é ser inteligente e dedicado. Cheguei até seu blog pesquisando exatamente sobre como me livrar do perfeccionismo que está a me tirar a paz. Só quem sofre dessa fobia e já conseguiu se diagnosticar é que sabe o quanto isso faz mal. Realmente algumas das característica de perfeccionistas são muito bem vistas, afinal quem não quer ser organizado e fazer tudo bem feito? Mas não é bem assim que funciona. É muito valido sim a pessoa dar o seu melhor, fazer bem feito o que se propõe a fazer, é necessário e o mundo precisa disso. Mas eu teria muito cuidado ao dizer que precisamos buscar cada vez mais a perfeição, isso geralmente só gera frustração. Queria eu que alguém tivesse me dito uma vez na vida: você não precisa ser perfeita! Teria me poupado tanto sofrimento por conta dessa busca pela perfeição. Ao contrário, meu conselho pra quem quer se destacar como Steve Jobs o fez é: façam o que precisar com o coração, dêem o seu melhor e façam bem feito, sejam inteligentes e busquem melhorar.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger