sábado, 18 de setembro de 2010

SEU NOME É ASSUNTO DOS CLIENTES?


Você se preocupa em construir um bom nome? Você prefere conhecer muita gente ou ser conhecido por muitas pessoas?
Se você atua em vendas, saiba que nesta profissão conta mais quem conhece você do que o contrário, de quem você conhece. O maior desafio do profissional de vendas não é construir a sua própria marca, e sim elaborar os componentes que irão consolidar o seu nome. É preciso descobrir como alcançar mais reconhecimento, notoriedade e boa reputação no seu mercado e comunidade.
Mas engana-se quem pensa que isso é tarefa fácil. Para alcançar o topo da profissão, você terá que ser muito comprometido, recorrer a planejamento adequado e trabalhar inteligentemente por toda a vida.
O fato é que a maioria dos vendedores não está disposto a se dedicar e fazer o trabalho árduo. Eles preferem a venda fácil. Daí, a certeza de que se você dedica-se de verdade, terá poucos competidores pela frente.
Os verdadeiros consultores de vendas atuam para ganhar, acreditam no seu potencial, agem de acordo com os seus planos e por isso vencem. Já os vendedores medíocres estão mais preocupados em não perder seus empregos. Daí, ser mais difícil alcancar o topo.
Porém, se você quer mesmo alcançar o sucesso em vendas deve começar a fazer agora, não amanhã, e sempre o seguinte:
• Crie um informativo eletrônico mensal e mande para os seus clientes;
• Crie um site ou blog e os mantenham atualizados com assuntos de interesse de seus clientes;
• Contate pelo menos dez de seus compradores por telefone diariamente, mantendo assim a chama do relacionamento acessa;
• Consiga que algo a seu respeito seja publicado em alguma revista e mande para os seus clientes;
• Ofereça para serviços comunitários;
• Crie uma comunidade virtual onde você possa mostrar o seu lado humano, familiar, personalidade, paixão, diversão;
• Coloque no YouTube depoimento de de seus clientes.
Seja um fornecedor de valores, e não um mendigo implorando por vendas. As pessoas vão comprar se perceber o seu valor e terão o prazer de fazer sua propaganda. O seu nome e reputação estão interligados. O seu destino será fruto das informações disponíveis sobre você, dos serviços e atendimentos excepcionais que você proporcionará aos clientes, colegas e comunidade.
Quase nunca as pessoas dizem apenas o nosso nome. Em seguida elas comentam algo grande, bom, importante, ruim, divertido ou triste ao seu respeito. O seu destino é fortemente influenciado pela forma como você é visto no meio em que se encontra inserido.
Mas se você realmente deseja investir para conseguir reconhecimento, e uma reputação irrefutável, terá que pensar a longo prazo e trabalhar no curto prazo. É como diz a sabedoria popular: “não há futuro sem presente”.

Por Evaldo Costa (escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”. Website: Blog: http://evaldocosta.blogspot.com. E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com)

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