segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estudantes da UFMG premiados por empreendedorismo visitam centros de pesquisa nos EUA.

O projeto ganhador – Nanotecnologia magnética aplicada a combustíveis – propõe a separação de água e óleo por meio de nanopartículas anfifílicas.

Belo Horizonte - A equipe de alunos – mestrandos e doutorandos – da UFMG vencedores, em junho de 2010, do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, viajou no final de semana para os Estados Unidos O projeto ganhador – Nanotecnologia magnética aplicada a combustíveis – propõe a separação de água e óleo por meio de nanopartículas anfifílicas.

A equipe é composta pelo aluno de doutorado em química Aluir Dias Purceno e pelos mestrandos em bioquímica e imunologia Juliana Lott Carvalho e Felipe Tadeu Fiorini Gomide. Eles viajam acompanhados do professor Rochel Lago, orientador do doutorado de Aluir Purceno.

O objetivo da viagem, que se estende até 12 de fevereiro, é conhecer o Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), maior centro de pesquisa dos EUA, e o centro de inovação SkySong, da Universidade Estadual do Arizona, referência mundial em empreendedorismo.

Segundo Juliana Carvalho, a vantagem de conhecer esses importantes centros de pesquisa e inovação americanos é ter acesso a uma cultura em que as práticas empreendedoras são mais incentivadas e bem sucedidas,além de realizar intercâmbio com importantes profissionais da área.

“Nos Estados Unidos o empreendedorismo é uma prática consolidada. Lá eles têm educação formal sobre inovação, o que ainda não acontece no Brasil”, diz Juliana, citada pela Agência de Notícias da UFMG.

Sobre as parcerias que podem surgir a partir da visita, a mestranda diz que não há nada previamente acertado, mas a simples troca de experiências já é uma ótima oportunidade para que isso aconteça. “Teremos chance de mostrar nosso projeto e conhecer os deles. Nos pediram que apresentássemos um panorama sobre o atual sistema de educação brasileira e, além disso, participaremos de algumas aulas oferecidas por eles, como a de Plano de Negócios”, destaca.

FONTE: http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=11411630&indice=10&canal=159

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger