domingo, 3 de junho de 2012

POST 1719: SÉTIMO MANDAMENTO DO EMPREENDEDOR: ASSUMA O PRÓPRIO DESTINO. Por Tiago Aguiar

Quantas pessoas não colocam a responsabilidade de suas vidas e de seus negócios totalmente na mão de outras pessoas? Como se abdicassem da própria responsabilidade? Ter um negócio próprio é ser inteiramente responsável pelo seu destino e do negócio também. E este, é o 7o Mandamento do Empreendedor: Assuma o Próprio Destino!
 
Certa vez ouvi uma frase que dizia “quando você traz um problema, você faz parte dele”. Esta frase tem por objetivo fomentar nas pessoas a busca pela solução e não simplesmente apontar os problemas. Problemas, dificuldades e desculpas pelo fracasso são facilmente formuladas; ora a razão pelo insucesso foi o mercado no qual se estava inserido, ora a concorrência, ora o sócio ou a equipe, e nunca do próprio dono. Quando se empreende e inicia-se um pequeno negócio somos inteiramente responsáveis pelo rumo que iremos dar a ele.

Mesmo que se delegue diversas funções aos funcionários, lembre-se sempre de que o resultado será de inteira responsabilidade do empreendedor. Caso o lucro não venha no final do mês, não adianta colocar a culpa nos outros, é o empreendedor que deveria ter motivado ou cobrado mais a sua equipe para atingir as metas estabelecidas.

Nestes últimos anos a frente do programa Atitude BR – Empreendedorismo PME, tive a oportunidade de entrevistar centenas de empreendedores; em sua maioria, empreendedores de muito sucesso, mas também alguns que não tiveram sucesso no mundo do empreendedorismo. A diferença entre os que fracassaram e depois tiveram sucesso em outros empreendimentos daqueles que fracassaram e nunca mais tentaram está numa simples desculpa: a quem culpar pelo fracasso. Aqueles empreendedores que tiveram êxito em seus próximos negócios assumiram a responsabilidade pelo fracasso e aprenderam com ela; já os que fracassaram e nunca mais tentaram tem uma centena de desculpas: todas elas terceirizadas.

Veja se no seu negócio você não está atribuindo demais as culpas para sua equipe ou para o mercado. É sempre você que está no comando e é você que pode influenciar os resultados.

Empreender é ter a chance de pilotar o próprio avião rumo aonde você bem desejar, sabendo que se você ficar parado ele cai. Então, comece agora a assumir as responsabilidades.




Tiago Aguiar
Apresentador e empreendedor, ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa O Aprendiz 4 – o Sócio.
Mais de Tiago Aguiar AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger