quinta-feira, 14 de julho de 2011

AMAZON Vs PANASONIC: Lições de atendimento. Por Rodolfo Araújo.

Mais duas experiências curiosas como consumidor tiveram fim recentemente e, ainda bem, ambas com finais felizes - uma graças à loja, outra graças a mim mesmo, obrigado.

Na primeira, a onipresente Amazon aprontou mais uma das suas: comprei o novo livro do Tim Harford na pré-venda (faz-se a encomenda antes mesmo de a obra estar disponível), pois gosto muito deste autor inglês que escreve sobre Economia Comportamental e queria ser o primeiro a publicar a resenha do livro. Além disso, eu havia combinado com o autor de fazer uma entrevista com ele por email sobre o lançamento.


The Files

Daí a minha frustração ao receber um pacote da Amazon e ver uma foto do Ronald Reagan na capa. Algo errado. Algo muito errado!


Haviam me enviado um exemplar de The Notes: Ronald Reagan's Private Collection of Stories and Wisdom em vez do Adapt: Why Success Always Starts with Failure que eu, de fato, encomendara.




Bom, lá vamos nós mais uma vez devolver um livro, pagar uma fortuna de Correio para depois pedir o dinheiro de volta. Mas resolvi fazer diferente desta vez: escrevi para eles lembrando o ocorrido anteriormente e que a postagem para devolução do livro seria mais cara que o próprio (custo que eles pagaram na última vez, como você pode ver aqui).
Duas horas depois vem a resposta: desculpe-nos pelo engano; enviaremos outro exemplar pela remessa expressa (você pagará pela normal); pode ficar com o livro enviado equivocadamente.


* * * * * * * * * *

A outra experiência foi um pouco mais dolorosa. Numa recente viagem deixei minha máquina fotográfica cair no chão, espatifando o visor de LCD. Orçamento: R$ 375 pela peça, mais R$ 85 da mão-de-obra. Quase o preço da máquina (lá fora, óbvio, pagando US$ 270 em vez dos R$ 1.800 cobrados aqui).
Pesquisei na Internet e achei a peça por US 29,99 num site de Hong Kong. Mesmo temeroso, encomendei, não sem antes ligar para a Panasonic para questionar a diferença absurda. Resposta deles: impostos. Mentira deslavada! Com o frete, a peça saiu por R$ 65.

Não há impostos que justifiquem um preço quase seis vezes maior.
Moral da história: quer? compra; não quer, se vira! Pois me virei. Em 15 dias a peça chegou, levei numa oficina e a máquina ficou pronta no dia seguinte. Está como nova. Para quem tiver o mesmo problema, minha máquina é uma Panasonic Lumix DMC-ZS3, mas a loja tem os visores de cristal líquido para todos os modelos, a partir de US$ 18,99. A peça, super delicada, vem muito bem embalada, com pouquíssimo risco de quebrar. Meu agradecimento à Algogo e-store.


Minha dica: brigue pelos preços extorsivos praticados no Brasil. Procure as coisas lá fora. Mesmo pagando os impostos sai muito mais barato. Triplicaram o IOF? Morro de rir! Ainda sai muito mais barato! Vai haver fuga de capitais? Isso é um problema que o Governo precisa resolver. E não é aumentando impostos (IOF), é reduzindo os impostos! As empresas nacionais vão quebrar? Lamento muito. Mas ou quebram vocês, ou quebro eu. Então, serão vocês.


Rodolfo Araújo
Mestre em Administração pela PUC-RJ; Pós Graduado em TI pela FGV-RJ; Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ.
Mais de Rodolfo Araújo AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger