quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TOM PETERS: O que tem em comum o mundo corporativo e o sorriso do Mandela?


“O sorriso do Mandela é o grande segredo e o trunfo de sua vida”, afirmou Tom Peters. Ele conseguiu seduzir carcerários e chefes de estado. Com um sorriso, conquistou cada um dos guardas. “Isso explica como um simples sorriso pode mudar o mundo”.
Peters lembrou ainda que as boas maneiras de Benjamin Franklin seduziram a realeza francesa e conquistou o apoio da França na guerra da Independência contra a Inglaterra. “As pequenas coisas é que fazem a diferença”, defendeu o guru, destacando que a criatividade pode ter um papel fundamental em todo este processo. “A criatividade humana é a fonte máxima de economia”, destacou e lembrou ainda que no sistema educacional americano você elimina toda a criatividade da pessoa. “Toda criança nasce artista, o desafio é permanecer artista, porque este senso artístico pode fazer toda a diferença, influenciando o design e a inovação nas empresas do futuro”.
Inovação mundança e grandes benefícios
Peters salientou que se a inovação ainda é a melhor fonte de vantagem competitiva, esta obviedade deve aplicar-se para além do mundo da moda, informática e produtos farmacêuticos, e em regiões menos promissoras, como banheiros das aeronaves. Ele contou que um cliente que trabalha neste setor revelou que os homens ainda representam 70% dos passageiros aéreos transportados, e que três de cada quatro passageiros que usam o banheiro durante o vôo é para fazer xixi, o que significa que mais de 50% de utilização dos banheiros em vôos é de homens que fazem xixi.
Pergunta então: “Por que não existem mictórios em aviões, como existem em quase todos os outros locais?” E em seguida responde, contando que a empresa DASELL acaba de ganhar um prêmio da indústria por oferecer a primeira aeronave com um mictório como um recurso exclusivo para seus clientes: as grandes companhias aéreas e fabricantes de avião. E afirma que as mulheres também saem ganhando, com banheiros exclusivamente femininos nas aeronaves. “Exemplos de inovações mundanas que trazem enormes benefícios”.
O palestrante destacou ainda que o design é a única coisa que diferencia um produto do outro. Para Peters, design é a principal diferença entre amar e odiar alguma coisa.” Para a BMW o design é uma religião”, lembrou. E novamente colocou as pessoas à frente dos processos.
O problema não é o problema
Peters se desculpou por falar o óbvio ao se referir à expressão: "Se você colocar as pessoas em primeiro lugar, as coisas boas vão acontecer". Em seguida, explicou que a resposta para um problema é quase sempre o problema em si. "A percepção é tudo que existe." Não há nenhuma realidade. Existe apenas uma percepção. E assim, a forma como você lida com um problema é, muito mais importante em muitas dimensões que o problema em si. “O problema nunca é o problema. A resposta para o problema sempre se torna o problema. Faça as respostas positivas, rápidas e avassaladoras”, aconselhou.
Ele comparou isso às pequenas coisas que se transformam em grandes problemas, quando na verdade a solução está no simples, não no formatado, na arte de transformar pequenas coisas em grandes soluções. Peters disse que o professor maravilhoso é o professor que não presta muita atenção aos exercícios padrão, mas entende que cada uma das 18 pessoas em sua sala de aula são seres humanos únicos que estão seguindo uma trajetória de crescimento, que é exclusivo para eles entre os seis e meio bilhões de pessoas na Terra. “Essas pequenas coisas podem fazer uma grande diferença na nossa forma de agir e interagir com as pessoas, seja na vida profissional ou pessoal.”
Texto retirado da Cobertura Fórum HSM de Estratégia

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger